MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Exigências absurdas", diz Beto Simonetti sobre reforma da OCDE
OCDE | Mudanças na advocacia

"Exigências absurdas", diz Beto Simonetti sobre reforma da OCDE

Relatório "Regulatory Reform in Brazil", da OCDE, estabelece melhorias e conformações a diversos setores da economia brasileira, algumas destas propostas podem significar a completa transformação da OAB e da advocacia.

Da Redação

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Atualizado às 12:49

"As exigências em relação a advocacia são absurdas e despropositadas. Para ser advogado é necessário comprovar um mínimo de conhecimento profissional apto a bem defender os direitos dos cidadãos."

Assim afirmou o presidente da OAB, Beto Simonetti, sobre o relatório "Regulatory Reform in Brazil", da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que estabelece melhorias e conformações necessárias a diversos setores de bens e serviços da economia brasileira. Algumas destas propostas podem significar a completa transformação da OAB e da advocacia como hoje é praticada.

"Em toda Europa e nos Estados Unidos, o exame para ingresso na profissão é feito pela entidade da advocacia. Em relação ao Brasil, estão a exigir que tal seleção seja feita pelo poder público. Sabemos que a OCDE possui matriz liberal e desburocratizante, mas deseja estatizar a seleção de advogados. Uma contradição que não possui precedente em nenhum país onde o Estado de Direito é levado a sério."

Segundo o presidente da OAB, com relação aos escritórios estrangeiros, o Brasil permite a advocacia desde que preenchidos os dois critérios: aprovação em exame e inscrição na Ordem, do mesmo modo que o advogado brasileiro é tratado pelos países da OCDE. 

"Exercemos o tradicional princípio da reciprocidade. Sendo que no Brasil o advogado internacional pode advogar na forma de consultoria em direito estrangeiro sem necessitar validação de diploma e de prévio exame."

O presidente afirmou que a OCDE exige no Brasil o que os países da Europa não praticam em relação aos advogados. "Na Europa, a inscrição dos advogados na entidade de classe da advocacia e a prévia aprovação em exame são condições do exercício da profissão", esclareceu.

 (Imagem: OAB/RO)

"Exigências absurdas", diz Beto Simonetti sobre reforma da OCDE.(Imagem: OAB/RO)

Relatório

Segundo o relatório da OCDE, deve-se:

- Reavaliar a obrigatoriedade da inscrição na OAB;

- Considerar que o exame da Ordem seja feito por uma autoridade pública;

- Considerar meios alternativos de acesso para a atuação de advogados estrangeiros no Brasil;

- Considerar retirar as restrições de atuação em diferentes seccionais, com o fim da inscrição suplementar;

- Remover qualquer forma de regulação ou recomendação de valores de honorários pela OAB;

- Remover restrições desnecessárias e permitir o anúncio e a propaganda dos serviços advocatícios.

Confira a análise completa aqui.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA