MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cruzeiro e torcida organizada indenizarão pai de torcedor rival assassinado
Ataque à ônibus

Cruzeiro e torcida organizada indenizarão pai de torcedor rival assassinado

Juiz reconheceu que os autores do crime eram membros da torcida e aplicou responsabilidade objetiva com base na lei geral do esporte.

Da Redação

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Atualizado às 13:37

Cruzeiro Esporte Clube e a torcida organizada Máfia Azul foram condenados a indenizar em R$ 100 mil por danos morais o pai de um jovem torcedor atleticano morto após ataque ao ônibus em que ele viajava, cometido por membros da torcida.

A decisão é do juiz de Direito Christyano Lucas Generoso, da 22ª vara Cível de Belo Horizonte/MG, que reconheceu a responsabilidade objetiva e solidária das entidades pelo ato violento.

O pai da vítima relatou que, na data dos fatos, o filho estava em um ônibus coletivo que foi cercado por integrantes da torcida Máfia Azul, na região do Barreiro, em Belo Horizonte/MG. Os agressores usaram pedaços de pau, barras de ferro e foguetes contra o veículo, que acabou incendiado.

Ao tentar fugir do local, o jovem foi perseguido e espancado com pauladas, vindo a falecer dois dias depois, apesar de ter sido socorrido.

 (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Cruzeiro e Máfia Azul são condenados a indenizar por morte de atleticano.(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Em defesa, a Máfia Azul sustentou que não havia jogo oficial do Cruzeiro naquele dia, motivo pelo qual não haveria vínculo entre a ação violenta e a atuação da torcida organizada. Já o Cruzeiro alegou que a responsabilidade pela segurança dos torcedores naquele dia seria do Clube Atlético Mineiro, que enfrentava o Fluminense no Mineirão.

O juiz, no entanto, destacou que a Polícia Militar de Minas Gerais confirmou que todos os envolvidos presos e acusados pelo crime eram membros da Máfia Azul, inclusive seu então presidente.

Segundo o magistrado, a atual lei 14.597/23, conhecida como lei geral do esporte, "prevê que a torcida organizada responde civilmente, de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer de seus associados ou membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento".

Além da indenização de R$ 100 mil por danos morais, time e torcida foram condenados ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, fixados em 10% do valor da condenação.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA