sábado, 14 de dezembro de 2024

MIGALHEIRO VIP

  1. Home >
  2. Migalheiro VIP >
  3. Raquel Cavalcanti Ramos Machado
result.title

Raquel Cavalcanti Ramos Machado

Migalheira desde junho/2003.

Mestre pela UFC, doutora pela Universidade de São Paulo. Professora de Direito Eleitoral e Teoria da Democracia. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP, do ICEDE, da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/CE e da Transparência Eleitoral Brasil. Integra o Observatório de Violência Política contra a Mulher.

Migalhas de Peso
sexta-feira, 8 de novembro de 2024

A estrutura antidemocrática dos espaços institucionais e o futuro do STJ

O artigo trata do conceito de democracia institucional que ultrapassa a democracia representativa, e demanda a nomeação de mulheres para tribunais.
Migalhas de Peso
terça-feira, 24 de setembro de 2024

Emendas parlamentares: Mais do que uma questão de transparência

A tensão entre os poderes no Brasil cresce com a gestão orçamentária. Emendas sem transparência levantam preocupações sobre corrupção e fragmentação.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 5 de junho de 2024

Dimensão transnacional da democracia e sua defesa

Após a Segunda Guerra, a valorização dos direitos políticos cresceu, embora a democracia ainda não seja universalmente consagrada pelo Direito Internacional. Organizações como a ONU reconhecem sua importância para os direitos humanos, destacando a necessidade de governos democráticos participativos.
Migalhas de Peso
terça-feira, 7 de maio de 2024

Um novo Código chega com velhos ritos?

Um novo código não se coaduna com velhos ritos de pouca abertura à cidadania. É tempo de respeito integral à sociedade e aos anseios cívicos.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Democracia e sua defesa no plano internacional

A democracia interna de um país é avaliada por organismos internacionais. O Brasil foi criticado por restrições à liberdade de expressão, levando a debates sobre o respeito à soberania nacional e a aplicação de critérios democráticos em relações internacionais.
Migalhas de Peso
terça-feira, 9 de abril de 2024

Elon Musk must...

Quando o próprio gestor de uma rede social não se sujeita às regras que deveriam valer para todos os usuários, para que o diálogo seja possível e civilizado, seu caráter autoritário e violento se evidencia.
Migalhas de Peso
terça-feira, 12 de março de 2024

Desafios técnicos e riscos técnicos e jurídicos do controle digital de conteúdo político

Os impactos da expressão online levantam questões sobre limites e controle. A autorregulação regulada, onde plataformas seguem diretrizes estatais, é discutida, mas enfrenta desafios legislativos e técnicos.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Constrangimento democrático

A frase “o futuro é feminino” pode valer para outros lugares do mundo, mas no Brasil parece que esse futuro está sendo riscado por quem tem o dever político e jurídico de promovê-lo.
Migalhas de Peso
terça-feira, 17 de outubro de 2023

Inteligência artificial, política, eleições e democracia

Os desafios da democracia crescem na mesma dinâmica de aumento da complexidade social e exigem novas habilidades das instituições, dos integrantes da sociedade civil e dos eleitores.
Migalhas de Peso
terça-feira, 26 de setembro de 2023

Dados à deriva: quando a violação à lei geral de proteção de dados pelos partidos também se torna uma questão de gênero na política

Para garantir a integridade dos processos democráticos e a proteção dos dados pessoais, é fundamental abordar esse desafio com responsabilidade e rigor regulatório. O equilíbrio entre esses dois objetivos é essencial para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Migalhas de Peso
terça-feira, 25 de julho de 2023

A barbárie comportamental e a força do Direito

Parece, porém, que alguns que se dizem conservadores dos bons costumes não se intimidam, nem se envergonham de retroceder. No estado de barbárie, pautado por uma liberdade comportamental e de expressão sem limites, não há o que conservar, a não ser a destruição.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 26 de junho de 2023

Uma eleição quase inteiramente anormal

Segundo o princípio da normalidade, uma eleição deve der pautada por um conjunto encadeado de atos regulares, permeados pelo debate de ideias e informações.
Migalhas de Peso
terça-feira, 30 de maio de 2023

Coesão feminina e o dilema do retrocesso na proteção de direitos das mulheres

Segundo Maya Angelou “toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres”.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 10 de maio de 2023

O avesso da democracia digital: Os espaços com ares de públicos, mas que se revelam privados no debate das ideias

A suposta liberdade de expressão, da forma como se pretendeu exercer, representou, em verdade, opressão a outros possíveis pontos de vista.
Migalhas de Peso
terça-feira, 25 de abril de 2023

As listas antidemocráticas para os tribunais responsáveis pela defesa da democracia

Ou a democracia se fortalece em todos os seus espaços, ou os direitos igualitários que ela pretende assegurar serão sempre examinados com os olhos da parcialidade e da injustiça estrutural.
Migalhas de Peso
terça-feira, 7 de março de 2023

A proteção dos espaços ocupados pela mulher nos ambientes públicos e privados para avanço na política

Como afirma Scott , a “igualdade é um princípio absoluto e uma prática historicamente contingente. Não é a ausência ou a eliminação da diferença, mas sim o reconhecimento da diferença e a decisão de ignorá-la ou de levá-la em consideração”.
Migalhas de Peso
terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

A tardia, mas necessária, efetivação do inciso IX, art. 8º, da Lei Maria da Penha

Apesar dos inúmeros avanços, a plena efetividade da legislação ainda enfrenta desafios, tanto que o Brasil segue sendo um dos países com a maior taxa de feminicídio no mundo.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Direito Eleitoral e a essência da formação jurídica

Pluralismo e diversidade não são valores etéreos em uma sociedade complexa, mas valores estruturantes com uma série de ramificações práticas que vão desde o alistamento plural até o respeito ao resultado das eleições, na compreensão do que se pode chamar de integridade eleitoral.
Migalhas de Peso
terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Práticas ESG e discurso de respeito como pressuposto lucrativo: eleições brasileiras 2022 e a função socio-democrática das empresas

As palavras utilizadas por defensores tornaram-se fortes, com emprego, muitas vezes, de palavras de ódio, racistas e excludentes dos adversários, que passaram a ser tratados como inimigos.
Migalhas de Peso
terça-feira, 6 de setembro de 2022

O voto como promotor da paz

Mesmo quando o diálogo cessa, no poder racional e/ou emocional de cada um, o voto continua a comunicar, irradiando a liberdade de pensamento, e dando asas iniciais aos anseios cívicos.
Migalhas de Peso
terça-feira, 12 de julho de 2022

O silenciamento das redes oficiais na era do governo digital

O uso dos meios digitais se incorporou, em verdade, à dinâmica democrática, num diálogo público mais do que necessário, principalmente considerando que o Estado reflete o ritmo e a forma comunicativa já vivenciados em outros níveis sociais.
Migalhas de Peso
terça-feira, 28 de junho de 2022

Preguiça de votar. Seu único voto faz diferença? Algumas reflexões sobre apatia e engajamento cívico

O exercício de votar é não apenas para que o indivíduo faça uma diferença no mundo, mas para que as causas sociais, as questões do mundo e os outros seres mobilizem o cidadão a sair de sua individualidade, ampliando a espessura do mundo social.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 6 de junho de 2022

A fixação eleitoral com o explícito - O sex appeal da propaganda e a cegueira jurídica

Talvez seja a hora do Direito Eleitoral evoluir seu entendimento e acompanhar os progressos da área especializada nesse conhecimento, pois os contextos mudaram.
Migalhas de Peso
terça-feira, 24 de maio de 2022

O latido irracional e a má-fé do ataque à urna eletrônica

Basta olhar a atuação da Justiça Eleitoral para verificar que ela é pautada pelo devido processo legal administrativo e jurisdicional, com ampla abertura de diálogo com a sociedade.
Migalhas de Peso
terça-feira, 5 de abril de 2022

O tempo da política e a violência político-eleitoral de gênero no Brasil

Faz-se necessário um esforço concreto para que a lei brasileira forneça instrumentos compatíveis com a gravidade dos atentados experimentados por mulheres ao longo de suas trajetórias públicas.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 23 de março de 2022

