MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP: CPTM indenizará passageira roubada em plataforma de trem
Roubo | CPTM

TJ/SP: CPTM indenizará passageira roubada em plataforma de trem

Segundo o relator, desembargador Roberto Mac Cracken, ficou comprovada a omissão de agentes de segurança e a má prestação de serviço da empresa para garantir a segurança da vítima.

Da Redação

terça-feira, 11 de julho de 2023

Atualizado em 12 de julho de 2023 08:39

22ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve a condenação da CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ao pagamento de indenização por danos morais e materiais a uma passageira que foi vítima de roubo em plataforma de estação sem que fossem tomadas as medidas cabíveis por parte dos agentes de segurança. A reparação total foi fixada em cerca de R$ 5,7 mil.

O fato aconteceu em setembro de 2019, na estação Lapa, na capital paulista. Segundo os autos, a vítima foi abordada por dois homens, que subtraíram sua bolsa com diversos pertences. O crime foi cometido na presença de dois agentes de segurança, que se omitiram diante do ocorrido e da fuga dos assaltantes, conforme registrado pelas câmeras de segurança do local.

 (Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress)

Na estação, a vítima foi abordada por dois homens, que subtraíram sua bolsa com diversos pertences.(Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress)

Para o relator do acórdão, desembargador Roberto Mac Cracken, o dever indenizatório é evidente, na medida em que ficou comprovada a má prestação de serviço. "A omissão dos agentes de segurança da apelante configura culpa grave, portanto, evidente o nexo de causalidade e o prejuízo suportado pela apelada", registrou o magistrado em seu voto.

"É inegável que a autora sofreu um dano lamentável à sua dignidade, sendo vítima de roubo com violência nas dependências da requerida e aos olhos dos agentes de segurança da empresa, situação extremamente angustiante e vexatória, que sem dúvidas enseja em danos morais."

Leia o acórdão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas