MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Casal será ressarcido por mochila furtada no estacionamento do Graal
Danos materiais

Casal será ressarcido por mochila furtada no estacionamento do Graal

Colégio recursal entendeu que posto tinha dever de guarda e vigilância do veículo furtado.

Da Redação

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Atualizado em 23 de setembro de 2023 08:03

Casal que teve mochila furtada de dentro do veículo em um posto da rede Graal será ressarcido pela empresa. Decisão é da 2ª turma Cível do Colégio Recursal de Osasco/SP, que considerou o estabelecimento responsável pela guarda do estacionamento. 

Após estacionar em posto da rede Graal, casal teve o carro aberto por terceiros, que furtaram uma mochila do veículo. Buscando ressarcimento pelos danos, as vítimas ingressaram com ação de danos morais e materiais.

Em 1ª instância o pedido foi denegado. O juiz de Direito Bruno Paes Straforini, da vara do juizado Especial Cível e Criminal de Barueri/SP, entendeu que as imagens do acontecido continham "inconsistências [...] em desfavor do autor", pois, "[...] os furtadores conseguem acesso ao interior do veículo com bastante facilidade, sem qualquer manobra". 

 (Imagem: Reprodução/Graal)

Consta do processo, que casal teve mochila furtada do veículo estacionado em posto da rede Graal.(Imagem: Reprodução/Graal)

Dever de vigilância

Em grau recursal, a sentença foi reformada. A turma do colégio recursal considerou que o casal provou satisfatoriamente que esteve no posto, que o carro fora aberto e que a mochila havia sido subtraída.

Também consta do acórdão que o estabelecimento alegou existência de conluio entre vítimas e furtadores, mas, não se desincumbiu de provar tal alegação, a qual seria um fato extintivo do direito dos consumidores, ensejando inversão do ônus da prova.

Ademais os juízes entenderam que por se tratar de uma relação de consumo, o posto assumiu o dever de guarda e vigilância dos bens do estacionamento, devendo responder por prejuízos. "Ressalta-se que o estacionamento atrai a clientela e gera expectativa de segurança", concluíram os julgadores.

Assim, o estabelecimento foi condenado à indenização dos valores materiais subtraídos, no total de R$ 6.015,50 e a danos morais no montante de R$ 3 mil, em razão dos transtornos suportados pelo casal, após o furto.

Atuam no caso os advogados Alex Terras e Caio Ricci, advogados do escritório Terras Gonçalves Advogados

Veja a sentença e o acórdão.

Terras Gonçalves Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas