MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por ataques a Vera Magalhães, deputado será investigado pela Alesp
Ofensa em debate

Por ataques a Vera Magalhães, deputado será investigado pela Alesp

Douglas Garcia hostilizou a jornalista após um debate para as eleições estaduais de São Paulo.

Da Redação

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Atualizado às 15:36

Nesta quarta-feira, 14, o Conselho de Ética da Alesp - Assembleia Legislativa de São Paulo informou que irá investigar as denúncias contra o deputado Douglas Garcia, que ofendeu a jornalista Vera Magalhães após um debate para as eleições estaduais de São Paulo.

"O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo irá apurar as denúncias em relação à conduta do deputado Douglas Garcia com transparência e celeridade. A Alesp não compactua e repudia condutas ofensivas e desrespeitosas, sempre prezando pelo respeito, diálogo e tolerância entre todos. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari, manifesta a sua solidariedade à jornalista Vera Magalhães e seu repúdio à atitude irresponsável do deputado Douglas Garcia. Pignatari reforça o seu compromisso e respaldo ao Conselho de Ética que, nesta gestão, tem cumprido com o seu dever e cumprirá mais uma vez", informa nota divulgada à imprensa pela Alesp.

Ao menos quatro deputados e deputadas entraram com representações contra Garcia, incluindo Isa Penna, Monica Seixas, Emidio Pereira de Souza e Paulo Fiorilo.

Entenda

Após o debate para as eleições estaduais de São Paulo, o deputado foi até a jornalista da TV Cultura e questionou se ela havia recebido dinheiro para falar mal do presidente da República. 

Depois disso, ainda chamou Vera de "vergonha" para a profissão. A jornalista acionou a segurança e a discussão só terminou quando Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura e âncora do debate, tomou o celular do deputado.

  • Leia a íntegra de uma das representações contra Garcia.

"Mal conheço"

Na coluna desta quarta-feira, 14, a jornalista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, informou que Tarcísio Freitas, candidato bolsonarista ao governo de São Paulo e do mesmo partido de Douglas Garcia, pediu desculpas à Vera Magalhães.

"Eu telefonei e pedi desculpas por esse cara [Douglas Garcia] estar lá com uma credencial cedida pela minha campanha. Eu mal conheço, nem tenho contato com esse idiota. (...) É o fim da picada. Não precisamos desse tipo de violência e de agressão."

O candidato, todavia, já apareceu, em mais de uma oportunidade, em vídeos e fotos junto com Douglas. Veja abaixo:

hasIntagram

 

Repúdio

A Comissão de Liberdade de Expressão da OAB lamentou e repudiou os ataques desferidos contra a jornalista.

"O uso da violência contra profissionais da imprensa é inadmissível, sendo mais reprovável tal ato quando parte de agente público, que deve pautar sua postura pela urbanidade, pelo civismo e pela proteção da liberdade de expressão."

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...