MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-2 nega penhora de ajuda mensal feita por filhos de devedora
$$$

TRT-2 nega penhora de ajuda mensal feita por filhos de devedora

Colegiado se baseou na falta de comprovação das alegações da executada e na possibilidade de revogação das doações a qualquer momento.

Da Redação

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Atualizado às 10:31

A 17ª turma do TRT da 2ª região negou o pedido de penhora sobre valores futuros que uma mulher, devedora em um processo trabalhista, receberia de seus filhos a título de ajuda mensal. O credor solicitou que 50% desses valores fossem diretamente depositados em juízo para amortizar a dívida.

Essa solicitação ocorreu após o bloqueio de valores na conta da devedora em uma fase anterior do processo de execução. A mulher requereu a liberação dos valores, argumentando que o dinheiro depositado por seus filhos se destinava ao sustento próprio e do cônjuge, caracterizando-se como impenhorável, conforme o art. 833 do CPC No entanto, o pedido foi negado.

 (Imagem: Freepik)

Julgadora entendeu que não há fundamento jurídico para obrigar que os descendentes depositem os valores em juízo.(Imagem: Freepik)

A desembargadora-relatora Thaís Verrastro de Almeida considerou correta a manutenção da penhora das contas, visto que não houve comprovação da alegação da executada. A magistrada destacou que, mesmo que houvesse comprovação, o art. 833 do CPC prevê a possibilidade de constrição de bens impenhoráveis para o pagamento de pensão alimentícia.

O acórdão, contudo, estabeleceu que a expectativa de doações futuras, realizadas por liberalidade dos filhos, pode ser revogada a qualquer momento. Diante disso, a julgadora entendeu não haver base legal para obrigar os descendentes a depositarem os valores em juízo.

A relatora esclareceu ainda que a decisão "não impede que, havendo deferimento de novas pesquisas Sisbajud e localizado saldo penhorável, esse seja revertido em prol da satisfação da execução".

Confira aqui a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA