MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP reduz juros de empréstimos que ultrapassaram 1.000% ao ano
Juros abusivos

TJ/SP reduz juros de empréstimos que ultrapassaram 1.000% ao ano

Instituições públicas receberão autos para providências cabíveis.

Da Redação

sexta-feira, 25 de março de 2022

Atualizado às 08:00

A 22ª câmara de Direito Privado do TJ/SP determinou a redução das taxas de juros de dois empréstimos contratados por consumidora idosa em banco privado - de 25,99% e 24,01% ao mês (1.561,95% e 1.270,52% ao ano) para 6,08% ao mês, recalculando-se a dívida.

Havendo saldo, o valor deverá ser restituído à autora da ação, que também será indenizada por danos morais no valor de R$ 10 mil. Além disso, a turma julgadora determinou o envio de cópia dos autos a algumas instituições públicas, para que tomem as providências que entenderem necessárias.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP reduz juros de empréstimos de idosa que ultrapassaram 1.000% ao ano.(Imagem: Freepik)

De acordo com os autos, a consumidora, de 67 anos de idade e aposentada, firmou dois contratos com banco privado para empréstimo pessoal, cujas taxas de juros ficaram muito acima dos praticados no mercado.

Segundo o relator do recurso, desembargador Roberto Mac Cracken, embora as instituições financeiras não estejam sujeitas a limitação de juros, no caso em questão houve cobrança extremamente abusiva, cabendo a incidência do CDC na relação jurídica. "Entendimento diverso acarretaria na aceitação de repasse ao consumidor dos encargos ínsitos à própria atividade, o que não é permitido pelo CDC", afirmou o magistrado.

Sobre o valor dos juros, o relator considerou-o "desproporcional e de desmedido exagero", uma vez que, na mesma época dos empréstimos em questão, as taxas médias de mercado para operações de crédito pessoal não consignado privado a pessoas físicas eram de 5,23% e 5,27% (mensal).

"Discrepam exageradamente da média de mercado, tornando-se manifestamente abusivos, inclusive por não haver qualquer justificação plausível para a elevação pelo risco da operação."

Foi determinado o envio de cópia dos autos para a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor e Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência), Ministério Público do Estado de São Paulo (Promotoria de Justiça dos Direitos do Consumidor e Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos do Idoso), Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon SP) e Banco Central.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas