MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Caso Henry: Gilmar Mendes nega liberdade a ex-vereador Jairinho
Caso Henry | HC

Caso Henry: Gilmar Mendes nega liberdade a ex-vereador Jairinho

O ministro negou HC em favor do ex-vereador sob a justificativa de que a prisão preventiva está devidamente fundamentada.

Da Redação

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Atualizado às 18:51

O ministro Gilmar Mendes, do STF, negou HC e manteve a prisão preventiva do ex-vereador Jairinho, acusado de ter torturado e matado seu enteado, o menino Henry Borel, de 4 anos.

"Desse modo, a prisão preventiva está devidamente fundamentada, razão por que não há margem para a concessão da ordem", frisou o ministro na decisão.

 (Imagem: Renan Olaz | CMRJ | Flickr)

Caso Henry: Gilmar Mendes nega liberdade a ex-vereador Jairinho.(Imagem: Renan Olaz | CMRJ | Flickr)

A defesa do ex-vereador buscou o STF após não conseguir concessão de HC no STJ. Naquele Tribunal, Jairinho pedia a expedição de alvará de soltura em seu favor ou a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares diversas.

STF

Inicialmente, Gilmar Mendes registrou que não é possível a análise do mérito da controvérsia porque o caso ainda não foi apreciado pelo colegiado do STJ: "a apreciação por esta Corte resultaria em supressão de instância".

Em seguida, o ministro explicou que o STF tem considerado legítimos os decretos prisionais consubstanciados no modus operandi do delito e na possibilidade concreta de reiteração delitiva, "de modo que não há constrangimento ilegal a autorizar a concessão da ordem".

Por fim, Gilmar Mendes afirmou que a prisão foi decretada logo após a prática do crime, sendo, portanto, a ele contemporânea. "A defesa faz confusão entre contemporaneidade e suposto excesso de prazo, que, no momento, não verifico", concluiu. Em conclusão, o ministro negou HC.

Leia a decisão

Patrocínio

Patrocínio Migalhas