Votações legítimas, democracia e paz

Democracias não são situações consolidadas de determinados governos; requerem esforço contínuo, local e global para defesa da liberdade e da paz.
Migalhas de Peso
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Exclusão de usuários de aplicativos de transporte e assimetrias relacionais

O espaço digital se manifesta sobre o mundo concreto e pode gerar impactos violentos sobre as relações econômicas, políticas e sociais. Ele não funciona à margem do conjunto de regras que nos constitui enquanto comunidade política.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

O espaço insubstituível das mulheres na democratização da justiça

Não há de se falar em justiça sem o reconhecimento do igual respeito e consideração pelas mulheres. É dever de todas as instituições democráticas romper com estruturas e práticas desiguais, incorporando e irradiando a potência insubstituível da presença feminina em espaços de decisão.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Mulher gosta de política: os danos da violência política ao longo de anos (milênios)

Mulheres gostam de política no Brasil e em todos os lugares. Não fosse assim, não representariam 45,72% das filiadas aos partidos, nem atuariam intensamente na política informal.
Migalhas de Peso
terça-feira, 3 de agosto de 2021

O devido processo legal eleitoral e o discurso do medo nas eleições

A defesa da democracia impõe que seja freada a má-fé de quem se recusa a utilizar as vias legítimas para impugnar os resultados eleitorais.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 31 de maio de 2021

As redes sociais e os desafios para a renovação da representação política

Como as redes sociais podem oferecer uma nova dinâmica de comunicação e renovar a legitimidade representativa.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Bloqueio pelo Twitter e ostracismo permanente

É preciso pensar em regras de exclusão de usuários das redes sociais.
Migalhas de Peso
terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Evolução da comunicação e sua importância

A comunicação continuará a evoluir em suas técnicas, mas seu papel estruturante, individual e democrático, permanecerá como guia permanente à construção de seu conteúdo: estabelecer elos entre pessoas.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Justiça eleitoral é masculina: Por mais democracia institucional e igualdade nas cortes

A participação da mulher, nos espaços públicos, deve ser considerada do ponto de vista institucional. Importante a busca de menos desequilíbrio de gênero nas Cortes Eleitorais, tornando estas menos masculinas e mais paritárias.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Paradoxo do capitalismo sustentável: entre o estímulo ao consumo e a economia com embalagens

VIPRaquel Cavalcanti Ramos Machado e Lucas Campos Jereissati
O novo cenário, pelas razões apontadas acima, requer que tais condicionamentos sejam feitos, até para que, diante da acumulação de lixo, novas pandemias não sejam facilitadas.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Há poucas lideranças femininas porque as mulheres são impedidas de ocupar o espaço público

A tendência contemporânea segue sendo a realização de reformas legislativas, principalmente na América Latina, com a finalidade de alcançar mais equidade de gênero na política.
Migalhas de Peso
terça-feira, 18 de agosto de 2020

A legislação eleitoral é defasada e incoerente no disciplinamento da propaganda

A própria lei estabelece um regime próprio de sujeição especial aos meios de comunicação no período eleitoral crítico, desde as convenções até o dia do pleito.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dignidade, autoridades e afins

É certo que para alguns o mundo jurídico é chato, principalmente para os que não entendem a linguagem de seus atores principais (julgadores, advogados, professores...). Mas basta olhar com cuidado e se perceberá que parte da solenidade de que se cercam é pura encenação, verdadeiro teatro montado por pessoas que procuram criar para si importância artificial. Então, toda a graça do mundo jurídico se revela com seu lado trágico-cômico e até, por vezes, pitoresco.
Migalhas de Peso
terça-feira, 17 de março de 2009

Clareza no orçamento

Foi registrado novo recorde na carga tributária. Já a arrecadação, apesar do aumento em 2008, apresenta sinais de diminuição, o que se percebe diante do decréscimo no repasse de valores da União para Municípios, feito com base em percentual da arrecadação federal global.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 12 de março de 2009

Ajuda condicionada

Na sociedade capitalista, o êxito do setor privado é relevante para o equilíbrio econômico. Houve, é certo, mudança no meio pelo qual se considera possível obter progresso equilibrado, tendo mudado também a forma como o Estado se relaciona com a economia. Evoluiu de liberal não-intervencionista para Estado do bem-estar social e, por fim, antes da atual crise, para modelo intermediário conhecido como Estado subsidiário.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Propaganda governamental, gastos públicos e democracia

Atualmente, com amparo nas teorias de Hannah Arendt e Habermas , muito se fala do direito à informação, e da efetiva participação cidadã como formas de assegurar uma democracia real. Por outro lado, muito também se tem refletido sobre a prioridade de gastos no Estado Social, e a forma como o Judiciário pode influenciar nesse procedimento. Pouco se tem refletido, porém, no âmbito da Ciência do Direito, sobre a juridicidade do tema “propaganda governamental”, seja no que diz respeito a sua relação com a Teoria da Democracia e o direito à informação, seja no que diz respeito aos gastos do Governo com sua implementação, e ainda ao controle que o Poder Judiciário pode fazer sobre referidas despesas.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Excesso de bacharéis

É comum a crítica à grande quantidade de faculdades de Direito e à escassez de cursos na área de tecnologia no Brasil. O fato, porém, deve ser analisado com cuidado. Envolve questões mais profundas do que o mero excesso de profissionais de uma mesma área no mercado de trabalho.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Suprema injustiça

Às vezes, mesmo diante da rejeição popular a determinado entendimento, o julgador precisa munir-se de coragem para decidir do modo que considera mais correto. Um dos assuntos pouco compreendidos pelos leigos, e, por incrível que pareça, também por operadores do Direito, é o relacionado ao direito de defesa. Em regra, pensa-se que direito de defesa é desculpa para o culpado protelar ou mesmo fugir de sua punição. Há casos em que realmente dá-se esse fenômeno, em outros, porém, o direito de defesa, com todas as regras que o disciplinam, é o meio de que se tem para não se submeter arbitrariamente a uma acusação injusta e infundada.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 7 de outubro de 2005

Autoridade autoritária

Recentemente, uma respeitável autoridade do Poder Judiciário afirmou em discurso que o problema da lentidão da Justiça deve-se ao excesso de ações que as pessoas tem por “hábito” ajuizar contra o Poder Público. Segundo ela (a autoridade), os servidores públicos e os contribuintes ou se consideram “com muito direito”, ou então ajuízam ações contra o Estado apenas para adiar o cumprimento de obrigações que sabem devidas
Migalhas de Peso
segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Miragem jurídica

A advocacia é uma atividade emocionante tanto porque é de sua natureza a luta por idéias em que se acredita, a possibilidade de perda ou ganho, como também porque, por vezes, os advogados se deparam com realidades absurdas e insólitas, daquelas que quando são relatadas levam o ouvinte a dizer: “não acredito”, ao que o advogado tem de responder “pois é a mais pura verdade”.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 4 de maio de 2005

Tributo e violência

É impressionante que, mesmo diante da sabida má utilização dos tributos e do constante aumento da violência urbana, a impunidade dos assaltantes de rua e a repressão ao ilícito tributário cresçam com semelhante intensidade.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 29 de abril de 2005

Honorários de sucumbência devidos pela Fazenda Pública

Hugo de Brito Machado Segundo e VIPRaquel Cavalcanti Ramos Machado
Não obstante os §§ 3.º e 4.º do art. 20 do CPC datem de 1973 , a discussão sobre seu significado é questão das mais atuais, notadamente no que diz respeito aos honorários advocatícios de sucumbência devidos pela Fazenda Pública.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005

A caixa de Pandora do Governo

Medida Provisória (MP) em matéria tributária é sinal de aumento de tributos. Tanto que a curiosidade em saber o conteúdo da MP, geralmente, é acompanhada do lamento pela elevação na carga tributária, muitas vezes mascarada no meio de outras providências governamentais.
Migalhas de Peso
terça-feira, 5 de outubro de 2004

Receita Federal – atendimento precário

O atendimento daqueles que buscam por informações ou certidões perante a Receita Federal é feito através do sistema de obtenção de senha.
Migalhas de Peso
terça-feira, 21 de setembro de 2004

Súmula vinculante e Julgamentos por lista

Diante da possibilidade de um acontecimento futuro que se imagina ruim, é comum dar-lhe máxima atenção e terminar desprezando fato mais grave que já está a ocorrer. Atualmente, pode-se observar tal fenômeno em relação à chamada “súmula vinculante” e ao “julgamento de processos por lista”.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Arrecadação e psicologia jurídica

Como se sabe, os julgamentos em geral, de qualquer objeto que seja, são feitos não apenas com base nos conhecimentos objetivos que se tem da realidade que se julga, mas também com a influência de sentimentos, como o medo, a esperança, etc. Os julgamentos de questões jurídicas dão-se da mesma maneira.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 1 de julho de 2004

Palavras mágicas

O Presidente Lula viajou à Nova York com o propósito anunciado de “vender” a imagem do Brasil, e tentar convencer empresários americanos de que o país possui um mercado propício para o aporte de capital estrangeiro. Segundo o Ministro Palocci, a importância da ida do presidente à Nova York, e não a de algum representante do Governo, dever-se-ia ao fato de que sua palavra, para os empresários americanos, vale mais do que uma lei, em face da importância do cargo que ocupa.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 21 de junho de 2004

Penhora e atualização do crédito tributário

Nos termos do art. 206 do CTN, realizada a penhora de bens no processo de execução, o contribuinte passa a ter direito a uma “certidão positiva com efeitos de negativa”. Nessa certidão, a dívida é referida, mas é feita a ressalva de que a mesma está garantida ou suspensa (caso seja proposta a ação de embargos para discutir a cobrança), ressalva que lhe dá os efeitos de uma certidão negativa.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 14 de maio de 2004

Reação desmedida

O ato do Ministério da Justiça que cancelou o visto temporário do jornalista Larry Rohter se por um lado é reprovável jurídica e politicamente, por outro, não pode deixar de ser observado como obra expressiva que sintetiza, com precisão, a conduta do atual Governo: arbitrária, atrapalhada, impensada e ingênua - exatamente o que não se espera de uma boa administração.
Migalhas de Peso
terça-feira, 27 de abril de 2004

Carga tributária e o papel do Judiciário

(...) a realidade poderia ser diferente se o Poder Judiciário fosse mais enérgico na aplicação dos valores consagrados na Constituição e garantisse, p.ex., a eficácia da norma constitucional que determina o respeito à capacidade econômica dos contribuintes.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 19 de abril de 2004

Honorários na execução fiscal

Juízes e tribunais têm admitido que a improcedência de uma execução judicial seja, em alguns casos, demonstrada dentro desse mesmo processo, sem a necessidade, portanto, da penhora de bens e do oferecimento de embargos. Para disciplinar o pagamento de honorários de sucumbência nessas hipóteses, em 1994 foi incluída no Código de Processo Civil determinação de que sejam pagos honorários, fixados consoante apreciação eqüitativa do juiz, “nas execuções, embargadas ou não”.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 24 de março de 2004

A invocação do interesse público em matéria tributária

Observa-se nos últimos tempos uma crescente invocação do princípio da prevalência do interesse público sobre o particular, ou mesmo só do interesse público, na solução de problemas de Direito Tributário, tanto materiais, como processuais.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 22 de março de 2004

Greve dos servidores

A greve de alguns servidores federais, como policiais, procuradores da Fazenda e advogados da União, demonstra uma certa crise de governabilidade no país. Sim, porque as reivindicações de agora já eram feitas pelos servidores desde o início do Governo Lula, e a greve apenas significa que os servidores não mais acreditam que o Governo vá cumpri-las espontaneamente.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 4 de março de 2004

Direitos fundamentais e o mundo contemporâneo

Como se tem percebido, desde o atentado ao World Trade Center, em 11/09/2001, os países desenvolvidos têm aumentado o controle à entrada e à permanência de estrangeiros ou mesmo de descendentes de estrangeiros em seu território.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 30 de janeiro de 2004

O choro dos empresários

Como noticiou a imprensa, o Presidente Lula afirmou que os empresários brasileiros reclamam demais e que, em vez de agirem desse modo, deveriam ter criatividade para expandir e melhorar seus negócios. Essa frase se assemelha àquela célebre dita pelo ex-presidente do Estados Unidos, Jonh Kennedy, e que, na época, estimulou o crescimento econômico americano: “não pergunte ao seu país o que ele pode fazer por você, mas pergunte a você o que pode fazer pelo seu país.”
Migalhas de Peso
quarta-feira, 3 de dezembro de 2003

Celeridade nos julgamentos judiciais

Como observa José de Albuquerque Rocha (Estudos sobre o Poder Judiciário, Malheiros), o Poder Judiciário nem sempre goza da mesma legitimidade que os demais Poderes, devido ao fato de a sociedade participar pouco ou quase nada no processo de escolha de seus membros, notadamente quando se trata da nomeação de magistrados aos tribunais de segunda instância e superiores, que são politicamente motivadas.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 28 de novembro de 2003

Contradições do poder de punir

Percebe-se um maior empenho e eficiência em combater os fatos que têm repercussões meramente econômicas e são de interesse direto do Estado, e não propriamente da sociedade. É como se o Governo, egoisticamente, desse muito mais importância às questões arrecadatórias, do que ao bem-estar do cidadão. E, então, o Estado passa a ser um fim em si mesmo, e não um meio para a realização dos valores da sociedade.
Migalhas de Peso
terça-feira, 4 de novembro de 2003

STF e norma processual infraconstitucional

Nos termos da Constituição Federal, o STF tem competência para “dar a última palavra” sobre as questões regulamentadas por normas constitucionais, enquanto o STJ tem competência análoga no que diz respeito a questões regulamentadas por normas infraconstitucionais, precisamente as regidas pela legislação federal.
Migalhas de Peso
terça-feira, 21 de outubro de 2003

Constituição Federal

Muitos vêem a Constituição como objeto de estudo de especialistas do Direito e o Governo não se preocupa em fazer campanha em sentido contrário, até porque a Constituição é uma arma do cidadão contra o Governo, seja para afastar abusos, seja para exigir a prática de atos em favor da sociedade. Além disso, em alguns pontos, notadamente em relação ao Direito Tributário, a Constituição tem seu texto modificado com freqüência, e, quando ainda se está no processo de assimilação e conhecimento das normas constitucionais, altera-se novamente sua redação.
Migalhas de Peso
terça-feira, 30 de setembro de 2003

Apreensão de veículos e IPVA

O Superior Tribunal de Justiça, através de despacho de seu presidente, proferiu decisão que possibilita a apreensão, em fiscalizações de trânsito (“blitz”), de veículo cujo IPVA respectivo esteja em atraso.Esse entendimento, apesar do reconhecido saber do magistrado que a proferiu, é, sobre todos os aspectos, lamentável. Viola direitos fundamentais do cidadão, é desproporcional, e ainda abre grave precedente para que o Estado aja com arbitrariedade na cobrança de tributos.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 28 de agosto de 2003

O Precedente Jurisprudencial

Uma vez formada a jurisprudência sobre determinado assunto, os julgadores passam a invocá-la para decidir questões semelhantes. Essa invocação, se por um lado traz positivamente uma maior segurança aos julgamentos - já que conhecida a orientação da jurisprudência, sabe-se como os casos semelhantes serão julgados -, por outro lado, pode implicar o “engessamento” das decisões judiciais.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Federação e Contribuições

Como se vê nas notícias dos últimos dias, os Estados e os Municípios esforçam-se para negociar com o Governo Federal a repartição das receitas obtidas com as contribuições, tais como a CIDE e a CPMF.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 31 de julho de 2003

Concessões na Reforma

Se as concessões já realizadas são suficientes, ou não, é exatamente a sociedade quem o dirá, sendo sempre importante procurar ver além do discurso do Governo e observar seus atos concretos. E assim, ciente das efetivas concessões feitas, a sociedade como um todo deve continuar a se manifestar para alcançar a reforma que melhor atenda aos interesses.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 23 de junho de 2003

Receitas da União

O Governo vem apontando a falta de recursos para pagar os proventos dos que já se aposentaram e dos que estão para se aposentar, como motivo para realizar a reforma previdenciária. Além disso, estão sendo constantemente criadas e majoradas contribuições sociais gerais e contribuição de intervenção no domínio econômico.