MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
17.set.2009

Senado - Reconhecimento de divórcio realizado no estrangeiro terá prazo menor

O Senado aprovou ontem, 16/9, a redução de três anos para um ano da data da sentença o prazo para o reconhecimento, no Brasil, de divórcio realizado no estrangeiro, se um ou ambos os cônjuges forem brasileiros. A redução foi proposta pelo PLC 74/06. Caso a sentença tenha sido antecedida da separação judicial por um ano, a homologação produzirá efeito imediato. Pelo texto legal em vigor (Lei de Introdução ao CC, de 1942), esse prazo também é de três anos. A matéria seguiu à sanção presidencial.

17.set.2009

Senado - Herdeiros não pagarão mais pensão alimentícia a dependentes de falecido

O CC poderá ser alterado para esclarecer que a pensão alimentícia cessa com o óbito do alimentante e ao espólio cabe apenas pagar ao credor de alimentos as dívidas remanescentes. É o que prevê o PLS 61/09 aprovado ontem, 16/9, pela CCJ, em decisão terminativa, que visa, segundo o autor, senador Expedito Júnior (PR/RO), acabar com "conflito de interpretação entre os textos dos artigos" da lei 10.406/02.

17.set.2009

Senado - CPF, identidade, passaporte e carteiras de habilitação e de trabalho terão o mesmo número

O Senado aprovou ontem, 16/9, o PLC 46/03 que unifica vários documentos de identificação em um só. O projeto, que agora vai a sanção presidencial, determina a unificação do CPF, da CTPS, e da CNH, do passaporte e de quaisquer outros documentos necessários ao cidadão para que todos passem a ter o mesmo número do Registro da Identidade Civil, à medida que forem sendo expedidos.

17.set.2009

Proposta que agiliza prisão e extradição de estrangeiro passa na CCJ do Senado

A autoridade policial brasileira poderá passar a solicitar a prisão preventiva e a extradição de estrangeiro perante o STF também por meio da Organização Internacional de Polícia Criminal - Interpol. A decisão foi tomada ontem, 16/9 pela CCJ, que aprovou, em caráter terminativo, alteração no Estatuto do Estrangeiro com o objetivo de agilizar as condições de prisões e extradição de estrangeiros no Brasil.

17.set.2009

STF confirma suspensão do ICMS na compra de insumos adquiridos para exportação por empresas da Amazônia Legal

Por unanimidade, o Plenário do STF referendou a liminar na Ação Cautelar 2349, concedida pelo ministro Marco Aurélio em favor da Johnson & Johnson Industrial Ltda. A decisão do ministro, tomada em maio de 2009, suspendeu a exigibilidade do pagamento de ICMS decorrente da aquisição de insumos destinados à exportação de produtos por empresas situadas na Amazônia Legal.