MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dino pede destaque em caso de empréstimo não solicitado considerado como amostra grátis
Pedido de destaque

Dino pede destaque em caso de empréstimo não solicitado considerado como amostra grátis

Ação será reiniciada em sessão presencial, ainda sem data marcada.

Da Redação

terça-feira, 16 de abril de 2024

Atualizado às 15:11

Ministro do STF, Flávio Dino, pediu destaque em julgamento de lei municipal 5.714/22 de Tubarão/SC, que equipara empréstimos bancários concedidos sem solicitação do consumidor a amostras grátis. A ação, julgada em sessão virtual prevista para encerrar nesta sexta-feira, 19, foi pausada e deverá ser retomada em formato presencial, ainda sem data prevista.

Até o pedido de destaque, somente o relator do caso, ministro Luiz Fux, havia votado. Para ele, a norma é inconstitucional, pois a "regulação do vínculo creditício deve ser uniformizada por normas nacionais".

 (Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Dino pede destaque em análise de lei que equipara empréstimo não solicitado a amostra.(Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Entenda a ação

A Consif - Confederação Nacional do Sistema Financeiro ajuizou no STF a ADPF 1.038 contra a lei do município de Tubarão/SC, que caracteriza empréstimos bancários concedidos sem solicitação do consumidor como amostra grátis.

Segundo a Consif, a norma municipal ofende o pacto federativo ao usurpar a competência da União para legislar sobre direito civil, política de crédito e normas gerais de consumo. A seu ver, a medida interfere em relações contratuais privadas, regulando contratos e obrigações, campo que não compete à atuação do legislador local.

Outro argumento é o de grave violação à garantia constitucional da propriedade, uma vez que a lei cria hipótese de expropriação de recursos privados ao criar a figura da "amostra grátis" em caso de dinheiro depositado na conta de pessoas que tenham recebido recursos de empréstimos não solicitados. Essa hipótese, segundo a entidade, só é autorizada pela Constituição em situações excepcionais.

Voto do relator

O ministro relator do caso, Luiz Fux, enfatizou a jurisprudência do STF que estabelece que é de competência exclusiva da União legislar sobre relações contratuais, mesmo em questões consumeristas, por se tratar de "matéria que demanda disciplina uniforme em âmbito nacional".  Ele também ressaltou que a União possui competência exclusiva sobre Direito Civil e política de crédito

Dessa forma, ao avaliar o caso concreto, o relator entendeu que a lei em questão trata diretamente de vínculo contratual, e trata de "atos de natureza creditícia, entre particulares e instituições financeiras".

"[A norma interfere] na regulação dos créditos bancários e do vínculo obrigacional respectivo, o que consubstancia incursão em matéria reservada ao legislador Federal."

Dessa forma, o relator determinou que a lei 5.714/22 é inconstitucional, uma vez que o direcionamento da política de empréstimos das instituições financeiras e a regulação do vínculo creditício devem ser uniformizados por normas nacionais.

Leia o voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas