MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mendonça assume relatoria do caso Banco Master após saída de Toffoli
Troca de relatoria

Mendonça assume relatoria do caso Banco Master após saída de Toffoli

Redistribuição ocorreu após PF apontar menções ao nome de Toffoli em mensagens sob segredo de Justiça.

Da Redação

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Atualizado às 23:16

O ministro do STF André Mendonça será o novo relator do inquérito que apura suspeitas de fraudes envolvendo o Banco Master na Corte.

A definição ocorreu por meio de sistema eletrônico de redistribuição, depois que o ministro Dias Toffoli solicitou sua saída do caso.

Toffoli estava à frente do inquérito desde novembro do ano passado. A mudança foi motivada após a Polícia Federal informar ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, que mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, fazem referência ao nome de Toffoli.

O conteúdo dessas menções está sob segredo de Justiça. O aparelho foi apreendido durante operação de busca e apreensão.

Com a redistribuição, caberá a André Mendonça conduzir os próximos desdobramentos da investigação. Ele já relata outro inquérito no Supremo, que trata de descontos indevidos de mensalidades associativas em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

 (Imagem: Gustavo Moreno/STF)

André Mendonça assume inquérito do Banco Master no STF após saída de Toffoli.(Imagem: Gustavo Moreno/STF)

Saída de Toffoli

A saída de Toffoli foi discutida em reunião convocada por Edson Fachin, que reuniu os ministros por cerca de três horas para apresentar o relatório da Polícia Federal. Na ocasião, os integrantes da Corte também ouviram a manifestação do próprio Toffoli, que inicialmente defendeu sua permanência na relatoria.

No entanto, o ministro decidiu deixar o caso diante da pressão pública relacionada à sua atuação no inquérito. Desde o mês passado, ele vinha sendo alvo de críticas após reportagens apontarem que a Polícia Federal teria identificado irregularidades em um fundo de investimento vinculado ao Banco Master.

Esse fundo adquiriu participação no resort Tayayá, no Paraná, empreendimento que pertence a familiares de Toffoli. Mais cedo, o ministro confirmou ser um dos sócios do resort e declarou que não recebeu qualquer quantia de Daniel Vorcaro.

Em nota oficial, os ministros manifestaram apoio ao colega e afirmaram que não havia elementos que configurassem suspeição ou impedimento e que a redistribuição ocorreu a pedido do próprio ministro, com fundamento no regimento interno do STF.

Veja a nota do Tribunal:

"Os dez Ministros do Supremo Tribunal Federal, reunidos em 12 de fevereiro de 2026, considerando o contido no processo de número 244 AS, declaram não ser caso de cabimento para a arguição de suspeição, em virtude do disposto no art. 107 do Código de Processo Penal e no art. 280 do Regimento Interno do STF.

Reconhecem, assim, a plena validade dos atos praticados pelo Ministro Dias Toffoli na relatoria da Reclamação n. 88.121 e de todos os processos a ela vinculados por dependência.

Expressam, neste ato, apoio pessoal ao Exmo. Min. Dias Toffoli, respeitando a dignidade de Sua Excelência, bem como a inexistência de suspeição ou de impedimento. Anote-se que Sua Excelência atendeu a todos os pedidos formulados pela PF e PGR.

Registram, ainda, que a pedido do Ministro Dias Toffoli, levando em conta a sua faculdade de submeter à Presidência do Tribunal questões para o bom andamento dos processos (RISTF, art. 21, III) e considerados os altos interesses institucionais, a Presidência do Supremo Tribunal Federal, ouvidos todos os Ministros, acolhe comunicação de Sua Excelência quanto ao envio dos feitos respectivos sob a sua Relatoria para que a Presidência promova a livre redistribuição.

A Presidência adotará as providências processuais necessárias, para a extinção da AS e para remessa dos autos ao novo Relator.

Assinam:

Luiz Edson Fachin, Presidente

Alexandre de Moraes, Vice-Presidente

Gilmar Mendes

Cármen Lúcia

Dias Toffoli

Luiz Fux

André Mendonça

Nunes Marques

Cristiano Zanin

Flávio Dino"

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA