MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conselho de Ética da Alesp aprova cassação de Arthur do Val
Falas sexistas

Conselho de Ética da Alesp aprova cassação de Arthur do Val

Em março, Arthur do Val proferiu uma série de falas misóginas e disse que mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres. Agora, o plenário da Casa precisa avaliar a decisão.

Da Redação

terça-feira, 12 de abril de 2022

Atualizado às 18:59

Nesta terça-feira, 12, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp aprovou a cassação de Arthur do Val, conhecido como "Mamãe Falei". Por unanimidade, foi aprovada a medida disciplinar de perda de mandato do deputado por quebra de decoro parlamentar. Agora, o plenário da Casa precisa avaliar a decisão. 

O Conselho analisou áudios tornados públicos na internet, em que Arthur do Val proferiu uma série de falas misóginas e disse que mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres.

"São fáceis porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas 'minas', em dois grupos de 'mina'. É inacreditável a facilidade."

Relembre

No mês passado, o deputado esteve na Ucrânia após arrecadar doações para ajudar refugiados após a invasão russa ao país. No áudio, ele diz que, na fila de refugiadas, só tem "deusa".

"Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui. [...] "Passei agora quatro barreiras alfandegárias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são doze policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram 'minas' que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá".

Ele confirmou que as declarações são suas e disse que foram feitas em grupo privado. Ele também pediu desculpas e disse que cometeu erro.

Posteriormente, em nota publicada nas redes sociais, a OAB/SP, por meio de sua diretoria e pelas comissões da Mulher Advogada, de Direitos Humanos e de Diversidade Sexual e de Gênero, repudiou a declaração do deputado estadual. "Trata-se de demonstração revoltante de opressão de gênero e que merece resposta imediata", diz trecho da nota.

 (Imagem: Roberto Casimiro | Fotoarena | Folhapress)

Alesp aprova cassação de Arthur do Val por falas misóginas (Imagem: Roberto Casimiro | Fotoarena | Folhapress)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas