MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
14.jul.2011

TJ/SP - Desembargador concede liminar em MS para suspender a penhora de faturamento de mantenedora de IES

Em ação de cobrança de Cédula de Crédito Bancária no valor aproximado de R$ 1 mi, o juízo da 7ª vara Cível de São José do Rio Preto/SP determinou que as mensalidades dos alunos de uma instituição de ensino fossem penhoradas, mensalmente, até a quitação da dívida da instituição com o banco. E isso mesmo sabendo que o crédito está sub judice por outra demanda. Agravando da decisão, a instituição obteve do desembargador Correia Lima, presidente da 20ª câmara de Direito Privado, o deferimento em parte, já que limitou-se a penhora a 40%. Alegando que a manutenção da decisão, mesmo que em parte, levaria a sua falência, a instituição impetrou MS. O juiz convocado Francisco Giaquinto, integrante da mesma câmara, acolheu pedido suspensivo e derrubou a decisão do desembargador Correia Lima, afastando a ordem de penhora do faturamento.

14.jul.2011

OAB/SP divulga nota de apoio à orientação da AGU que torna obrigatória inscrição na Ordem

O presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa, e o presidente da Comissão do Advogado Público, Jorge Eluf Neto divulgaram nesta quarta-feira (13/7) Nota conjunta, na qual destacam a importância de Orientação Normativa da AGU que torna obrigatória a inscrição na OAB dos advogados públicos da esfera federal, mas discordam que a apuração de falta funcional do advogado público seja apurada pela AGU.

14.jul.2011

Evento debate a advocacia e as mídias sociais

No dia 7/7, ocorreu o evento "Mídias Sociais e Advocacia", realizado no auditório da Central Prática, em SP. Durante o curso, o advogado Vitor Hugo das Dores Freitas, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB/SP, comentou como os advogados podem exercer sua atividade sem violar a legislação rígida e controlada. Para ele, "há sim" alternativas para o uso ético das redes sociais. "Porém, o profissional deve se atentar para algumas questões importantes".