INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 5.550

MIGALHAS nº 5.550

Terça-Feira, 28 de fevereiro de 2023 - Migalhas nº 5.550.
Fechamento às 09h56.


Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador:

  • Oliveira Campos Consultoria

(Clique aqui)


"O punir é dos tribunais, nunca de outra autoridade, debaixo do céu."

Rui Barbosa

Valendo!

Autoridade Nacional de Proteção de Dados publicou ontem norma que determina sanções às empresas que não cumprirem a LGPD. A resolução entrou em vigor imediatamente e as multas vão bem além de migalhas. (Clique aqui)

!!!

Ministro Rogerio Schietti determinou a soltura de homem preso quase seis anos após sentença absolutória. Não houve o recolhimento do mandado de prisão, o que ocasionou o cumprimento da prisão preventiva durante o Carnaval. Para o ministro, a situação é "absurda" e não se pode exigir que o paciente aguarde no cárcere a observância de formalismos. (Clique aqui)

Execução penal

Pedido de vista de André Mendonça suspende análise de dispositivos da resolução 280/19, do CNJ, que determinam que todos os processos de execução penal dos tribunais brasileiros tramitem obrigatoriamente pelo SEEU - Sistema Eletrônico de Execução Unificado. (Clique aqui)

Sofrimento mental

Para, enfim, adequar a atuação do Judiciário às normas nacionais e internacionais de respeito aos direitos fundamentais das pessoas em sofrimento mental ou com deficiência psicossocial em conflito com a lei, o CNJ aprovou resolução que institui a política antimanicomial do Poder Judiciário. Confira, na íntegra. (Clique aqui)

Família e Sucessões

O TJ/RJ editou em dezembro um novo código de normas relativo à atuação extrajudicial. A nova normatização, dirigida sobretudo aos cartórios, traz vários dispositivos polêmicos. Flávio Tartuce analisa o art. 390, que trata da escritura pública de formalização da união estável. (Clique aqui)

8 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes fixou a competência do STF para processar e julgar os crimes ocorridos nos atos de 8 de janeiro, em Brasília, independentemente de os investigados serem civis ou militares. (Clique aqui)

German Report

O Judiciário alemão tem estado atento a sutis ofensas à ordem constitucional. Professora Karina Nunes Fritz conta alguns casos. (Clique aqui)

Sistema penitenciário

2ª turma do STF referenda liminar que determinou a saída antecipada, com monitoração eletrônica, de 85 presas da penitenciária feminina do DF, em regime semiaberto com trabalho externo implementado, pelo prazo de 90 dias. O objetivo foi abrir vagas no sistema carcerário, que recebeu grande número de mulheres detidas em razão dos atos de 8 de janeiro. (Clique aqui)

Direitos Humanos em pauta

Com o objetivo de trazer para o debate público pontos de vista plurais sobre temas pujantes e atuais no campo dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo, Migalhas estreia hoje coluna coordenada por Silvia Souza, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. Em texto de abertura, ela trata do perfilamento racial nas abordagens policiais e aponta julgamento pautado para esta semana no STF sobre o tema. (Clique aqui)

Chacina de Sinop

Como bem sabem os leitores, na última semana, dois cidadãos mataram sete pessoas em um bar em Sinop após perderem aposta na sinuca.

Cada uma...

O fato lamentável de Sinop serviu também para dar fama ao advogado do atirador, que viralizou nas redes sociais após conceder entrevista sobre o caso. O "estilo", all black, mais parecendo "MIB - Homens de Preto", chamou a atenção da web e rendeu comparações e memes. Também serviu para levantar o rol de polêmicas do causídico. (Clique aqui)


Habeas corpus

Há quase 130 anos, o STF concedia habeas corpus impetrado por Rui Barbosa, determinando a soltura de 48 cidadãos presos a bordo do navio Vapor Júpiter, por ordem do então presidente, Floriano Peixoto. O combativo advogado ponderava que, embora as acusações apontassem para crime militar, as razões de fundo eram políticas. O julgamento do remédio heroico acabou por representar importante precedente, pois foi a primeira vez que o Supremo analisou a constitucionalidade de lei ou ato Federal de forma originária e difusa. Depois deste, o advogado impetraria outro HC, que culminou na declaração de inconstitucionalidade do Código da Armada. (Clique aqui)

Rui Barbosa e a modernidade

Migalhas conversou com o ChatGPT para saber um pouco mais da importância de Rui Barbosa. Não perca esta "entrevista" exclusiva. (Clique aqui)

Legado ruiano

Na semana do centenário de morte, o legado de Rui Barbosa foi lembrado em uma matéria especial do Estadão. Para o matutino, que tem parte na história de Rui, durante a campanha civilista, mesmo após 100 anos de sua passagem, ainda é bastante atual o pensamento do jurista. (Clique aqui)

Ruianos

Em artigo n'O Globo, Julio Lopes fala do centenário de Rui Barbosa. Enumerando uma série de questões que tiveram o intelectual como idealizador ou fomentador, Lopes sugere que o Brasil ainda precisa ser ruiano.

Lançamento triplo

Amanhã, 1º de março, o Senado Federal realiza, às 10h, uma sessão solene em homenagem ao centenário de morte do patrono daquela Casa Legislativa. Também na Capital da República, às 19h, o portal Migalhas realiza um lançamento de três obras ruianas. Com efeito, o volume I das Migalhas de Rui Barbosa, com apresentação do presidente da OAB, Beto Simonetti; o volume II das Migalhas de Rui Barbosa, inédito, com prefácio do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; e, a obra "Ruy Barbosa - O Advogado da Federação e da República", de autoria do ex-bâtonnier da advocacia, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. (Clique aqui)


Eventos Migalhas


Devo, não nego

A 3ª turma do STJ entendeu que a confissão da empresa em recuperação judicial sobre a impossibilidade de seguir cumprindo o respectivo plano não configura o seu real descumprimento e, portanto, não autoriza, por si só, a convolação em falência. (Clique aqui)

Índice de correção

Por reconhecer a soberania de assembleia geral de credores, ministro Marco Aurélio Bellizze reformou acórdão do TJ/SP e manteve a TR como índice de correção monetária em recuperação judicial, o qual já havia inclusive sido homologado pelo juízo de recuperação. (Clique aqui)

Medidas coercitivas

TJ/SP determinou a suspensão da CNH e a retenção do passaporte de executado que usufrui padrão de vida incompatível com as pesquisas negativas de bens. O colegiado constatou, ainda, que o executado tentou fraudar a execução com uma alienação fiduciária anotada na matrícula de imóvel após o início da execução. (Clique aqui)

Desumano

Juíza de SP entendeu ser extensiva e desumana a jornada de 12 horas diárias, com escala de 4x2, imposta a empregado de um condomínio residencial. A magistrada considerou que não há qualquer amparo legal para tanto. Assim sendo, condenou a empresa a pagar, como extras, as horas excedentes da 8ª diária e da 44ª semanal cumpridas pelo trabalhador. (Clique aqui)

Valor nutricional

O TST absolveu o Burger King de pagar vale-refeição aos seus funcionários que recebem sanduíches como alimentação no local de trabalho. De acordo com a decisão, os sanduíches oferecidos possuem valor nutricional equivalente a uma refeição, dispensando o pagamento adicional. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Autos trabalhistas

"Pede a verdade que se diga que as precisas R. Sentença e V. Decisão me fizeram recordar que meu saudoso avô materno, Exmo. Des. 44º presidente do E. TJ/SP, MM. Sr. Dr. Manoel Gomes de Oliveira, que sempre falou que 'Direito também é questão de bom senso', ato/fato provado nas perficientes R. Sentença e V. Acórdão citados [Empresa condenada por frustrar expectativa de contratação]." Fernando de Oliveira Geribello

Sem paradigma

TCU afastou a responsabilidade de empresas de dragagem por superfaturamento em contrato de obras. O tribunal considerou que os serviços de dragagem não constavam de nenhuma tabela oficial de referência, nem havia outros contratos públicos que pudessem servir como paradigma. (Clique aqui)

Coisa julgada

A eficácia da coisa julgada e os efeitos da repercussão geral do recurso extraordinário para a Administração Pública ganham importantes considerações do consultor jurídico da Febraban, Anselmo Moreira Gonzalez. (Clique aqui)

Digitalmente falando

Herança digital: como ficam as redes sociais após a morte do titular? Adriana Caldeira, advogada de PG Advogados, explica. (Clique aqui)

Violência contra a mulher

A propósito do Dia Internacional das Mulheres, as advogadas Jéssica Teles de Almeida, Raquel Cavalcanti Ramos Machado e Ana Paula Araújo de Holanda observam a tardia, mas necessária, efetivação do inciso IX, art. 8º, da lei Maria da Penha. (Clique aqui)


  • Colunas

Migalhas Infância e Juventude

O início do ano foi marcado pela revelação da tragédia Yanomami. A coluna, assinada por Angélica Ramos de Frias Sigollo, Elisa Cruz e Marília Golfieri Angella, chama atenção para os indicadores deste drama, especialmente em relação às meninas, crianças e adolescentes indígenas, sob a ótica do Direito Infanto-Juvenil. (Clique aqui)

Migalhas de Responsabilidade Civil

Na coluna de hoje, Alexandre Junqueira Gomide trata dos prazos e pretensões nas ações de vícios construtivos e das normas técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. (Clique aqui)

Registralhas

Vitor Frederico Kümpel e Fernando K. Mady examinam os efeitos da publicação dos vetos da lei dos Registros Públicos, os quais se relacionam à prescindibilidade do registro do compromisso de compra e venda e a exigência de ata notarial para a consecução do registro. (Clique aqui)

Migalhas Notariais e Registrais

Dando seguimento ao artigo sobre assinaturas eletrônicas, Sérgio Jacomino ajusta o foco na adoção das assinaturas avançadas no registro de imóveis. (Clique aqui)

Observatório da Arbitragem

Gabriel de Britto Silva aborda a arbitragem como instrumento garantidor da segurança jurídica para o crescimento do agronegócio no país. (Clique aqui)

Insolvência em foco

A tutela cautelar antecedente ao processo de recuperação judicial, por Gabriel de Orleans e Bragança e Marcelo Barbosa Sacramone. (Clique aqui)

Arbitragem Legal

Professor Thiago Marinho Nunes discorre sobre a importância da produção probatória no âmbito das arbitragens que envolvam litígios decorrentes de contratos agrários e agroindustriais. (Clique aqui)

Migalhas de Direito Privado Estrangeiro

Carlos E. Elias de Oliveira cuida hoje da jurisprudência produzida no âmbito do Tribunal de Justiça da União Europeia e indica como o leitor pode fazer pesquisas de atos e precedentes. (Clique aqui)

Migalhas Bioéticas

O tema da coluna de hoje é a lei 14.443/22, que altera a lei de planejamento familiar. Entenda com Thais Maia como essa norma trouxe novidades significativas relacionadas aos direitos reprodutivos de homens e mulheres brasileiros. (Clique aqui)

Papo Jurídico

Você sabia que o CDC não se aplica a contratos de empréstimo para capital de giro? Advogado Guilherme Galhardo Antonietto aborda decisão do STJ sobre o tema. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
Roxo Advogados Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica Rueda & Rueda Advogados

  • Migalhas de peso

- "O novo crime de injúria racial para repressão ao velho racismo de sempre", por Rodolfo Eduardo Santos Carvalho (Ráo & Lago Advogados). (Clique aqui)

- "Recuperação de crédito: como utilizar os sistemas conveniados ou particulares", por Sérgio Jacob Braga e Kelly Suzanne Fonseca (Ferreira e Chagas Advogados). (Clique aqui)

- "Qual é a responsabilidade do cirurgião plástico?", por Guilherme Molinari (Battaglia & Pedrosa Advogados). (Clique aqui)

- "Taxas de juros: financeiras x bancos - Qual a melhor opção para você?", por Valdecir Rabelo Filho (VR Advogados). (Clique aqui)

- "A obrigação da recomendação (dupla visita) antes da aplicação da multa pelo Procon/SP", por Vitor Morais de Andrade (Morais Andrade Leandrin Molina Advogados). (Clique aqui)

- "As controvérsias encontradas na etapa da heteroidentificação do concurso para escrivão da PCDF", por Giovanni Bruno de Araújo Savini (Safe e Araújo Advogados). (Clique aqui)

- "Julgamento do STF sobre a convenção 158 da OIT: mitos e fatos sobre a demissão sem justa causa", por José Enio Viana de Paula (Queiroz e Lautenschläger Advogados). (Clique aqui)

- "Só um advogado de imigração pode fazer por você", por Mara Pessoni (Witer, Pessoni & Moore an International Law Corporation). (Clique aqui)

- "Descubra os 3 tipos de servidores públicos no Brasil", por Agnaldo Bastos (Agnaldo Bastos Advocacia Especializada). (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Roxo Advogados Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
Ruiz Filho Advogados S. Freitas Advogados
SABZ Advogados Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados

Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito:

  • Oliveira Campos Consultoria

A Oliveira Campos Consultoria foi fundada em julho de 2001, por iniciativa do consultor Sebastião Oliveira. Em mais de 20 anos de atuação, a empresa já assessorou 73 escritórios de advocacia e quase uma centena de empresas industriais e comerciais. Entre os principais serviços oferecidos pela consultoria estão a criação e a gestão do planejamento estratégico das firmas, definição do plano de carreira para os profissionais, modelos de remuneração para os sócios e a implantação de metodologias de captação de clientes para os escritórios. Clique aqui e conheça o novo Fomentador do Migalhas.


Solidariedade

Na última sexta-feira, o Google anunciou a doação de R$ 600 mil para apoiar ONGs que estão dedicadas à recuperação das vítimas dos deslizamentos de terra e enchentes provocados pelas fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo. A empresa também informou a respeito dos Alertas SOS, que estão ativos na Busca e no Maps, para ampliar o acesso a informações úteis e relevantes, com dados sobre áreas afetadas, dicas de segurança e telefones e links úteis. (Clique aqui)

21 anos

O escritório Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados celebra hoje 21 anos de constituição. Ao longo dos anos, a dedicação, o foco, a competência técnica, a capacidade de gerar soluções diferenciadas e personalizadas geraram reconhecimento e tornaram o escritório referência em diversas áreas de conhecimento do Direito. A todos da banca, nosso abraço.

Saúde

O escritório Tauil & Chequer Advogados assessorou a TIM na negociação de uma nova parceria de plataforma de clientes, na área de saúde, firmada com o Grupo Cartão de Todos. (Clique aqui)

Reforço

A banca Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados anuncia a chegada da nova sócia Patrícia Iglecias, que traz em sua bagagem mais de 30 anos de expertise, marcados pelo seu engajamento com a pauta socioambiental. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 88 anos, em 28 de fevereiro de 1935, faleceu Chiquinha Gonzaga, compositora, instrumentista e maestrina brasileira. Pioneira musicista, Chiquinha foi autora da primeira marcha carnavalesca com letra e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Ela incorporou em suas composições a diversidade encontrada na música das classes mais baixas, também defendendo os direitos autorais de músicos e autores teatrais. (Clique aqui)


Sorteio

Editora Edipro lança a 31ª edição da obra "Constituição Federal" atualizada para 2023. Com remissões à legislação reguladora, convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, emendas constitucionais na íntegra e o índice remissivo, a obra reúne as principais leis do país. Participe do sorteio. (Clique aqui)

Lançamento

A obra "Direito, Mídia e Liberdade de Expressão: Custos da Democracia" (Quartier Latin - 768p.), organizada pelo ministro Ricardo Lewandowski, Heleno Torres e Pierpaolo Cruz Bottini (Bottini & Tamasauskas Advogados), é uma coletânea de artigos de professores da USP que ministraram curso sobre o tema em 2020 para alunos de pós-graduação. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, às 19h, Alexandre Motta, do Grupo Inrise, ministra a palestra "Marketing Jurídico - Como se posicionar para novos negócios". O evento presencial acontece na OAB subseção Indaiatuba (rua Humaitá, 1539 - Cidade Nova I), com muito conteúdo e informações de alta relevância. Mais informações pelo telefone (19) 3834-6593. (Clique aqui)

Sócia de Basilio Advogados e vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio recebe para a live de hoje, às 19h, o sócio gestor da XP de Resende/RJ e assessor de investimentos, Gleidson Francisco da Silva. O tema do encontro virtual é "Planejamento Financeiro e Seguros para a Advocacia". Acompanhe pelo Instagram @anaterezapbasilio.

Fábio Cesnik , Rodrigo Salinas e Ygor Valerio, sócios de CQS/FV - Cesnik, Quintino, Salinas, Fittipaldi e Valerio Advogados, estarão no evento de lançamento livro "O Autor Existe. O Direito Autoral Aplicado pelo STJ nos 80 Anos da UBC", que acontece hoje, a partir das 19h, na Livraria Travessa, no Shopping Iguatemi, em SP.

Amanhã, às 17h, Rita Cortez, sócia do AJS - Cortez & Advogados Associados e presidente da Academia Carioca de Direito, participa do debate "Conferência sobre Técnicas de Lobbying", no IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros. O evento é presencial, mas também será transmitido pelo Youtube/TVIAB. (Clique aqui)

Dia 2/3, das 10 às 12h, Pierpaolo Cruz Bottini (Bottini & Tamasauskas Advogados) participa do painel "Liberdade de Imprensa: aspectos jurídicos civis e penais; o uso do sistema judicial para cercear a liberdade do jornalista" no evento "Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa e Estado de Direito", que acontece de 27/2 a 3/3. Na modalidade híbrido, o evento acontece em SP e pelo Zoom. (Clique aqui)

De 2 a 14/3, Joaquim de Paiva Muniz (Trench Rossi Watanabe) coordena o curso gratuito online de disputas societárias. Já são quase 3.000 inscritos. Para conferir o line-up com grandes professores e participar, clique aqui.

Melina Fachin (Fachin Advogados Associados) é uma das convidadas do grupo de pesquisa "Observatório Constitucional" para falar sobre deveres do Estado na proteção das mulheres contra violência sexual. O evento será on line no dia 8/3, às 19h.

Rodrigo Salinas, Daniella Galvão e Guilherme Carboni, respectivamente, sócio-fundador e sócios do CQS/FV - Cesnik, Quintino, Salinas, Fittipaldi e Valerio Advogados, e Rodrigo Chacon, gerente da área de Mídias e Entretenimento do escritório, são professores do curso de pós-graduação Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais, na FAAP. Voltada a profissionais com atuação no mercado Audiovisual, a iniciativa apresenta disciplinas como Direitos Autorais e de Personalidade; Aspectos legais do Audiovisual; Políticas Públicas de Regulação e Fomentos; e Registros, Negociações e Contratos.

Hendrick Pinheiro (Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados) ministrará, como professor convidado, a disciplina "Perspectivas do Orçamento para o Século XXI", no programa de pós-graduação stricto sensu em Direito (mestrado e doutorado) da Faculdade de Direito da USP, ao lado dos professores Estêvão Horvath (USP), José Mauricio Conti (USP), Andressa Torquatto Fernandes (UFF), Gabriel Lochagin (USP-RP). Nessa disciplina serão discutidos temas atuais de Direito Orçamentário que estão transformando as finanças públicas.

O escritório Di Blasi, Parente & Associados e seu sócio sênior, Gabriel Di Blasi, foram, mais uma vez, reconhecidos pelo "Chambers Global", da publicação Chambers and Partners. Nesta edição, eles foram ranqueados em Propriedade Intelectual: Patents, Trademark, Copyright & Trade Secrets. No The WTR 1000 (World Trademark Review), a banca foi, novamente, reconhecida na categoria "Escritório", bem como na categoria de profissionais, com a participação dos sócios Gabriel Di Blasi, Paulo Parente e os profissionais Renata Hohl, Lucas Antoniazzi e Patricia Franco.

Os advogados criminalistas Leonardo Magalhães Avelar e Beatriz Esteves (Avelar Advogados) apresentam a pauta penal da semana com os julgamentos relevantes do STF. Nesta semana, as questões criminais que serão enfrentadas são: recurso extraordinário com repercussão geral sobre a (i)legalidade do acesso à agenda telefônica e ao registro de chamadas em aparelho celular encontrado no local do crime; recurso extraordinário com repercussão geral sobre o correto termo inicial para contagem da prescrição da pretensão executória do Estado. (Clique aqui)

Sistemas eletrônicos

Hoje, às 19h, no IASP, acontece o "Debates sobre a Lei nº 14.382/2022 - SERP - Sistema Eletrônico dos Registros Públicos". O evento presencial e gratuito é organizado pela Comissão de Direito Imobiliário. Participe! (Clique aqui)

ChatGPT

Digital Law Academy, em parceria com a Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie, promove hoje, das 19 às 22h30, a reunião presencial sobre "ChatGPT e IA; O Futuro das relações humanas na era dos algoritmos". (Clique aqui)

Conferência

IAB promove amanhã, às 17h, a "Conferência sobre técnicas do lobbying". O evento terá palestra do diretor da Unesco e professor da Unitelma Sapienza di Roma Pierluigi Petrillo, e acontece no plenário histórico do Instituto, com transmissão pelo canal TVIAB no Youtube. (Clique aqui)

Mercado de Ações

AASP promove, nos dias 9 e 10/3, a partir das 8h30, o evento presencial "I Congresso de Direito de Fundos de Investimento". Inscreva-se! (Clique aqui)

Recrutamento

A "RadarRH" é parceira para recrutamento e seleção de profissionais da área jurídica em todo Brasil, possuindo 95% de assertividade, o processo todo leva cerca de 30 dias! Para receber uma proposta personalizada da Radar - Gestão para Advogados, agende uma reunião de diagnóstico. (Clique aqui)

Digitalização

AASP está hoje em Espírito Santo do Pinhal com a unidade móvel do "Projeto Digitalização", estacionada na av. 9 de Julho, das 10 às 17h. A Associação promove, também, a emissão do certificado digital de forma gratuita para os associados, incluindo o token com validade de três anos.


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas.

15º Ofício de Notas VFK Cursos Jurídicos
Web Juris YK Editora

Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho

Sempre que se busca uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e, aí, nasce uma oportunidade. Ei-la abaixo, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente necessidade de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:

MG/Mar de Espanha
PA/Ipixuna do Pará
PE/Tacaratu
SP/Caconde

Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique aqui.


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Funds To Bolster U.S. Chip-Making Come With Catch"

The Washington Post - EUA
"GOP targets federal workers"

Le Monde - França
"Crise ouverte entre médecins et gouvernement"

Corriere Della Sera - Itália
"Migranti, bufera sul ministro"

Le Figaro - França
"JO 2024: le plan de la police pour contrer la délinquance"

Clarín - Argentina
"Con la inflación sin freno, en marzo suben prepagas, transporte, gas y colegios"

El País - Espanha
"Londres y Bruselas zanjan el conflicto sobre Irlanda del Norte"

Público - Portugal
"Falta de médicos e camas deixa saúde mental infantil no SNS perto da ruptura"

Die Welt - Alemanha
"Deutschland droht schon bald ein neuer Bahnstreik"

The Guardian - Inglaterra
"PM hails 'new chapter' in relations with EU after Northern Ireland deal"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Imposto voltará a ser cobrado; gasolina subirá mais que etanol"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Governo retornará amanhã imposto sobre combustíveis"

O Globo - Rio de Janeiro
"Governo reonera combustível, mas tentará conter preço final"

Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"Mais impostos no tanque"

Correio Braziliense - Brasília
"Governo revoga isenção e tenta segurar gasolina"

Zero Hora - Porto Alegre
"Fazenda anuncia volta de cobrança de tributo federal sobre combustíveis"

O Povo - Ceará
"Registros de armas de fogo crescem 44,3% no Ceará"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Haddad vence o PT e gasolina fica mais cara com a volta dos impostos"

Atualizado em: 28/2/2023 10:26

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR