MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mendonça proíbe acesso da CPMI às mensagens de Daniel Vorcaro
Privacidade violada

Mendonça proíbe acesso da CPMI às mensagens de Daniel Vorcaro

Ministro determinou devolução do material à PF após vazamento de mensagens íntimas do banqueiro.

Da Redação

terça-feira, 17 de março de 2026

Atualizado às 07:40

O ministro do STF André Mendonça proibiu nesta segunda-feira, 16, que a CPMI do INSS tenha acesso a novos dados obtidos por meio da quebra de sigilos bancário, fiscal e telemático de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, ao entender que houve uso indevido de informações após vazamento de conteúdo privado.

Segundo a decisão, todo o material atualmente armazenado em sala-cofre da comissão, no Senado, deverá ser devolvido à PF, que ficará responsável por realizar nova triagem dos dados.

 (Imagem: Fellipe Sampaio/STF)

Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre.(Imagem: Fellipe Sampaio/STF)

A medida foi adotada após a divulgação de mensagens íntimas trocadas entre Vorcaro e a modelo Martha Graeff, obtidas a partir de celulares apreendidos pela PF. O conteúdo circulou na imprensa e nas redes sociais, o que levou o ministro a determinar a abertura de inquérito para apurar a responsabilidade pelo vazamento.

Na ocasião, André Mendonça destacou que o compartilhamento de dados com a CPMI não autorizava a exposição pública das informações.

Ao restringir o acesso, o ministro também determinou que a comissão não poderá consultar conteúdos relacionados à vida privada do banqueiro, cabendo à PF separar o que pode ou não ser utilizado.

"A Polícia Federal deverá, em colaboração interinstitucional com a presidência da CPMI-INSS, retirar todos os equipamentos que estão armazenados no referido local para realizar uma nova e detida separação dos dados existentes."

Além disso, estabeleceu que ninguém poderá acessar o material atualmente guardado na sala-cofre até que a nova análise seja concluída.

Histórico do caso no STF

No mês anterior, André Mendonça assumiu a relatoria do inquérito envolvendo o Banco Master após a saída do ministro Dias Toffoli. Entre as primeiras providências, havia autorizado o acesso da CPMI aos dados de quebra de sigilo de Vorcaro, decisão que havia sido anteriormente negada por Toffoli.

Após essa liberação, ocorreu o vazamento das mensagens privadas, fato que levou à revisão do acesso e à adoção das novas medidas restritivas.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO