MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidatos eliminados em investigação social voltarão a concurso da PM
Concurso público

Candidatos eliminados em investigação social voltarão a concurso da PM

Liminares foram deferidas pela Justiça do PR.

Da Redação

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Atualizado às 16:44

Decisões recentes proferidas pela Justiça do PR concederam a candidatos eliminados na etapa de investigação social do concurso para soldado da PM/PR o direito de retornar para o certame.

Em um dos casos, o candidato foi aprovado em todas as etapas anteriores do certame. Contudo, foi eliminado na referida fase por, suspostamente, apresentar registros desabonadores, referentes a um inquérito policial, do qual não houve oferecimento de denúncia pelo MP.

Foi proposto um mandado de segurança, no qual o autor apresentou entendimento recente do STF, em julgamento com repercussão geral reconhecida, referente ao RE 560.900, que julgou inconstitucional a exclusão de candidato de concurso público que esteja respondendo a processo criminal.

Após a propositura da ação, o candidato teve sua medida liminar deferida, sendo-lhe garantido o direito de retornar ao concurso. O juiz de Direito Jailton Juan Carlos Tontin reconheceu o direito do candidato em continuar no certame.

“(… ) a documentação encartada com a petição inicial desvela que, não obstante tenha havido a instauração de inquérito policial pela prática do crime de furto, não houve o oferecimento de denúncia, ensejando a extinção da punibilidade do impetrante em 19.09.2019.

É isto o que comprovam os documentos de sequência n.º 1.22, 1.28 e 1.29.

Logo, valorar negativamente a conduta social do impetrante a partir de evento isolado cuja punibilidade foi extinta há quase 3 anos e que não configura antecedente criminal ofende, sem dúvida, os princípios constitucionais da presunção de inocência e da razoabilidade.”

Já em outro caso, de candidato do mesmo certame, foi proposto um mandado de segurança no qual o juiz de Direito Marcelo de Resende Castanho decisão garantiu o direito da parte em se matricular no curso de formação de soldados, após eliminação na fase de investigação social.

Assim consignou o magistrado em sua decisão:

“(…) Não se olvida que o concurso público, em se tratando de modalidade de licitação, deve observar os princípios básicos da isonomia, legalidade e da vinculação ao instrumento convocatório, nos termos do que dispõe o artigo 3º, da Lei nº 8.666/93.

Além disso, não cabe ao Julgador se imiscuir na função de um dos outros Poderes da República, salvo se demonstrada a ilegalidade do ato praticado pela administração pública. 

Todavia, se mostra ilegal a disposição contida no edital de concurso público que afasta o candidato do certame em razão de processo criminal que sequer gerou condenação criminal.

Além disso, a desclassificação do candidato que não foi condenado criminalmente ofende o princípio constitucional da presunção de não culpabilidade.”

 (Imagem: Freepik)

Candidatos eliminados em investigação social voltarão a concurso da PM.(Imagem: Freepik)

O escritório Safe e Araújo Advogados atua em ambos os casos.

  • Processos: 0004218-72.2022.8.16.0004 e 0004219-57.2022.8.16.0004

_______

t

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA