MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPE denuncia deputado que ameaçou colocar "cabresto" na boca de colega
Violência de gênero

MPE denuncia deputado que ameaçou colocar "cabresto" na boca de colega

Wellington Moura, fazendo uso do microfone, assediou, constrangeu e humilhou, com palavras, a também deputada estadual Mônica Cristina Seixas Bonfim.

Da Redação

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Atualizado às 18:56

O MPE, por meio da procuradoria regional eleitoral de São Paulo, denunciou o deputado estadual Wellington de Souza Moura pela prática do crime de violência de gênero, previsto no art. 326-B do Código Eleitoral. Por ser deputado estadual, o parlamentar tem prerrogativa de foro por função e, assim, foi denunciado ao TER/SP. A denúncia foi apresentada na semana passada ao TER/SP.

A conduta apontada como criminosa ocorreu no dia 18/5/22, durante a 13ª sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de São Paulo. Durante a sessão, aponta o MP, o deputado, fazendo uso do microfone, assediou, constrangeu e humilhou, com palavras, a também deputada estadual Mônica Cristina Seixas Bonfim, em razão de menosprezo e discriminação à sua condição de mulher, com a finalidade de impedir e dificultar o desempenho de seu mandato eletivo.

Na ocasião, Wellington Moura afirmou, dirigindo-se à deputada, que "sempre colocaria um cabestro em sua boca" quando ele estivesse presidindo a sessão e que faria isto "em todas as vezes que fosse presidente".

O crime de violência política de gênero foi estabelecido no código eleitoral pela lei 14.192/21 e esta é a primeira denúncia feita pela procuradoria regional eleitoral de São Paulo, feita ao TER/SP, em razão do cometimento desse crime. Conforme defende a procuradora regional eleitoral de São Paulo, Paula Bajeré inarredável a persecução penal de crime de violência política de gênero praticada por meio de palavras e expressões por parlamentar contra mulher detentora de mandato eletivo.

O relator do processo no Tribunal já determinou a notificação do deputado para resposta prévia. A pena prevista para o crime é de um a quatro anos de reclusão, mais multa.

 (Imagem: José Antônio Teixeira/Alesp)

MP Eleitoral denuncia deputado estadual por violência política de gênero.(Imagem: José Antônio Teixeira/Alesp)

  • Processo: 0600214-41.2022.6.26.0000

Informações: MPF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas