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Cobrança indevida

STJ fixa prescrição para devolução de taxa indevida em serviço de TV

Para 4ª turma, ação para pedir devolução de valores cobrados indevidamente em serviços de TV por assinatura, sujeita-se à norma geral da prescrição em dez anos, conforme o artigo 205 do CC/02.

Da Redação

sábado, 21 de maio de 2022

Atualizado em 23 de maio de 2022 11:10

Ação para pedir devolução de valores cobrados indevidamente em serviços de TV por assinatura, não previstos no contrato, sujeita-se à norma geral da prescrição em dez anos, conforme o art. 205 do CC/02.

Com base nesse entendimento, a 4ª turma do STJ reformou acórdão do TJ/RS, que estabeleceu o prazo de três anos para o pedido de devolução de taxas de serviços cobradas de forma indevida por empresa de TV por assinatura.

Segundo os autos, uma consumidora, que sempre manteve em dia o pagamento do serviço, passou a receber e-mails e ligações da empresa com a cobrança de supostas faturas em atraso. Ela descobriu depois que as cobranças se referiam a duas assinaturas extras que nunca contratou, mas estavam cadastradas em seu nome, em outro Estado.

Devido a essa situação, a assinante teve bloqueados os canais de TV e também o acesso ao cadastro no site da empresa. Na ação ajuizada contra a operadora, entre outros pedidos, ela cobrou a restituição de valores pagos por serviços que não contratou: locação de equipamento opcional (ponto extra) e taxa de licenciamento de software e segurança de acesso.

 (Imagem: FreePik)

Pedido de restituição de pagamento indevido em serviço de TV por assinatura prescreve em dez anos.(Imagem: FreePik)

Presença de relação contratual prévia

No recurso especial apresentado ao STJ, a consumidora pediu a reforma do acórdão do TJ/RS, sustentando que o prazo prescricional da ação deveria ser de dez anos - o mesmo que a jurisprudência da corte reconhece para o pedido de devolução de tarifas telefônicas cobradas indevidamente.

O relator, ministro Antonio Carlos Ferreira, explicou que a Corte Especial do STJ consolidou o entendimento de que a discussão acerca da cobrança indevida de valores constantes de relação contratual e eventual repetição do indébito não se enquadra na hipótese da prescrição trienal prevista pelo art. 206, parágrafo 3º, IV, do Código Civil, porque há causa jurídica (relação contratual prévia em que se debate a legitimidade da cobrança) e porque a ação de repetição de indébito é específica.

Segundo o magistrado, a ação de enriquecimento sem causa ou ação in rem verso, na qual incide a prescrição de três anos, tem natureza subsidiária e possui como requisitos: o enriquecimento de alguém; o empobrecimento correspondente de outrem; a relação de causalidade entre ambos; a ausência de causa jurídica e a inexistência de ação específica.

Demanda específica de repetição de indébito

Na hipótese analisada, porém - destacou o relator -, há uma demanda específica de repetição de indébito, cuja causa jurídica decorre de contrato de prestação de serviço de TV por assinatura via satélite, em que se debate a legitimidade da cobrança de valores referentes a pontos extras e taxas não previamente acordados entre as partes.

No entender do ministro, "não sendo hipótese de ação subsidiária de enriquecimento sem causa, deve ser aplicada a norma geral do lapso decenal (art. 205 do CC/02), e não a do prazo especial de três anos (art. 206, parágrafo 3º, IV, do CC/02)".

Ao dar provimento ao recurso da consumidora, o ministro Antonio Carlos Ferreira observou que a decisão do TJ/RS de manter o prazo de prescrição trienal para o pedido de restituição dos valores pagos indevidamente negou vigência ao disposto no art. 205 do CC/02.

Confira aqui a decisão.

Informações: STJ.

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