4.jun.2025CNJ aposenta compulsoriamente juiz Marcelo Bretas por abusos na Lava JatoPlenário considerou que magistrado atuou com parcialidade, abusou de sua função e buscou protagonismo midiático.
4.jun.2025STJ julga disputa por comando do inventário do empresário João SantosRelator, ministro Moura Ribeiro, votou por anular decisão do TJ/PE e restabelecer filho do empresário como inventariante.
4.jun.2025STJ nega ingresso da Fazenda e de empresas do grupo João Santos em inventárioTurma entendeu que disputa sobre inventariante deve seguir sem interferência de terceiros interessados na recuperação judicial.
3.jun.2025STJ analisa termo inicial da pensão por morte a menor de idadePara ministra Regina Helena Costa, julgamento pode alterar entendimento da Corte de que o menor não pode ser prejudicado pela inércia de seu representante legal.
3.jun.2025STJ: Honorários em adjudicação incidem sobre vantagem econômica3ª turma fixou que, mesmo com pedido de escritura, honorários devem se basear na vantagem econômica obtida pela parte vencedora.
3.jun.2025STJ valida prova enviada pela CEF e restabelece ação de fraude bancáriaA 6ª turma entendeu que os documentos enviados pela Caixa à PF, ao denunciar fraude contra a própria instituição, não violam sigilo bancário.
3.jun.2025STJ anula acórdão julgado em sessão virtual sem intimação de advogadosCorte reconheceu cerceamento de defesa.
3.jun.2025STJ anula julgamento virtual realizado durante o recesso forenseCorte reconhece violação ao art. 220 do CPC e garantiu novo julgamento fora do período de 20 de dezembro a 20 de janeiro.
3.jun.2025STJ mantém preventiva de advogada investigada em esquema na educaçãoA advogada está sendo investigada por envolvimento em esquema de desvio de verbas públicas e fraude na compra de material didático para a rede municipal de Belford Roxo/RJ.
3.jun.2025STJ mantém quebra de sigilo de deputado suspeito de fraudar licitaçãoSexta turma afasta alegação de nulidade em decisão que autorizou quebra de sigilo bancário e telemático, além de busca e apreensão contra o deputado federal pelo Ceará, Yury Bruno de Alencar Araújo.