MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano reembolsará tratamento fora da rede dentro do limite da tabela
Plano de saúde

Plano reembolsará tratamento fora da rede dentro do limite da tabela

Seguradora apresentou evidências de que a rede credenciada estava apta a realizar o tratamento necessário.

Da Redação

sábado, 22 de junho de 2024

Atualizado em 20 de junho de 2024 11:47

A companhia de seguro saúde Sul América deve reembolsar paciente apenas dentro dos limites da tabela do plano de saúde, após tratamento realizado em clínica não credenciada.

Decisão é do juiz de Direito José Alberto de Barros Freitas Filho, da A 26ª vara Cível de Recife/PE, em cumprimento de sentença, ao considerar que no processo principal havia sido determinado que o tratamento deveria ser realizado na rede credenciada da seguradora.

 (Imagem: Freepik)

Mulher que fez tratamento fora da rede terá reembolso no limite do contrato.(Imagem: Freepik)

A paciente havia buscado reembolso pelos valores pagos em um tratamento de EMT - Estimulação Magnética Transcraniana realizado em uma clínica não credenciada pelo plano de saúde. A seguradora contestou, alegando que os valores gastos fora da rede credenciada deveriam ser reembolsados apenas nos limites da tabela do plano.

O juiz, analisando os documentos apresentados, constatou que, no processo principal, havia sido determinado que o tratamento deveria ser realizado na rede credenciada da seguradora.

A Sul América havia indicado clínica hospitalar como prestadora credenciada para a realização do tratamento, mas a paciente optou por buscar atendimento fora dessa rede.

O magistrado destacou que a seguradora não descumpriu a determinação judicial, pois apresentou evidências de que a rede credenciada estava apta a realizar o tratamento necessário. A decisão judicial reforçou que a paciente não conseguiu provar que a Sul América agiu de forma negligente.

Com base nisso, o juiz acolheu a alegação de excesso de execução apresentada pela seguradora, decidindo que o reembolso dos valores pagos será limitado à tabela do plano de saúde.

A paciente foi intimada a apresentar comprovantes de pagamento e notas fiscais organizadas, mês a mês, no prazo de 15 dias.

Contudo, o magistrado destacou que a simples apresentação das notas fiscais não demonstra o efetivo desembolso das despesas para fins de reembolso, dada a opção da exequente em não realizar o tratamento na clínica credenciada.

Os advogados Thiago Pessoa, Victor Andrada e Luciane Cardim, do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, patrocinaram a seguradora na causa.

Veja a decisão.

Queiroz Cavalcanti Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA