MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz brasileiro na CIDH acolhe vítima de violência sexual em sessão
Corte Interamericana de Direitos Humanos

Juiz brasileiro na CIDH acolhe vítima de violência sexual em sessão

A vítima Brisa De Angulo Losada só teria 20 minutos na Corte Interamericana de Direitos Humanos para contar seu relato de violência sexual que perdurou por 20 anos. Rodrigo Mudrovitsch afirmou que ela teria todo o tempo que necessitasse.

Da Redação

quarta-feira, 30 de março de 2022

Atualizado às 12:57

Nesta terça-feira, 29, a CIDH - Corte Interamericana de Direitos Humanos ouviu, pela primeira vez, uma mulher que foi vítima de violência sexual na adolescência por um familiar. O que chamou a atenção nessa delicada sessão foi a atitude do juiz brasileiro Rodrigo Mudrovitsch com relação à vítima Brisa De Angulo Losada.

No início da fala de Brisa, ela pontua que só teria 20 minutos para relatar o que lhe aconteceu por 20 anos: "foram 20 anos de horrores, dor e incontáveis lágrimas, e só tenho 20 minutos, um minuto por ano, para contar o que está aconteceu nos últimos 20 anos. Estou aqui porque fui devastado pela violência sexual".

O juiz brasileiro, então, em vez de seguir adiante com a sessão, esclarece que ela poderia, sim, utilizar todo o tempo que fosse necessário para contar sobre o caso: "você comentou em sua declaração que tentaria resumir em 20 minutos o que aconteceu em 20 anos. Então, em primeiro lugar, você pode levar todo o tempo para dar as respostas que necessita, com todos os detalhes necessários".

Assista ao momento:

Repercussão

A conduta de Rodrigo Mudrovitsch repercutiu nas redes sociais. O ministro Gilmar Mendes registrou que atitudes como essa devem ser "aplaudidas e incentivadas".

 (Imagem: Reprodução | Twitter)

(Imagem: Reprodução | Twitter)

A advogada Raquel Guerra e o professor Lenio Streck afirmaram que o juiz deu "uma aula de centralidade da vítima nos direitos humanos!!".

 (Imagem: Reprodução | Twitter)

(Imagem: Reprodução | Twitter)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas