MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mendonça torna facultativa ida de Vorcaro à CPMI do INSS e veta jatinho
Caso Master

Mendonça torna facultativa ida de Vorcaro à CPMI do INSS e veta jatinho

Ministro garantiu ao banqueiro o direito de não se autoincriminar e recusou o esquema de deslocamento proposto pela comissão.

Da Redação

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Atualizado às 20:41

O ministro do STF, André Mendonça, decidiu que o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, não é obrigado a comparecer para prestar depoimento na CPMI - Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apura descontos indevidos no INSS.

A presença tornou-se facultativa, embora o empresário já tenha indicado que pretende ir. As informações são do O Globo.

Na mesma decisão, Mendonça rejeitou pedido do presidente da comissão, senador Carlos Viana, para que Vorcaro fosse conduzido em aeronave particular a fim de depor na próxima segunda-feira, às 16h.

Segundo o portal, no ofício encaminhado ao STF, o senador informou que a própria defesa teria sugerido o uso do avião privado, sob o argumento de economia de recursos públicos e facilitação do deslocamento, com escolta de agentes da Polícia Legislativa do Senado Federal durante todo o trajeto.

 (Imagem: Rubens Cavallari/ Folhapress)

Mendonça decide que ida de Vorcaro a comissões do Congresso é facultativa e proíbe jatinho.(Imagem: Rubens Cavallari/ Folhapress)

Mendonça é o novo relator do caso envolvendo o Banco Master na Corte e já conduzia processos relacionados ao INSS.

Inicialmente previsto para quinta-feira, 26, o depoimento foi antecipado para segunda-feira, 23, após reunião reservada da cúpula da CPMI. Parlamentares avaliaram que a mudança reduziria o risco de novos adiamentos e evitaria que discussões judiciais sobre o comparecimento comprometessem a oitiva.

Vorcaro foi convocado no fim do ano passado, ocasião em que a comissão aprovou também a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático do empresário. A medida foi justificada pela necessidade de esclarecer o papel do Banco Master nas investigações sobre possíveis irregularidades em empréstimos consignados e outros produtos financeiros oferecidos a aposentados e pensionistas do INSS.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...