MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fernando Cury é condenado por importunação sexual a Isa Penna
Criminal

Fernando Cury é condenado por importunação sexual a Isa Penna

Ex-parlamentar foi acusado do crime após abraçar a ex-deputada estadual por trás em sessão da Alesp.

Da Redação

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Atualizado às 18:44

Fernando Cury, ex-deputado estadual, foi condenado criminalmente por importunação sexual contra a também ex-deputada estadual Isa Penna. Decisão foi proferida pela juíza de Direito Danielle Galhano Pereira da Silva, da 18ª vara Criminal do Foro Central Criminal da Barra Funda em São Paulo/SP.

Conforme imagens gravadas pelas câmeras da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), em 2020, o ex-deputado Fernando Cury abraçou a então deputada Isa Penna por trás. Segundo afirmou o MP, ele teria abraçado e deslizado as mãos pela costela e seio da vítima. 

Em sua defesa no processo, Fernando Cury afirmou que, na oportunidade, "interrompeu a conversa da deputada com o Presidente, com um gesto gentil e de cordialidade [...]". Ele também alegou que se tratou de um comportamento normal, dentro ou fora da Assembleia, "com os deputados, com a sua família e seus amigos, tem o hábito de abraçar, beijar e ser carinhoso com as pessoas".

 (Imagem: Reprodução/Internet)

Em 2020, o então deputado Fernando Cury foi acusado de importunar sexualmente a então deputada Isa Penna na ALESP.(Imagem: Reprodução/Internet)

Condenação

A magistrada entendeu que as imagens da TV Alesp, associadas aos depoimentos, não deixam dúvidas da ocorrência dos fatos. Para a juíza, a vítima é categórica ao narrá-los, mantendo fala firme e coerente. A magistrada também considerou que a palavra da vítima tem especial relevância quando se trata de crime sexual. 

"De mais a mais, o depoimento da vítima foi corroborado pelo relato das testemunhas que estavam no local dos fatos e presenciaram a conduta do acusado, além das imagens feitas, as quais não deixam dúvidas de que ele importunou sexualmente a vítima, para atender sua lascívia, a abraçando por trás, encostando na vítima sem o seu consentimento, colocando a mão em seus seios, ainda que levemente e rápido", completou a julgadora.

Ao final, aplicou ao réu pena de um ano, dois meses e 12 dias de prisão, em regime aberto, a qual foi substituída pela prestação de serviços comunitários e pelo pagamento de multa de 20 salários-mínimos (R$ 26.400,00) que deverão ser doados a entidades públicas ou privadas com destinação social.

Veja a sentença.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA