BC determina liquidação extrajudicial da Will Financeira, do grupo Master
Processo busca preservar a estabilidade do sistema e proteger credores e depositantes.
Da Redação
quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Atualizado às 08:40
O Banco Central do Brasil determinou, nesta quarta-feira, 21, a liquidação extrajudicial da Will Financeira, instituição controlada pelo Banco Master, em razão de comprometimento da situação econômico-financeira, insolvência e vínculo de controle com o conglomerado Master, conforme comunicado divulgado pelo Derad - Departamento de Resolução e de Ação Sancionadora.
A decisão se ampara em dispositivos da lei 6.024/74, que disciplinam a liquidação extrajudicial de instituições financeiras em dificuldades.
A liquidação extrajudicial é um regime de resolução pelo qual o Banco Central retira uma instituição em crise do Sistema Financeiro Nacional de forma organizada, interrompendo suas operações e antecipando o vencimento das obrigações, com o objetivo de preservar a estabilidade do sistema financeiro e proteger depositantes e credores na medida do possível.
A medida acontece em um contexto de grave crise no Banco Master, cuja liquidação extrajudicial foi decretada em 18 de novembro de 2025 após o regulador constatar falta de perspectiva de recuperação.
Na ocasião, o Banco Master e outras empresas do mesmo conglomerado foram incluídas na liquidação ou em regimes especiais de administração, em meio a uma investigação de fraudes e a prisão do controlador do banco, Daniel Bueno Vorcaro, por supostas irregularidades na gestão.
Com a decisão desta quarta-feira, o Banco Central também nomeou um liquidante com amplos poderes para conduzir o processo de administração e liquidação da Will Financeira.
Além disso, conforme prevê a legislação, os bens dos controladores e ex-administradores da instituição foram tornados indisponíveis como forma de garantir mecanismos de responsabilização e ressarcimento.




