MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Beto Simonetti celebra posse de Daniela Teixeira como ministra do STJ
24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

Beto Simonetti celebra posse de Daniela Teixeira como ministra do STJ

Presidente da OAB Nacional afirmou que indicação coroa todos os esforços que a OAB tem feito para contribuir com a presença da mulher advogada nos espaços de Poder.

Da Redação

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Atualizado às 16:03

Durante a solenidade de abertura da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, ressaltou o papel da Ordem como espaço de reafirmação das garantias e de defesa das prerrogativas da advocacia. Segundo o advogado, dentro os projetos realizados e as vitórias alcançadas neste ano está a indicação da ministra Daniela Teixeira ao cargo de ministra do STJ.

"Entre as outras vitórias que obtivemos neste ano está, por exemplo, a indicação de uma advogada para o Superior Tribunal de Justiça, a ministra Daniela Teixeira, o que coroa todos os esforços que a OAB tem feito para contribuir com a presença da mulher advogada nos espaços de Poder."

Daniela Teixeira integrou lista tríplice formada pelo pleno do STJ a partir dos seis nomes apresentados pela OAB. Há 10 anos não se tinha uma mulher indicada ao Tribunal da Cidadania.

Confira o momento do discurso:

Leia o discurso completo de Beto Simonetti.

Trajetória da ministra

Daniela Teixeira é natural de Brasília/DF e tem 51 anos. Destes, 27 anos foram dedicados à advocacia.

É formada pela UnB (1996), tem pós-graduação em Direito Econômico e das Empresas pela FGV (1998) e mestrado profissional em Constituição e Sociedade pelo IDP (2020).

Foi conselheira Federal da OAB, pelo DF, nas gestões 2010/12 e 2019/21. Ainda na Ordem, foi diretora secretária-geral da OAB/DF de 2013/15 e vice-presidente de 2016/18.

Integrou comissões de juristas da Câmara dos Deputados, participou da elaboração do anteprojeto da nova lei de improbidade, da nova lei do Estado Democrático de Direito e da nova lei de lavagem de dinheiro.

Em 2019, Daniela Teixeira foi indicada pelo STF, por unanimidade, para compor o TSE na categoria jurista.

Daniela Teixeira é autora da lei 13.363/16, que concede direitos às advogadas grávidas, adotantes e lactantes, como suspensão de prazos e preferência em audiências. A lei foi denominada com o nome de sua filha: Lei Julia Matos, cuja história foi a inspiração para o projeto de lei.

O evento

Belo Horizonte é palco, novamente, após 33 anos, do maior evento jurídico do mundo - a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. Com o tema "Constituição, Democracia e Liberdades", o evento, que acontece a cada três anos, terá programação variada, composta por 50 painéis e duas conferências magnas, totalizando quase 400 palestrantes nacionais e internacionais.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas