MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Servidor que acumula aposentadorias terá teto aplicado individualmente
Administrativo

Servidor que acumula aposentadorias terá teto aplicado individualmente

TRF da 1ª região entendeu impossível aplicar limite de remuneração à soma da renda.

Da Redação

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Atualizado em 2 de novembro de 2023 08:01

A 9ª turma do TRF da 1ª Região manteve sentença da seção Judiciária do DF que reconheceu impossibilidade de aplicar limite de remuneração à soma da renda da aposentadoria de servidor público e determinou que o teto remuneratório seja aplicado a cada benefício individualmente.

Relatora do caso, juíza Federal convocada, Dayana Bião de Souza Muniz utilizou temas 377 e 384 do STF para fundamentar decisão.

Consta dos autos que o servidor teve dois cargos, um de médico na secretaria de Estado de Saúde do DF e outro de analista judiciário no TST. Quando se aposentou em ambos, o servidor acumulou as aposentadorias.

Julgado o caso na seção Judiciária do DF, a União recorreu alegando que o art. 31, XI da CF estabelece que os proventos (salários de aposentadoria), pensões e outras formas de remuneração recebidos pelos servidores públicos, mesmo que de forma acumulada, não podem ultrapassar o salário dos ministros do STF.

 (Imagem: Freepik)

Para colegiado, teto das aposentadorias deve ser calculado individualmente.(Imagem: Freepik)

Análise individual

Ao analisar o processo, a juíza Federal convocada pelo TRF da 1ª região destacou que o art. 31, XI da CF estabelece teto remuneratório aos agentes públicos, determinando como limite o salário de ministro do STF aos servidores nos casos em que são proibidas a acumulação de cargos.

Contudo, afirmou a magistrada, o STF entendeu que esse limite deve ser analisado individualmente em cada um dos cargos que o servidor ocupou, conforme fixado nos temas 377 e 384.

Assim, a relatora do caso destacou que "tratando-se de acumulação compatível com o texto constitucional, indevida a incidência do teto remuneratório sobre a soma dos dois proventos recebidos pelo servidor".

Informações: TRF da 1ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas