6.ago.2024STJ anula provas obtidas por guarda municipal e tranca ação por tráficoColegiado considerou indevida atuação da guarda municipal, sendo "totalmente desvinculada de suas atribuições de proteger o patrimônio municipal".
6.ago.2024Cármen Lúcia critica falta de publicidade em votações virtuais do STJPara ministra, sistema que não exibe votos é "antidemocrático, antirrepublicano e inconstitucional".
6.ago.2024STJ: Plano cobrirá número indeterminado de sessões de psicomotricidadeA atividade de psicomotricidade é autorizada para profissionais com diploma de pós-graduação nas áreas de saúde e educação, com especialização em psicomotricidade.
6.ago.2024STJ define início de juros moratório sobre diferença de aluguéisColegiado considerou que a apuração das diferenças depende de título executivo judicial, sendo que o devedor só pode ser constituído em mora após o trânsito em julgado desse montante.
6.ago.2024Juiz condena ex-síndico a ressarcir valores de contratos superfaturadosA sentença foi baseada em evidências de má gestão e superfaturamento de contratos, uma vez que as despesas com serviços foram autorizadas sem a anuência da assembleia geral.
6.ago.2024STJ nega aborto em caso de feto com Síndrome de Edwards na 31ª semanaDecisão da 5ª turma destacou a rigidez da legislação brasileira sobre o tema e reiterou que a interrupção da gravidez só é permitida em casos específicos.
6.ago.2024STF admite conciliação em reintegração se esbulho ocorreu após pandemiaDecisão foi motivada pela complexidade dos casos de reintegração, nos quais é necessário considerar vulnerabilidade dos ocupantes, como ocorre no caso concreto, entre Ambev e comunidade "Ouro Verde".
6.ago.2024STJ valida busca pessoal sem mandado de réu após droga jogada pelo muro6ª turma entendeu que jurisprudência do Corte permite busca pessoal sem mandado judicial quando há fundada suspeita de crime.
6.ago.2024TJ/SP extingue processo por falta de comprovante de endereço da parteColegiado fez a exigência após constatar indícios de litigância predatória, e destacou necessidade de prevenir fraudes.
6.ago.2024STJ: É possível penhora de vaga de garagem desde que hasta seja restrita a condôminosO relator, ministro Antonio Carlos Ferreira, interpretou CC em consonância com súmula do STJ sobre o tema.