MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dia da Adoção: Técnica judiciária conta realização do sonho de ser mãe
25 de maio - Dia Nacional da Adoção

Dia da Adoção: Técnica judiciária conta realização do sonho de ser mãe

Conheça a emocionante jornada de Raquel e Renato em busca da paternidade através da adoção. Um relato inspirador sobre os desafios e alegrias de ser pais adotivos.

Da Redação

sábado, 25 de maio de 2024

Atualizado às 10:49

25 de maio é o Dia Nacional da Adoção. Em celebração à data, a técnica judiciária do TJ/RO Raquel Correia Lima compartilhou sua jornada como mãe adotiva.

Junto com seu então companheiro Renato, Raquel trilhou um caminho de ansiedade e espera por quatro anos, até o dia em que conheceram Rodrigo, um bebê de oito meses. 

"Nos chamaram para conhecer um bebê. Foi paixão à primeira vista! No dia 31 de dezembro de 2008 fomos com ele para casa."

 (Imagem: Reprodução/TJ/RO)

No dia da adoção, a técnica judiciária Raquel Lima conta como realizou o sonho de ser mãe.(Imagem: Reprodução/TJ/RO)

Hoje, Rodrigo tem 16 anos. O processo de adoção, segundo Raquel, trouxe uma profunda jornada de aprendizado e crescimento. 

Para ela, a adoção requer preparação e disposição, assim como a paternidade ou maternidade biológica, envolvendo mudanças de comportamento, organização financeira e ajuste de rotina para acolher o novo membro da família.

"Ser mãe ou pai, independente de ser biológico ou adotivo, é um aprendizado diário. Ninguém nasce preparado para essa tarefa."

 (Imagem: Reprodução/TJ/RO)

No Dia da Adoção, a técnica judiciária Raquel Lima conta como realizou o sonho de ser mãe ao adotar Rodrigo.(Imagem: Reprodução/TJ/RO)

"Ser pai e mãe é uma tarefa desafiadora que implica renúncia, aceitação do filho real e o luto do filho idealizado. Devemos entender que criamos um filho para a sociedade e que isso envolve cuidados, proteção e educação", pontua.

Hoje, também integra a família o atual companheiro de Raquel, João. 

Como adotar?

O processo de adoção é acessível a pessoas maiores de 18 anos, independentemente do estado civil.

No Estado de Rondônia, o primeiro passo é procurar o Juizado da Infância e Juventude do TJ. Após o cadastramento, os candidatos passam por uma avaliação de aptidão e um curso de preparação. Assistentes sociais do Tribunal acompanham todo o processo, desde a orientação inicial até a inclusão da criança ou adolescente no novo lar.

O Dia Nacional da Adoção promove reflexão sobre a importância social da adoção, um ato de amor e cuidado que contribui para a qualidade de vida da criança e da comunidade que a recebe.

"Ser mãe adotiva é um ato de coragem e amor incondicional. É ter uma vida, cor e doar-se completamente a alguém que te escolheu", conclui Raquel.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...