MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aluno será indenizado pelo DF após sofrer reação alérgica em escola
Reação alérgica

Aluno será indenizado pelo DF após sofrer reação alérgica em escola

O magistrado pontuou que a escola conhecia as restrições alimentares do aluno e dos riscos em caso de inobservância das recomendações.

Da Redação

domingo, 14 de agosto de 2022

Atualizado às 10:34

O DF foi condenado a indenizar aluno que sofreu reação alérgica após ingerir um bombom que continha amendoim. O alimento foi oferecido durante uma atividade escolar. A decisão é da juíza de Direito Sandra Cristina Candeira de Lira, da 6ª vara da Fazenda Pública do DF que concluiu que não foram observados os cuidados prescritos na dieta alimentar do estudante, alérgico à ingestão de determinados alimentos.

Consta no processo que os responsáveis pelo aluno informaram à escola sobre as restrições alimentares tanto na matrícula quanto durante reunião para retorno às aulas presenciais. O estudante recebeu o diagnóstico de que seria alérgico a amendoim, rocefin, castanhas e peixes.

Em outubro de 2021, os pais foram informados pela escola que o filho estava com manchas pelo corpo e coceira na região da garganta após ingerir um bombom que continha amendoim. O alimento, segundo os pais, foi fornecido por uma das professoras.

De acordo com o processo, o estudante foi encaminhado ao hospital, onde foi constatada reação alérgica bastante grave, diagnosticado como choque anafilático devido à intolerância alimentar. O autor pede que o réu seja condenado a indenizá-lo pelos danos sofridos.

O DF, em sua defesa, afirma que a escola adotou o procedimento correto e transparente, comunicando aos pais e oferecendo atendimento na UPA próxima à escola, o que não teria sido aceito. Informa ainda que os remédios ministrados na rede particular foram pagos pelos professores. Defende que não houve dano que possa justificar a condenação por danos morais.

 (Imagem: Freepik)

Aluno será indenizado pelo DF após sofrer reação alérgica em escola.(Imagem: Freepik)

Ao julgar, o magistrado observou que as provas do processo mostram que a escola sabia das restrições alimentares do aluno e dos riscos em caso de inobservância das recomendações. Para o juiz, o autor "teve seu cuidado negligenciado pelo corpo docente da escola na qual se encontrava matriculado à época dos fatos".

"Há a perfeita correlação da situação fática aos elementos da responsabilidade civil estatal, haja vista que não há controvérsia acerca do dano experimentado pelo demandante, diretamente ligado a uma conduta estatal."

O magistrado pontuou ainda que, ao contrário do que alega o DF, "não se está a tratar de mero aborrecimento do dia a dia, haja vista que o consumo indevido do alimento referenciado deflagrou a temida reação alérgica que precisou ser controlada por intermédio de atendimento médico e uso de medicação".

O julgador lembrou que o fato de os professores terem custeado os gastos com medicação não afasta a responsabilidade do ente distrital. Isso porque, segundo o juiz, "na qualidade de prestadores de serviço público, era esperada a diligência necessária a evitar situações tais", como a vivenciada pelo aluno.

Dessa forma, o DF foi condenado a pagar ao autor a quantia de R$ 15 mil a título de danos morais.

Leia a sentença.

Informações: TJDFT.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas