MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Banco indenizará homem por bloqueio de carro após financiamento falso
Golpe

Banco indenizará homem por bloqueio de carro após financiamento falso

Juíza paulista considerou provas contidas dos autos de que dono do veículo não vendeu carro e nem conhecia acordo com instituição financeira.

Da Redação

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Atualizado às 15:27

Banco deve indenizar proprietário de carro que teve veículo bloqueado por falso financiamento. Para a juíza de Direito Renata Barros Souto Maior Baião, da 6ª vara Cível de São Paulo/SP, o autor da ação apresentou provas de que não vendeu o carro e que não autorizou o negócio com a instituição financeira.

O dono do veículo descobriu, ao tentar licenciá-lo, que havia um bloqueio devido a um financiamento não quitado, realizado em nome de um terceiro desconhecido. Afirmou não ter vendido o carro nem autorizado tal restrição financeira, suspeitando de fraude. Após tentativas infrutíferas de resolver a situação, ele moveu uma ação judicial para anular o negócio jurídico e remover permanentemente o gravame, além de solicitar uma indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil.

Em sua defesa, a instituição financeira ressaltou a legalidade da transação, afirmando que o autor teria vendido o carro através de uma revendedora, que então recebeu os valores do financiamento após a aprovação e apresentação dos documentos necessários.

 (Imagem: Freepik)

Juíza observou que não há documentos nos autos que comprovem que o autor consentiu com a venda do carro ou se beneficiou da negociação.(Imagem: Freepik)

No entanto, a juíza observou que não havia documentos nos autos que comprovassem que o autor consentiu com a venda do carro ou se beneficiou dela.

"Nesse ponto, o pagamento do empréstimo foi realizado em nome e conta bancária de uma empresa que não tem relação com o autor."

Além disso, para comprovar a alegação de legitimidade da contratação, o banco somente anexou o laudo de vistoria/avaliação do veículo, "ausente o decalque do chassi, bem como do contrato de seguro, constando somente a assinatura do terceiro, além de fotos externas do veículo."

Ainda na decisão, a magistrada concluiu que as fotos apresentadas pelo banco foram tiradas enquanto o veículo se encontrava estacionado próximo ao local do seu trabalho.

"Aliás, o certificado de registro e licenciamento de veículo - CRV foi anexado aos autos por ele, inclusive, corroborando, ainda, o fato de ter comprovado estar segurado tendo constado o referido veículo na apólice. Tais provas evidenciam que a parte autora mantém o automóvel em seu poder, comprovando que ele não foi negociado com terceiro."

Nesse contexto, a juíza determinou que o homem foi vítima de uma fraude, estabelecendo a inexistência de relação jurídica entre as partes e ordenando que o banco pague R$ 5 mil por danos morais ao proprietário do veículo.

O escritório Lopes Rodrigues Advocacia atua pelo autor.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas