MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-23: Hospital deve emitir CAT a profissionais infectados pela covid
Trabalhista | Pandemia

TRT-23: Hospital deve emitir CAT a profissionais infectados pela covid

O entedimento foi unânime para o colegiado, confirmando a obrigação da instituição em relação a todos os trabalhadores que testarem positivo para covid e que atuem na linha de frente no combate à pandemia.

Da Redação

domingo, 24 de julho de 2022

Atualizado às 17:36

O hospital e maternidade de MT deverá expedir CAT - Comunicados de Acidente do Trabalho para os empregados que atuam na linha de frente no combate à pandemia de covid-19 e forem infectados pelo vírus. A determinação foi dada em sentença da 6ª vara do Trabalho de Cuiabá/MT e confirmada pela 1ª turma do TRT da 23ª região.

Em caso de descumprimento da ordem, o hospital terá de pagar multa de R$ 20 mil para cada CAT não emitido nos casos em que ficar confirmada a contaminação do trabalhador por covid.

A decisão, dada em ACP ajuizada pelo MPT, considerou ilícito o comportamento do hospital de descartar qualquer relação da contaminação de seus empregados com o serviço, e não os submeter a exame médico ocupacional para emissão da CAT.

 (Imagem: FreePik)

Hospital emitirá CAT para profissionais que se infectarem com covid-19(Imagem: FreePik)

Doença ocupacional

Ao analisar o recurso proposto ao TRT pelo hospital, a desembargadora Adenir Carruesco apontou que no contexto de pandemia, com o contágio indeterminado de pessoas nos mais variados ambientes, é inviável a presunção de contaminação no ambiente de trabalho, "exceção de algumas profissões como as ligadas diretamente ao atendimento dos acometidos pela doença, como é o caso dos autos."

A relatora também registrou que a decisão do STF de suspender a eficácia do art. 29 da MP 927/20 permite analisar o enquadramento da infecção pelo coronavírus como doença ocupacional. "Embora a Covid-19 seja pandêmica, pode ser considerada doença do trabalho no caso de a contaminação do trabalhador pelo vírus ocorrer em decorrência das condições especiais de trabalho", explicou a magistrada.

A desembargadora ressaltou ainda que a emissão da CAT não significa assunção de responsabilidade civil que eventualmente pode decorrer do adoecimento.

"Além disso, o preenchimento da comunicação, além de garantir ao servidor os dias de afastamento, contribui para fidedignidade dos registros estatísticos, os quais servem como parâmetro para busca de melhorias na segurança e saúde do trabalhador."

O entendimento foi seguido por unanimidade pela 1ª turma, confirmando a obrigação do hospital São Mateus registrar a CAT em relação a todos os trabalhadores que testarem positivo para covid e que atuem na linha de frente no combate à pandemia, em contato direto com pacientes infectados. A decisão isentou, no entanto, a emissão do documento quando a contaminação do empregado acontecer em período em que estiver afastado do trabalho.

Dano coletivo

Por fim, a turma manteve a condenação do hospital ao pagamento de R$ 50 mil de indenização por danos morais coletivos, pelo descumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho. A fixação do valor levou em consideração o porte econômico da empresa, o número de trabalhadores diretamente afetados pelos ilícitos e a gravidade das irregularidades.

Confira aqui a decisão.

Informações: TRT-23.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...