MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Médica terá desconto no Fies por período de atuação em região carente
Financiamento estudantil

Médica terá desconto no Fies por período de atuação em região carente

Magistrado destacou que o sistema "FiesMED" é falho, uma vez que apresenta dificuldades de acesso e não realiza o que se propõe.

Da Redação

domingo, 3 de julho de 2022

Atualizado às 20:10

Juiz Federal substituto Marcos Alves Tavares, da 1ª vara Federal de Sorocaba/SP, determinou o abatimento de saldo devedor do Fies a médica que atua na UBS de Cerquilho/SP, considerada região carente pelo ministério da Saúde. Magistrado concluiu que a profissional da área da saúde preenche todas as condições necessárias à concessão do benefício instituído pela lei 12.202/10.

A mulher realizou Fies para conclusão de sua graduação em medicina. Narrou, ainda, que atua como médica, em região carente, na UBS de Cerquilho/SP, o que possibilita a suspensão do pagamento das mensalidades e o abatimento de 1% para cada mês trabalhado. Ocorre que, apesar de fazer a solicitação do benefício pela via administrativa, não obteve resposta pelo ministério da Saúde.  

Inércia da União

Ao analisar o caso, magistrado destacou que o sistema "FiesMED" é falho, uma vez que apresenta dificuldades de acesso e não realiza o que se propõe, “na medida em que se omite na análise dos requisitos necessários aos profissionais que pleiteiam o abatimento, frustrando o comando peremptório da legislação Federal”.

Asseverou que, neste caso, restou comprovada a inércia da União, pois a autoridade Federal, apesar de devidamente intimada, sequer prestou as informações.

“Devidamente intimada a prestar as informações pertinentes a este caso, quedou-se inerte, fato este que evidencia o direito da parte impetrante a obter o abatimento pleiteado, diante da inércia injustificada do órgão Federal.”

Ademais, o juiz pontuou que ao instituir a possibilidade de abater 1% sobre o saldo devedor do Fies, o Poder Legislativo teve por objetivo incentivar o ingresso e permanência de médicos em regiões carentes, de modo a reduzir a rotatividade de profissionais da área e gerar um benefício à população mais desassistida.

Nesse sentido, o magistrado reconheceu ilegalidade na atuação de inércia dos órgãos vinculados ao financiamento em abater os percentuais legalmente estabelecidos em lei, "uma vez que a parte impetrante preenche todas as condições necessárias à concessão do benefício instituído pelo Poder Legislativo".

Por fim, concedeu o pedido pleiteado para determinar que o ministério da Saúde efetue o abatimento de 1% sobre o saldo devedor do financiamento da médica.

O escritório Hyago Viana Advocacia Médica atua na causa.

 (Imagem: Freepik)

Juiz manda União fazer descontos em FIES de médica que atua em região carente.(Imagem: Freepik)

Leia a íntegra da sentença.

_____

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...