MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ fixa juízo Federal para julgar processos contra Faraó dos Bitcoins
Competência

STJ fixa juízo Federal para julgar processos contra Faraó dos Bitcoins

Para maioria da 3ª seção, processos teriam delito contra o sistema financeiro nacional.

Da Redação

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Atualizado em 14 de dezembro de 2023 08:54

A 3ª seção, por maioria, fixou o juízo Federal para julgar processos contra Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como Faraó dos Bitcoins. Os casos envolvem os crimes de pirâmide financeira e, para o colegiado, envolveria delito contra o sistema financeiro nacional.

No caso, a defesa de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como Faraó dos Bitcoins, criador da GAS Consultoria, pediu o reconhecimento da competência da Justiça estadual para julgar seus processos.

O relator, ministro Ribeiro Dantas, em decisão monocrática, reconheceu que o crime de pirâmide financeira é de competência estadual, mas ressaltou que este eventualmente pode gerar crimes federais conexos, como os crimes contra o sistema financeiro nacional.

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

3ª seção, por maioria, decide juízo competente para julgar acusações contra Faraó dos Bitcoins.(Imagem: Reprodução/Instagram)

No julgamento na 3ª seção, o relator manteve a decisão, reafirmando que se está trabalhando com um delito contra o sistema financeiro nacional, e que o correto foro seria da Justiça Federal.

Em divergência, o ministro Saldanha Palheiros considerou que todas as decisões da seção em relação a pirâmide financeira ou difusão de recursos através de criptoativos são no sentido de reconhecer a competência da Justiça estadual.

Para ele, a descrição dos fatos diz respeito a difusão de criptomoedas e os lesados são particulares, não há lesão ao sistema financeiro ou interesse da União.

Por fim, o colegiado, por maioria, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do relator.

Ficaram vencidos os ministros Saldanha Palheiros, Daniela Teixeira, Jesuíno Rissato e Sebastião Reis Jr., que davam provimento ao agravo regimental para firmar a competência da Justiça Estadual.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas