MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
13.mai.2009

STJ - Furto de barras de alumínio no valor de R$ 150 reais não pode ser considerado insignificante

"No caso de furto, não se pode confundir bem de pequeno valor com de valor insignificante, pois neste está excluído o crime em face da ausência de ofensa ao bem jurídico tutelado, aplicando-lhe o princípio da insignificância. Entretanto, a subtração de mercadoria cujo valor não pode ser considerado ínfimo não pode ser tida como um indiferente penal", afirmou a ministra Laurita Vaz, da 5ª Turma do STJ, ao negar o pedido de habeas corpus em favor de A.M.T., acusado de furtar 15 barras de alumínio avaliadas em cerca de R$150,00.

13.mai.2009

STJ - Honorários do curador nomeado ao réu revel devem ser pagos antecipadamente pelo autor

Cabe ao autor adiantar a verba relativa aos honorários do curador especial. Caso já tenha sido julgado o processo com a condenação do réu em sucumbência, o autor não se exime de tal encargo. Esse pode se ressarcir do valor quando da execução da sentença. Foi essa a posição do STJ no julgamento de um recurso em que se discutiu a quem caberia o encargo de honorários do curador revel.

13.mai.2009

STF - Controle concentrado: Legalidade de leis ou atos normativos é questionada em 1.040 ações

Tramitam atualmente no STF 1.040 ações que fazem o chamado "controle concentrado" de constitucionalidade - quando se contesta diretamente a legalidade de uma determinada lei ou ato normativo. Dados fornecidos pela Assessoria de Gestão Estratégica do STF dão conta de que a Ação Direta de Inconstitucionalidade é o instrumento mais utilizado nesses questionamentos, com 976 pedidos em curso na Corte.