MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto estabelece paridade de gênero no investimento em esportes
Investimento público

Projeto estabelece paridade de gênero no investimento em esportes

Pela proposta, as entidades sem fins lucrativos somente poderão receber recursos da administração pública Federal direta e indireta caso incluam em seus estatutos essa norma.

Da Redação

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Atualizado às 14:21

O PL 1.891/22 estabelece que, a partir de 2025, haverá paridade de investimento dos recursos públicos nas modalidades de prática esportiva entre as categorias feminina e masculina.

Pela proposta, as entidades sem fins lucrativos componentes do Sistema Nacional do Desporto somente poderão receber recursos da administração pública federal direta e indireta caso incluam em seus estatutos essa norma.

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera a lei 9.615/98, que institui normas gerais sobre desporto.

 (Imagem: William Anacleto/iShoot/Folhapress)

Projeto estabelece paridade no investimento público em categorias esportivas femininas e masculinas.(Imagem: William Anacleto/iShoot/Folhapress)

Autoras do projeto, as deputadas Tabata Amaral e Lídice da Mata ressaltam que, na maioria dos esportes, o investimento na categoria feminina é bem mais baixo quando comparado à masculina, "principalmente em modalidades consideradas para homens".

Elas acrescentam ainda que o relatório "Movimento é Vida", do Pnud - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, divulgado em 2019, apontou que no Brasil a prática de exercícios físicos por mulheres é 40% inferior aos homens.

"O investimento igualitário das verbas públicas pelas federações e confederações fará com que muitas atletas atinjam resultados expressivos, e assim, sirvam de modelo para que mais meninas Brasil afora iniciem alguma prática esportiva, inspirada em seus ídolos", defenderam.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Patrocínio

Patrocínio Migalhas