MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente do Cade nega pressão política: "órgão técnico"
FIBE | Regulação estatal

Presidente do Cade nega pressão política: "órgão técnico"

Alexandre Cordeiro lembrou importante caso da venda da Oi móvel e falou sobre mudanças da economia digital no Direito Concorrencial.

Da Redação

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Atualizado às 11:10

O Cade é um órgão técnico, não tem pressão política. Foi isso que afirmou o presidente do Conselho, Alexandre Cordeiro.

Em entrevista ao Migalhas concedida no FIBE - Fórum Integração Brasil Europa, que acontece em Portugal, Cordeiro abordou o caso Oi que, segundo explicou, poderia impactar as vidas de 45 milhões de usuários a depender da decisão do órgão.

Ele destacou que o mercado está mudando, e existe uma tendência de concentração no mundo todo.

Assista à entrevista:

Em fevereiro deste ano, a venda da Oi móvel para Claro, Vivo e Tim recebeu o aval do Cade. O debate dividiu os conselheiros, e o desempate se deu por meio do voto de qualidade do presidente, tema também abordado na entrevista (veja aqui).

Após a decisão, o Cade julgou embargos de declaração sobre o caso, que gerou bate-boca entre os conselheiros. O conselheiro Sérgio Ravagnani disse que havia erros jurídicos na decisão, e a relatora, Lenisa Prado rebateu: "o senhor está fazendo uma acusação muito séria".

Relembre:

Direito Antitruste

Na entrevista, Cordeiro também falou sobre o Direito Antitruste e ferramentas de regulação de novas tecnologias. "Existe uma economia dinâmica muito mais acentuada do que se tinha anteriormente."

Alexandre Cordeiro afirma que o Cade sempre busca utilizar novas ferramentas para aumentar a capacidade de investigação do órgão, melhorando seu processo de persecução, sempre respeitando o devido processo legal. 

O evento

FIBE - Fórum Integração Brasil Europa acontece de 18 a 21 de abril em Lisboa, Portugal. O evento tem por propósito constituir um espaço de debate público para promover, gerar e disseminar conhecimento que contribua para a integração entre Brasil e Europa. Neste ano, o fórum tem como tema "Os desafios do desenvolvimento: o futuro da regulação estatal", um instrumento cada vez mais visado para estimular investimentos. Confira a programação completa.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA