MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Uberização: STF adia para 2026 julgamento sobre vínculo de motoristas de app
Vínculo empregatício

Uberização: STF adia para 2026 julgamento sobre vínculo de motoristas de app

Tema seguirá parado após exclusão da pauta pelo presidente do Supremo.

Da Redação

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Atualizado às 19:09

O presidente do STF, Edson Fachin, excluiu o tema da pauta e decidiu que o julgamento que vai definir se a relação entre motoristas de aplicativos e plataformas digitais deve ser reconhecida como vínculo de emprego só será retomado em 2026. A discussão impacta diretamente o modelo de trabalho de empresas como Uber, 99 e Rappi.

O processo, que discute a chamada uberização das relações de trabalho, começou a ser analisado pelo plenário em outubro, mas foi suspenso após as sustentações orais das partes e dos representantes das plataformas. 

 (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Uberização: discussão no Supremo fica para 2026.(Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Entre os casos que serão julgados está o RE 1.446.336, no qual a Uber questiona decisão do TST que reconheceu o vínculo de emprego entre um motorista e a empresa. O tema foi admitido com repercussão geral, o que significa que a tese fixada pelo STF valerá para todos os processos semelhantes em tramitação no país.

Outro processo sob análise é a Rcl 64.018, relatada pelo ministro Alexandre de Moraes, que trata da situação de um entregador vinculado à plataforma Rappi. Em ambos os casos, o plenário deverá decidir se os trabalhadores de aplicativos são autônomos ou empregados formais.

No fim de setembro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu que o Supremo não reconheça o vínculo trabalhista entre motoristas e empresas de aplicativo.

Na avaliação de Gonet, o reconhecimento do vínculo trabalhista fere entendimento anterior do tribunal e viola o princípio da livre iniciativa. O documento cita votos de ministros da Corte para reforçar que, no próprio Supremo, já há posições contrárias ao estabelecimento do vínculo trabalhista nessas relações.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...