MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça de MG aplica lei de Direitos Autorais a favor de artistas

Justiça de MG aplica lei de Direitos Autorais a favor de artistas

Este mês, o TJ/MG aplicou a lei de Direitos Autorais a favor de artistas, ao deferiu liminar impedindo a constante execução pública de músicas, sem licença autoral prévia, praticada pela Rádio Cidade FM e pela prefeitura de Centralina, em eventos públicos realizados na cidade. A lei do Direito Autoral vigente no país assegura que somente os autores têm o direito de utilizar, fruir e dispor de sua obra, bem como autorizar a sua utilização por terceiros.

Da Redação

domingo, 27 de setembro de 2009

Atualizado em 25 de setembro de 2009 12:34


Autorização

Justiça de MG aplica lei de Direitos Autorais a favor de artistas

Este mês, o TJ/MG aplicou a lei de Direitos Autorais a favor de artistas, ao deferir liminar impedindo a constante execução pública de músicas, sem licença autoral prévia, praticada pela Rádio Cidade FM e pela prefeitura de Centralina, em eventos públicos realizados na cidade. A lei do Direito Autoral vigente no país assegura que somente os autores têm o direito de utilizar, fruir e dispor de sua obra, bem como autorizar a sua utilização por terceiros. O autor da ação é o Ecad.

No processo que tem como réu o município de Centralina, a desembargadora Albergaria Costa determinou o cancelamento da execução pública de músicas sem autorização prévia dos autores e titulares, representados pelo Ecad, em qualquer evento futuro a ser realizado pela Prefeitura. Desde 2002, o município vem utilizando músicas como atrativo em seus diversos eventos públicos, tais como os carnavais de ruas e feiras, sem a devida licença autoral prévia, informa o Ecad.

Segundo o Ecad, a decisão do TJ/MG reflete o posicionamento do STJ, que há muito pacificou o entendimento de que os direitos autorais incidem independente de qualquer condição de lucro direto ou indireto na utilização das músicas, bastando para tanto, a ocorrência em locais de frequência coletiva.

Neste mesmo sentido, a 12ª câmara Cível do TJ/MG, em voto do desembargador Alvimar de Ávila, acompanhado pelo desembargador Saldanha da Fonseca, foi favorável ao recurso do Ecad, para determinar, com base no artigo 105 da lei Autoral, a suspensão da transmissão de músicas pela Associação Comunitária Comunicação de Frutal - Rádio Cidade FM, até a obtenção da prévia licença autoral, sob pena de multa diária. A rádio comunitária vem utilizando músicas em sua programação, sem autorização de seus autores, desde 2007.

_________________

Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais

Agravo de Instrumento 1.0118.08.012271-6/001
Comarca de Canápolis
Agravante: ECAD - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição
Agravado: Município de Centralina
Relatora: Desembargadora Albergaria Costa

Trata-se de agravo de instrumento com requerimento de "efeito ativo" interposto contra a decisão de fls.188-TJ, que indeferiu o pedido de antecipação de tutela por entender que o evento já ocorreu.

Em suas razões recursais, a agravante pediu seja determinado que o agravado se abstenha de utilizar obras musicais tuteladas sem autorização.

É o relatório.

Verifica-se a possibilidade de a decisão agravada causar lesão grave ou de difícil reparação que justifique o processamento deste agravo na forma instrumental.

Precisamente no caso em apreço, e possível constatar, ainda, a relevância da fundamentação tendente a fornecer um convencimento inequívoco acerca da plausibilidade do direito perseguido, mormente porque o objeto da ação não era restrito ao evento já ocorrido (Carnaval 2009), mas a todo e qualquer evento futuro realizado pelo agravado.

Isso posto, DEFIRO a antecipação de tutela recursal para determinar que o município de Centralina se abstenha de executar obras musicais tuteladas, sem a devida autorização do agravante.

Comunique-se com urgência, o Juízo de primeiro grau.

Proceda-se a intimação do agravado, na forma do art.527, V, do Código de Processo Civil.

Requisitem-se informações ao Juiz da causa.

Publique-se. Intimem-se. Cumpra-se.

Albergaria Costa - Relatora

Belo Horizonte, 10 de setembro de 2009.

_________
_________________

Leia mais

  • 25/9/09 - Município de Lajes/SC condenado a pagar direitos autorais por exploração de música na festa do Pinhão - clique aqui.
  • 21/9/09 - STJ - Sonorização em ambiente comercial implica pagamento de direito autoral - clique aqui.
  • 17/8/09 - STJ condena Band ao pagamento de R$ 70 milhões por direitos autorais - clique aqui.
  • 7/8/09 - Prefeitura de Nova Veneza/SC terá que pagar retribuição autoral por músicas usadas na festa de emancipação do município - clique aqui.
  • 6/8/09 - TJ/SC - Terra Brazilis terá de pagar R$ 300 mil de direitos autorais – clique aqui.
  • 28/7/09 - NET de Santa Catarina terá que pagar os direitos autorais de execução pública de música – clique aqui.
  • 14/7/09 - TJ/DF entende que é descabida a cobrança de retribuição autoral por utilização de músicas em celebração litúrgica – clique aqui.
  • 9/7/09 - Decisões garantem recebimento de direito autoral no RS – clique aqui.
  • 3/7/09 - STJ - Em obra coletiva, produtora é titular dos direitos autorais, ressalvados os direitos dos artistas – clique aqui.
  • 30/6/09 - Rádio é proibida de tocar músicas até que regularize o pagamento dos direitos autorais, decide TJ/MG – clique aqui.
  • 29/6/09 - Afiliada da Band é condenada ao pagamento dos direitos autorais pela execução de obras musicais – clique aqui.
  • 27/6/09 - Rádio Comunitária de Ipojuca/PE tem de pagar direito autoral – clique aqui.
  • 24/6/09 - Município gaúcho é obrigado pagar direitos autorais por uso de músicas em carnaval de rua – clique aqui.
  • 22/6/09 - Clubes da Ilha do Governador/RJ é obrigada a pagar direito autoral – clique aqui.
  • 18/6/09 - TJ/PR obriga Net Arapongas ao pagamento de direitos autorais pela execução pública de músicas – clique aqui.
  • 17/6/09 - TJ/ES decide que festa de casamento tem de pagar direito autoral – clique aqui.
  • 16/06/09 - TJ/SP condena hotel ao pagamento da retribuição autoral por utilizar músicas em suas dependências – clique aqui.
  • 15/7/09 - STJ - Instituto de beleza carioca tem de pagar direito autoral – clique aqui.
  • 8/6/09 - Julgado improcedente pedido de isenção de direito autoral em consultório médico - clique aqui.
  • 6/6/09 - Íntegra de acórdão do TJ/SP que discutiu a legalidade de cobrança de direitos autorais em festa de casamento - clique aqui.
  • 18/5/09 - Direitos autorais em festa de casamento - clique aqui.
  • 15/5/09 - Não cabe cobrança de direitos autorais em evento sem fins lucrativos - clique aqui.
  • 15/12/08 - Execução de obras musicais enseja pagamento ao Ecad - clique aqui.

________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...