MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP mantém decisão que exige intérprete de libras em rede de apoio municipal
Acessibilidade

TJ/SP mantém decisão que exige intérprete de libras em rede de apoio municipal

Colegiado afirmou que a ausência de intérprete viola o princípio do mínimo existencial.

Da Redação

sábado, 26 de outubro de 2024

Atualizado às 16:20

A 6ª câmara de Direito Público do TJ/SP manteve decisão que condenou o município a garantir um profissional com formação em libras para atendimento a pessoas com deficiência auditiva na rede pública.

Colegiado argumentou que a ausência de intérprete de libras viola o princípio do mínimo existencial, essencial para garantir dignidade às pessoas com deficiência.

 (Imagem: Freepik)

Município deve disponibilizar profissional de Libras na rede de apoio municipal.(Imagem: Freepik)

Foi também determinado que o homem surdo receba os atendimentos necessários no Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e em outros órgãos municipais, por meio desse profissional.

Os autos revelam que o município não possui um profissional de libras em seu quadro, o que impede o Creas de identificar as necessidades de um paciente surdo, mudo e com transtornos mentais e de comportamento.

Diante da situação, o Ministério Público ingressou com ação civil pública pedindo atendimento adequado a ele e a oferta de um profissional de libras para a população em geral.

O relator do recurso, Joel Birello Mandelli, em seu voto, enfatizou que o Estado deve assegurar os direitos básicos às pessoas com deficiência e que a falta do intérprete afronta o princípio do mínimo existencial.

"O mínimo existencial constitui o conjunto fundamental dos direitos sociais mínimos, garantindo a dignidade humana. Trata-se do núcleo essencial do direito, que visa assegurar qualidade de vida, uma existência digna. O Estado não pode alegar a reserva do possível para justificar o descumprimento do mínimo existencial", concluiu.

O Tribunal não divulgou o número do processo.

Com informações do TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...