MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nova lei inclui professores da educação infantil na carreira do magistério
Sancionada

Nova lei inclui professores da educação infantil na carreira do magistério

Sancionada pelo presidente nesta quarta-feira, normativa garante piso nacional e enquadramento em planos de carreira a docentes de creches e pré-escolas.

Da Redação

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Atualizado às 10:05

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei 15.326/26 que inclui os professores da educação infantil entre os profissionais do magistério público da educação básica.

A norma foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 7.

Com a nova legislação, professores que atuam na educação infantil - etapa voltada a crianças de zero a cinco anos, como creches e pré-escolas - passam a ser reconhecidos como profissionais do magistério, o que possibilita o acesso ao piso salarial nacional e ao enquadramento em planos de carreira, conforme a legislação e a regulamentação a ser editada pelos entes federativos.

A lei define como professores da educação infantil aqueles que exercem função docente, atuam diretamente com as crianças educandas e tenham sido aprovados em concurso público, independentemente da denominação do cargo ocupado. Exige-se formação mínima em nível médio, na modalidade magistério, ou curso de nível superior.

 (Imagem: Freepik)

Sancionada lei que inclui professores da educação infantil na carreira do magistério.(Imagem: Freepik)

A nova lei altera a lei do Piso Nacional do Magistério (lei 11.738/08), para incluir expressamente os professores da educação infantil entre os profissionais do magistério público da educação básica, e a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96), que passa a definir juridicamente essa categoria.

O Plenário do Senado aprovou, em dezembro, o projeto de lei que deu origem à norma. A proposta é de autoria da deputada federal Professora Luciene Cavalcante e teve a tramitação relatada no Senado, entre outras comissões, pela senadora Professora Dorinha Seabra.

"É um resgate histórico o que estamos fazendo. O projeto trata de justiça", afirmou a senadora durante a tramitação da matéria.

Relatora do texto na Comissão de Assuntos Econômicos, a senadora Leila Barros destacou que os recursos destinados à educação infantil devem ser vistos como investimento, e não como despesa. Segundo ela, o professor é peça central para garantir oportunidades e o sucesso ao longo da trajetória educacional.

Durante a apreciação da proposta, os senadores Flávio Arns, Izalci Lucas, Magno Malta e Damares Alves também manifestaram apoio à iniciativa.

A presidente da Comissão de Educação do Senado, Teresa Leitão, elogiou a atuação do movimento Somos Todas Professoras, que mobilizou apoio ao reconhecimento previsto na lei, e defendeu a valorização dos profissionais da educação infantil.

A lei prevê que sua implementação será regulamentada por ato do Poder Executivo do ente federativo responsável e entrou em vigor na data de sua publicação no DOU.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...