MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Ministro Toffoli deixa relatoria do caso Master
Judiciário

STF: Ministro Toffoli deixa relatoria do caso Master

Decisão foi tomada pelos demais ministros do Tribunal nesta quinta-feira, 12.

Da Redação

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Atualizado às 20:54

O ministro Dias Toffoli deixará a relatoria do processo no STF que investiga irregularidades no Banco Master. A decisão foi comunicada pelos demais ministros do STF depois de reuniões realizadas nesta quinta, 12. 

Em nota, o Tribunal afirma não ser o caso de arguição de suspeição, e que os atos praticados por Toffoli no processo foram válidos. Segundo o texto, a decisão partiu de pedido do próprio ministro, para que os feitos sob sua relatoria fossem livremente redistribuídos.

 (Imagem: Gustavo Moreno/STF)

Ministro Dias Toffoli deixa relatoria do caso Master no STF.(Imagem: Gustavo Moreno/STF)

A retirada do relator do processo ocorreu no mesmo dia em que a Polícia Federal encaminhou ao STF informação de que foi encontrada menção ao nome de Toffoli em mensagem no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, investigado no caso. O conteúdo da mensagem está sob segredo de Justiça.

Após a informação ser divulgada pela imprensa, ministro Dias Toffoli emitiu nota confirmando que integra o quadro societário da empresa Maridt, que vendeu participação no resort Tayayá, em Ribeirão Claro/PR, a um fundo ligado ao cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.

O ministro afirmou que declarou os valores recebidos à Receita Federal e negou ter recebido qualquer quantia de Vorcaro ou de seu cunhado, Fabiano Zettel.

Veja a nota do Tribunal:

Os dez Ministros do Supremo Tribunal Federal, reunidos em 12 de fevereiro de 2026, considerando o contido no processo de número 244 AS, declaram não ser caso de cabimento para a arguição de suspeição, em virtude do disposto no art. 107 do Código de Processo Penal e no art. 280 do Regimento Interno do STF.

Reconhecem, assim, a plena validade dos atos praticados pelo Ministro Dias Toffoli na relatoria da Reclamação n. 88.121 e de todos os processos a ela vinculados por dependência.

Expressam, neste ato, apoio pessoal ao Exmo. Min. Dias Toffoli, respeitando a dignidade de Sua Excelência, bem como a inexistência de suspeição ou de impedimento. Anote-se que Sua Excelência atendeu a todos os pedidos formulados pela PF e PGR.

Registram, ainda, que a pedido do Ministro Dias Toffoli, levando em conta a sua faculdade de submeter à Presidência do Tribunal questões para o bom andamento dos processos (RISTF, art. 21, III) e considerados os altos interesses institucionais, a Presidência do Supremo Tribunal Federal, ouvidos todos os Ministros, acolhe comunicação de Sua Excelência quanto ao envio dos feitos respectivos sob a sua Relatoria para que a Presidência promova a livre redistribuição.

A Presidência adotará as providências processuais necessárias, para a extinção da AS e para remessa dos autos ao novo Relator.

Assinam:

Luiz Edson Fachin, Presidente

Alexandre de Moraes, Vice-Presidente

Gilmar Mendes

Cármen Lúcia

Dias Toffoli

Luiz Fux

André Mendonça

Nunes Marques

Cristiano Zanin

Flávio Dino

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA