MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Orçamento secreto: Flávio Dino bloqueia 1,2 mil emendas da saúde
Contas irregulares

Orçamento secreto: Flávio Dino bloqueia 1,2 mil emendas da saúde

Ministro ressaltou não ser possível aguardar indefinidamente pelo cumprimento das regularizações por parte dos gestores públicos.

Da Redação

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Atualizado em 1 de maio de 2025 09:35

Ministro Flávio Dino, do STF, determinou o bloqueio de 1,2 mil emendas parlamentares destinadas à área da saúde cujas contas específicas ainda não foram regularizadas.

De acordo com o relator, a medida é necessária diante da continuidade da inobservância dos preceitos constitucionais de transparência e rastreabilidade, não sendo possível "aguardar indefinidamente pelo cumprimento dos deveres constitucionais por parte dos gestores públicos”.

Também foi ordenado que o Denasus - Departamento Nacional de Auditoria do SUS realize avaliação independente sobre a situação de cada emenda pendente.

Entenda

A decisão foi tomada no âmbito da ADPF 854, que trata do fim das inconstitucionalidades ligadas ao chamado “orçamento secreto”.

Desde agosto 2024 têm sido determinadas medidas para aumentar a transparência e a rastreabilidade na execução das emendas parlamentares ao orçamento da União.

Entre elas, estão a proibição de repasses da área da saúde que não estejam em contas específicas, emendas Pix sem plano de trabalho aprovado e emendas de comissão e de bancada que não tenham sido registradas em atas, identificando os parlamentares solicitantes e a destinação das verbas.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Ministro Flávio Dino mandar suspender 1,2 mil emendas da saúde irregulares(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Irregularidade

Contudo, conforme informado em petição da AGU, mesmo após as determinações, o descumprimento persiste. Das 7,3 mil propostas de emendas parlamentares registradas para a saúde, 6 mil contas específicas foram regularizadas, restando pendentes 1,2 mil.

Diante disso, Dino determinou, além do bloqueio das emendas irregulares, que o desbloqueio somente poderá ocorrer mediante pedido específico do Ministério da Saúde, com comprovação da regularização da conta.

Na decisão, o ministro prestou homenagem a José Afonso da Silva, que completa 100 anos nesta quarta-feira, 30, destacando que a supremacia da CF exige não só a conformidade ativa, mas também a rejeição da omissão inconstitucional por parte do Poder Público.

"O princípio da supremacia requer que todas as situações jurídicas se conformem com os princípios e preceitos da Constituição [...] omitir a aplicação de normas constitucionais, quando a Constituição assim a determina, também constitui conduta inconstitucional", citou Dino, reproduzindo texto do doutrinador.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista