MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professor fala da tributação de empregado em teletrabalho fora do país
IAT | Congresso

Professor fala da tributação de empregado em teletrabalho fora do país

Para Marcos André Vinhas Catão, a modalidade não vai se extinguir com a pandemia, e pode gerar diversas penalidades.

Da Redação

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Atualizado em 6 de maio de 2022 06:50

O professor da Universidade Complutense de Madrid Marcos André Vinhas Catão, em entrevista à TV Migalhas, acredita que o teletrabalho não vai se extinguir com o fim da pandemia, pois as pessoas “já provaram o gostinho de, por exemplo, trabalhar para uma empresa brasileira e morar na Europa”.

Para ele, não há solução, mas há problemas. Ele destaca a questão da tributação em caso de empregados em teletrabalho atuando fora do país.

“Quando eu trabalho para uma empresa no país eu tenho todos os impostos, contribuição para a previdência e cada vez mais as pessoas vão se mudar. Ao se mudar, a pessoa tem um choque de conceito. O primeiro conceito é que eu devo pagar tributos onde eu sou empregado, mas existe outro conceito no Direito Tributário Internacional que eu devo pagar tributos onde eu resido. Isso é muito difícil resolver.”

O Congresso

De 4 a 6 de maio, acontece o I Congresso Internacional de Direito Tributário do IAT, o Instituto de Aplicação do Tributo. O Congresso tem como tema os "Novos Horizontes da Tributação" e reunirá profissionais que atuam com o Direito Tributário em todo o país e no exterior, com o objetivo de trocar experiências e promover o debate entre participantes da iniciativa privada e do Poder Público.

Teletrabalho

O futuro do teletrabalho é tema de evento realizado por Migalhas no próximo dia 10. 

Sob a coordenação de Luiz Carlos Amorim Robortella e Antonio Galvão Peres, o seminário vai abordar a regulamentação do teletrabalho, de acordo com as MPs 1.108 e 1.109, editadas pelo governo Federal.

Nomes de peso debatem o contexto jurídico do teletrabalho, o teletrabalho na prática e o novo mundo do teletrabalho.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...