MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-2 rejeita penhora de veículo que não funciona há mais de uma década
Decisão

TRT-2 rejeita penhora de veículo que não funciona há mais de uma década

Colegiado rejeitou o pedido de penhora de um veículo para satisfazer dívida trabalhista, considerando a condição do bem inadequada e a medida ineficaz.

Da Redação

sábado, 21 de dezembro de 2024

Atualizado em 20 de dezembro de 2024 15:17

A 7ª turma do TRT da 2ª região indeferiu o pedido de um credor para a penhora de um veículo, localizado por meio de pesquisa patrimonial, com o objetivo de liquidar parte de uma dívida trabalhista. Considerando o estado inadequado do bem, os magistrados julgaram a medida ineficaz e contrária ao princípio da eficiência.

O credor, inconformado com a decisão que negou a constrição do automóvel, interpôs recurso. Argumentou que o veículo poderia ser leiloado por aproximadamente R$ 12 mil, metade do seu valor. Conforme a decisão de primeira instância, os danos significativos no veículo impediriam sua venda em hasta pública, gerando "inútil movimentação ao já assoberbado judiciário".

Determinou-se, então, um prazo para o autor indicar meios concretos para o prosseguimento da execução, sob pena de arquivamento.

 (Imagem: Freepik)

Magistrados consideraram a medida ineficaz, com violação do princípio da eficiência caso fosse adotada.(Imagem: Freepik)

No acórdão, a desembargadora-relatora Cláudia Regina Lovato Franco também questionou a efetividade da penhora, considerando o estado deteriorado do veículo, sem funcionamento há mais de uma década e com motor e carroceria danificados em um acidente, conforme demonstrado pelas imagens apresentadas pelo oficial de Justiça.

Citando os princípios da efetividade da Justiça e da celeridade processual, previstos no art. 765 da CLT, a magistrada declarou: "há de se ressaltar que o deferimento de medidas que se demonstrem inócuas viola o princípio da eficiência, cabendo ao magistrado, na condução do processo, indeferir requerimentos que se mostrem inúteis à satisfação do crédito".

Confira aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...