MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aras arquiva pedido de Bolsonaro para investigar Alexandre de Moraes
Rejeitado

Aras arquiva pedido de Bolsonaro para investigar Alexandre de Moraes

PGR afirmou que mesmo pedido já tramita no STF.

Da Redação

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Atualizado às 07:41

A PGR arquivou nesta quinta-feira, 26, o pedido do presidente Jair Bolsonaro para investigar o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Na semana passada, por meio do advogado Eduardo Reis Magalhães, Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli.

Ao arquivar o pedido, o procurador-geral Augusto Aras afirmou que o mesmo procedimento está em tramitação no STF e não pode haver duplicidade.

A petição inicial que chegou ao STF e à PGR alegava que o ministro Alexandre de Moraes teria cometido ao menos cinco crimes previstos na lei de abuso de autoridade (lei 13.869/19), entre eles o prolongamento injustificado do chamado Inquérito das fake news, do qual o ministro é relator e no qual Bolsonaro figura como investigado.

Ao analisar a ação, Toffoli, relator da ação, negou seguimento ao pedido de investigação. Na decisão, o ministro escreveu que "os fatos narrados na inicial evidentemente não constituem crime e que não há justa causa para o prosseguimento do feito".

Em seguida, o presidente recorreu da decisão de Toffoli. No recurso, o advogado Eduardo Reis Magalhães pede que o ministro reconsidere sua decisão, envie a notícia-crime à Procuradoria ou determine o julgamento do caso pelo plenário do STF.

O advogado citou a jurisprudência da Corte para embasar o pedido e justificar que bastam indícios mínimos para abertura de uma investigação.

"Ao receber o protocolo de uma notícia-crime, o STF tem entendido que não cabe ao ministro relator de tal expediente a tomada de qualquer providência, mas a ele incube tão somente a obrigação de enviar tal material para análise da Procuradoria-Geral da República", afirmou.

 (Imagem: Leo Bark/SECOM/MPF)

Aras arquiva pedido de Bolsonaro para investigar Alexandre de Moraes.(Imagem: Leo Bark/SECOM/MPF)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas