INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.711

MIGALHAS nº 2.711

Sexta-feira, 9 de setembro de 2011 - Migalhas nº 2.711 - Fechamento às 10h18.

"Uma questão judicial hoje pode converter-se em política amanhã. Um problema, agora político, pode ser amanhã judicial."

Rui Barbosa

Mensalão

Não fosse digital, o protocolo do STF ontem não daria conta do recado. É que se encerrava o prazo para entrega das alegações finais do caso mensalão. Réus à farta, argumentos à saciedade.

Lula lá

A defesa final de Marcos Valério, que foi entregue antes, no dia 6, está hoje na manchete da Folha de S.Paulo. Isso porque na peça de 148 laudas, da lavra do advogado Marcelo Leonardo (Marcelo Leonardo Advogados Associados), entre os substanciosos argumentos no sentido de que não se provou a existência de compra de votos nem o uso de recursos públicos, há a seguinte passagem que chamou a atenção do matutino : "É raríssimo caso de versão acusatória de crime em que o operador do intermediário aparece como a pessoa mais importante da narrativa, ficando mandantes e beneficiários em segundo plano, alguns, inclusive, de fora da imputação, embora mencionados na narrativa, como o próprio ex-presidente LULA." (Clique aqui)

Mais mensalão

Entre as dezenas de alegações finais, todas pela absolvição, pinçamos algumas migalhas :

- As razões últimas de Delúbio Soares, em 135 laudas da lavra de Arnaldo Malheiros Filho (Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados), após saborosa introdução, contêm preliminarmente a alegação de cerceamento de defesa para, no mérito, argumentar que o "processo, desde a fase investigatória parlamentar, não conseguiu produzir contra ele provas de que tivesse corrompido parlamentares em troca de votos ou de que participasse de alguma organização criminosa".

- Nos argumentos finais de José Genoíno, em 115 laudas da lavra de Luiz Fernando Pacheco (Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados), numa bem costurada exposição, alega-se a incompetência do STF, pois o réu não é mais deputado e, portanto, não teria a prerrogativa de foro. Ao final, diz que as provas reunidas, "ou mesmo o vazio absoluto da ausência delas", e toda a instrução processual, espelhada em mais de 40 mil páginas, "apontam para inocência e absolvição".

- Nas justificativas derradeiras de Duda Mendonça e Zilmar Fernandes, em diretas 17 laudas da lavra de Tales Castelo Branco e Frederico Crissiúma de Figueiredo (Castelo Branco Advogados Associados), após a apresentação da "longa, honesta e reconhecida atuação no mercado publicitário", alega-se que não foi demonstrada a forma pela qual se daria a "lavagem de dinheiro" e que a "mera ocultação dos valores, em conta no exterior, não configura o crime".

_____________

Laqueou, votou

O STF condenou o deputado Federal Asdrúbal Bentes a três anos, um mês e dez dias de prisão por realizar cirurgias de laqueadura tubária em mulheres de Marabá/PA em troca de votos nas eleições municipais de 2004. Interessante questão no julgamento, e que tomou conta da sessão, foi a de saber se, com a sentença criminal transitada em julgado, o parlamentar perde o mandato. Ou seja, se isso é um mandamento automático. Entenderam os ministros que não, o parlamentar só perde o mandato se a casa legislativa a qual ele integra decidir que é o caso. (Clique aqui)

É, mas não é

Em relação à sessão plenária de ontem no STF, há ainda outra observação. É que a ausência de dois ministros tem sido prejudicial para o bom debate. Não que os nove ali não possam travar discussões interessantes. Não é isso. Aliás, ontem foi a prova de que isso é possível. Mas o fato é que faz falta o novo ministro que a presidente Dilma ainda não se dignou a nomear (será que S. Exa. está querendo fazer um aperto de gastos diminuindo os integrantes do Judiciário ?). E, também não podemos nos esquecer, faz falta o outro. Qual é mesmo ? Ah, íamos nos esquecendo, é o ministro Joaquim Barbosa, aquele que é ministro, mas não participa das sessões. Ou seja, se você, pobre jurisdicionado, tem um processo nas mãos de S. Exa., vá rezar à Nossa Senhora das Dores, pois é ela, e só ela, que pode dar andamento no feito.

Compadecimento

A julgar o vigor das palavras, pode não parecer, mas a equipe deste rotativo sinceramente se condói da situação dolorida do ministro Joaquim Barbosa. Nem por isso, no entanto, acha que o jurisdicionado tenha que penar junto. Assim, como já dissemos alhures, faria ato de grandeza republicana, a honrar o currículo de S. Exa., se - para o bem andamento dos feitos que sopitam sob seus cuidados (e das almas que por trás existem) - o ministro Joaquim Barbosa, não podendo comparecer às sessões regularmente, pedisse aposentadoria. Contra este ato extremado, dizem que pesa o fato de que o ministro quer concluir o julgamento do tormentoso processo do mensalão e, ao fim do ano que vem, assumir a presidência da Corte. Queremos crer que isso não passa de especulação boba, pois seria um ato de vaidade egoísta que não se coaduna com a envergadura do cargo para o qual S. Exa. foi meritoriamente investido.

Sem o animus necandi - II

Repercutiu a decisão, ontem também aqui noticiada, de que a 1ª turma do STF havia concedido HC para modificar a tipificação de homicídio doloso para culposo num evento em que um motorista, embriagado, ao se acidentar provocou a morte de uma pessoa. No caso, o ministro Fux deixou claro seu entendimento no sentido de que "a embriaguez que conduz à responsabilização a título doloso refere-se àquela em que a pessoa tem como objetivo se encorajar e praticar o ilícito ou assumir o risco de produzi-lo". Ouvido pelo Estadão, o judicioso advogado Tales Castelo Branco (escritório Castelo Branco Advogados Associados) considerou a decisão "absolutamente correta" : "Teria de ficar provado que o motorista se embriagou e queria matar determinada pessoa. Se não foi isso, se foi fatalidade ou infelicidade, é culposo". (Clique aqui)

Publicação de peso

A InBook Editora, em parceria com o portal Migalhas, está lapidando um sofisticado projeto editorial que reunirá destacadas bancas do mercado jurídico. Valorosos nomes já integram o projeto, entre eles o de Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados. (Clique aqui)

Cobrança de condomínio - prescrição quinquenal

A 3ª turma do STJ entende que a cobrança de cotas condominiais prescreve em cinco anos, a partir do vencimento de cada parcela, considerando que os débitos condominiais são dívida líquida constante de instrumento particular e o prazo prescricional aplicável é o estabelecido pelo CC. (Clique aqui)

Propriedade industrial

Em casos de violação de direito de propriedade industrial, ainda que não haja a mensuração exata dos danos, a ação de indenização pode ser acolhida se a prática ilícita tiver sido reconhecida - hipótese em que a apuração dos danos fica para a fase de liquidação da sentença. A decisão, da 4a turma do STJ, diz respeito à ação indenizatória contra a empresa Ativa, que importava e vendia, sem anuência, produtos usados da Konica-Minolta. O caso foi conduzido pelo escritório Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados, sob os cuidados do advogado Alexandre Lyrio, em defesa da conhecida fabricante de copiadoras. (Clique aqui)

Falência

O ministro João Otávio de Noronha entendeu que o credor pode, sim, desistir de objeção que suscitou ao plano de recuperação judicial se o pedido de desistência tiver sido apresentado antes de convocada a assembleia-geral de credores. (Clique aqui)

Recuperação

O escritório Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais aprovou, com a maioria absoluta de credores, o plano de recuperação judicial da rede de drogarias Santa Marta, uma das maiores do Centro-Oeste. Para o advogado da banca Joel Luis Thomaz Bastos, "aprovada a recuperação judicial, a Santa Marta passa a ser uma operação muito atrativa para investidores, especialmente diante do cenário de consolidação que hoje atinge o setor". Participa também do trabalho Galleazzi e Associados.

Aposentadoria

A Corte Especial do TJ/PE decidiu aposentar compulsoriamente o juiz de Direito Francisco de Assis Timóteo Rodrigues por adotar procedimento funcional incompatível com o bom desempenho das atividades do Judiciário. O magistrado era investigado, entre outras coisas, por concessão de privilégios a determinado jurisdicionado, com deferimento de liminar sem a presença do título de crédito no bojo dos autos. (Clique aqui)

TRE/MT

O MPF/MT denunciou sob acusação de improbidade administrativa 12 suspeitos de envolvimento em um suposto esquema de venda de sentenças na Justiça Eleitoral do Estado. Entre os denunciados estão o ex-presidente do TRE/MT, advogados, juízes, uma ex-prefeita e servidores públicos.

OAB/MT

A OAB/MT impetrou HC requerendo o trancamento de inquérito policial instaurado contra diversos advogados. O autor da representação criminal é o juiz Federal Francisco Alexandre Ribeiro, de Rondonópolis, que alega ter sofrido calúnia e difamação pública após a OAB/MT ter divulgado notícia em seu site acerca de reclamações de advogados contra o magistrado. (Clique aqui)

Migas

1 - AMB prepara uma mobilização no Congresso, no próximo dia 21, para pedir aumento salarial. (Clique aqui)

2 - Sancionada lei 12.483/11 que prioriza inquéritos com vítimas e testemunhas protegidas. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Sustentação oral

"Aos 51 anos de idade e 28 anos de advocacia aprendi que não devemos abrir mão de nenhuma de nossas prerrogativas (Migalhas 2.709 - 6/9/11 - clique aqui). Parabéns ao colega!" Geraldo Majela Pessoa Tardelli

Ponto eletrônico

A entrada em vigor da portaria 1.510/09, do MTE, que estabelece novos parâmetros para o registro eletrônico de ponto, foi novamente adiada. Desta vez, para o dia 3 de outubro (clique aqui). Ao analisar as modificações propostas pela portaria, o advogado Marcelo C. Mascaro Nascimento, do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista, esclarece que, apesar dos custos, haverá maiores garantias para a efetividade dos direitos trabalhistas, além de facilidades na gestão da folha de pagamentos por parte das empresas. (Clique aqui)

Homoafetividade

A conversão da união estável homoafetiva em casamento é analisada pelo advogado Antonio Ivo Aidar, do escritório AIDAR SBZ Advogados, com base no artigo 1.725, do Código Civil. Em sua interpretação, o texto constitucional diz ser incabível o preconceito sexual, chancelando a legalidade de todas as uniões conjugais existentes com escopo de constituir família, sejam ou não entre pessoas de sexos diferentes. (Clique aqui)

Antitruste

Os advogados Eduardo Molan Gaban e Bruno Droghetti Magalhães Santos, do escritório Machado Associados Advogados e Consultores, discorrem sobre o ajuizamento de ações de indenização que objetivam reparar danos decorrentes de práticas anticoncorrenciais. Para eles, a obtenção de montantes compensatórios significativos reforça a política antitruste e aumenta o efeito dissuasório das práticas anticompetitivas. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Bilionário

"Donald Trump não é um bilionário". Essa polêmica afirmação deu causa a uma ação judicial por difamação em Nova Jersey contra o autor do livro "TrumpNation : The Art of Being The Donald", mas que foi, no entanto, julgada improcedente após provado não ter havido dolo. (MI - clique aqui)

MKT

Participar de um talk show na web TV proporciona ao advogado uma oportunidade única de mostrar ao seu público-alvo credibilidade e visibilidade sobre sua experiência, com todos os benefícios que a TV aberta propicia. Leia o Law Firm Marketing do MI de hoje. (MI - clique aqui)

Estas e outras notícias no MI - Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

_____________

Tributos

O escritório Boccuzzi Advogados Associados anuncia a contratação de Renata Ferreira Leite para reforçar a equipe da área tributária.

Compliance

A fim de otimizar as oportunidades dos clientes e encontrar as soluções adequadas para os cenários que se apresentam, o escritório Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados lança a nova área de compliance, sob a coordenação de Flávia Silva Scabin e supervisão dos sócios Fabio Ferreira Kujawski e Luiz Antonio dos Santos Junior.

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. Hoje, o leitor premiado é Emerson José do Couto, que em sua missiva fala sobre sustentação oral, assunto discutido em nosso rotativo. (Clique aqui)

Homenagem

No último dia 5, o jornalista e colunista migalheiro Gaudêncio Torquato foi homenageado no 34º Intercom pelo seu pioneirismo na comunicação organizacional no Brasil. (Clique aqui)

Fachadas

A neutralidade é característica predominante na fachada de Brasilândia/MS, que possui paredes texturizadas na cor cinza, porta de madeira com vitral e janela branca com persianas claras. A seção Fachadas celebra a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo. Para visualizar os detalhes ampliados, deslize o mouse sobre a imagem. (Clique aqui)

Flash

Aproveite o fim de semana para fotografar a fachada de seu escritório e enviar gratuitamente para a redação migalheira. Nossa vitrine festeja a variedade arquitetônica das bancas de Norte a Sul. (Clique aqui)

Mário Fofoca

Câmara analisa o PL 1.211/11 que regulamenta a profissão de detetive particular.

Circus

No Circus de hoje, Adauto Suannes relata uma conversa entre magistrados. (Clique aqui)

Semanário

Com a rotina acelerada durante a semana, nem sempre dá tempo para aquela leitura que exige mais profundidade. Portanto, aproveite o fim de semana para colocar o conteúdo em dia.

Baú migalheiro

Há 108 anos, no dia 9 de setembro de 1903, o STF, provendo a revisão requerida pelo dr. Pedro Moacyr, interposta do acórdão do Superior Tribunal do Estado do RS, de 11 de julho de 1899, que condenara o dr. Manuel Teles de Queiroz, juiz da 3ª vara da comarca de Porto Alegre, à pena de suspensão, multa, prisão celular e perda do emprego, absolveu o referido juiz da acusação pelo crime de falta de exação no cumprimento do dever, reformou a decisão recorrida na parte concernente ao delito de prevaricação, ficando a pena imposta, assim, comutada na de três meses de prisão celular. (Clique aqui)

Sorteio

Fruto do trabalho do professor Flávio Monteiro de Barros, a obra "Manual de Direito do Consumidor" (Rideel - 262p.) propõe-se à praticidade e à objetividade, oferecendo em linguagem fácil um estudo sobre o Direito do Consumidor. Participe e concorra a um exemplar, gentileza da editora. (Clique aqui)

Lançamentos

No próximo dia 12, o desembargador Federal José Eduardo Carreira Alvim lança o livro "Operação Hurricane (um Juiz no olho do furacão)" (Geração Editorial), na Livraria FNAC do Barra Shopping (av. das Américas, 4.666, RJ), a partir das 19h.

No próximo dia 15, a Editora Noeses lança a obra "Incidência Jurídica Teoria e Crítica", de Clarice von Oertzen de Araújo. Na mesma ocasião, o mestre em Direito Tributário Fernando Gomes Favacho lança o livro "A Definição do Conceito de Tributo" (Quartier Latin). O evento será na sede da Noeses (rua Bahia, 1.282, SP), a partir das 19h.

A Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico acaba de lançar a obra "Taxa de Câmbio no Brasil", de Marcio Holland. O título contempla um amplo conjunto de tópicos da economia brasileira observada sob a perspectiva da taxa de câmbio.

Migalhíssimas

Hoje, às 11h30, Daniel Mitidiero, do escritório Veirano Advogados, ministra a palestra "Tendências em tema de tutela de urgência e da evidência" durante o "XXXII Congreso Colombiano de Derecho Procesal", em Bogotá, na Colômbia.

Acontece, no dia 13/9, o lançamento da ABEArb - Associação Brasileira dos Estudantes de Arbitragem. O escritório Pinheiro Neto Advogados será representado por Daniel Shil Szriber, Ricardo Dalmaso Marques e Gilberto Giusti que palestrará sobre o tema "O Advogado do Século XXI : As diferenças de atuação nas áreas contenciosa e arbitral".

Andrew Bellingall, do escritório Daniel Advogados, participará da "25ª Conferência Anual Marques 2011", entre os dias 13 e 16/9, em Baveno, Lago Maggiore, na Itália.

No dia 15/9, às 9h30, Pierpaolo Cruz Bottini, do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados, e o deputado João Campos palestrarão sobre "A relevância da tipificação das organizações criminosas", no auditório Tancredo Neves - Ministério da Justiça. Mais tarde, às 14h, no mesmo evento, Bottini abordará o tema "Ação Controlada" durante o "Seminário Crimes Econômicos".

O advogado Renato Opice Blum, do escritório Opice Blum Advogados Associados, palestrará sobre "A publicidade comportamental online, novas leis de proteção de dados e tendências de jurisprudência na América do Sul", na reunião do IAPP, que acontece de 14 a 16/9, em Dallas.

A ESA/DF, o Instituto Brasiliense de Direito Aplicado e ATAME iniciam, no dia 15/9, ciclo de palestras sobre as principais alterações da legislação processual civil. O evento inaugural ocorrerá no auditório da Advocacia Bettiol S/C (SGA/Norte, Quadra 601, Conjunto Q, Asa Norte, Brasília/DF), às 19h30, com a palestra "Tendências do Direito Processual Civil e Novo Código de Processo Civil", ministrada pelo professor Rafael Vasconcellos, procurador da Fazenda Nacional. A entrada será mediante entrega de uma lata de leite em pó, doação que será integralmente revertida ao asilo São Francisco de Assis.

No dia 20/9, Thomas Law, do escritório Law & Liberatore Advogados, participará do seminário "'Duelling with Dragons' : Managing Business Disputes in Today's China", em New York. Já em 27/9, às 11h30, Thomas palestrará sobre "Resolução de Conflitos entre as Partes : O papel da Arbitragem", no Hotel Staybridge, em SP, durante o evento "China - Brazil Trade and Investment Summit", organizado pelo IBC - International Business Communications. (Clique aqui)

No dia 22/9, Marcos Lobo de Freitas Levy, do escritório A. Lopes Muniz Advogados Associados, palestrará durante o evento "Ser Compliance", que será realizado pelo IBC - International Business Communications, em SP. (Clique aqui)

No dia 22/9, Carlos Mello, do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, participará da segunda edição do "Private Equity Event", em Nova York. (Clique aqui)

Desconto

O Complexo de Ensino Andreucci Proordem está dando 50% de desconto para o "Curso de Atualização Jurídica OAB". As matrículas estão abertas até amanhã. As aulas serão ministradas nas unidades Paulista e Tatuapé, a partir do dia 12/9. (Clique aqui)

Fiscal

O Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, a FGV e o BID realizam o seminário "Federação e Guerra Fiscal" no dia 15/9, das 9 às 18h, em Brasília. (Clique aqui)

Maratona

A Rede de Ensino LFG realiza a "Maratona OAB" com início das turmas em 26/9 e 1°/10. Informações e inscrições, 0800-884-4800 ou clique aqui.

Holding

No dia 12/9, acontece o curso "Holding Familiar & Proteção dos Bens" realizado pela Sodepe Brasil, em SP. (Clique aqui)

Contratos

O "Curso Auditoria Jurídica de Contratos", promovido pelo Forum Cebefi, acontece no dia 21/9, em SP. (Clique aqui)

Cursos

A FISCOSoft Editora oferece vagas-cortesia para os cursos : "Lei Contábil - Novas Regras" (clique aqui), no dia 23/9, e o webprático "CIAP - Controle de Créditos de ICMS do Ativo Permanente - Modelo tradicional e Bloco G" (clique aqui).

Congresso

No dia 21/9, o IPET - Instituto Pernambucano de Estudos Tributários realiza o "XI Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco", em Recife/PE. (Clique aqui)

Evento

O Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ promove o "Cursos Finais - 1ª fase da OAB - 2011.2", no dia 26/9, em SP. (Clique aqui)

Empresa

Concorra a vagas-cortesia, oferecidas pela AASP, para o curso "Empresa individual de Responsabilidade Limitada : Primeiras Reflexões", nos dias 28 e 29/9. (Clique aqui)

Societário

A conferência "Direito Societário", realizada pelo IBC - International Business Communications, acontece nos dias 4 e 5/10, em SP. (Clique aqui)

Jurídico

Os professores Adriano Pilatti e Daniela Vargas, do Departamento de Direito da PUC-Rio, serão expositores no seminário "Aspectos Jurídicos dos BRICS", que se encerra hoje na Faculdade de Direito e Economia de São Petersburgo, Russia.

Homenagem

A Comissão da Mulher Advogada e o Departamento de Cultura e Eventos da OAB/SP entregarão o prêmio "Maria Immaculada Xavier da Silva" no dia 14/9, às 19h, na Câmara Municipal de São Paulo. Eva Alterman Blay, socióloga brasileira de renome político, será uma das homenageadas. (Clique aqui)

CONTRAPONTO

O programa desta semana recebe o desembargador Armando Toledo, do TJ/SP, que analisa o resultado dos mutirões realizados nos presídios pelo CNJ e a necessidade do aumento do número de conciliações e mediações para a celeridade do Judiciário. O CONTRAPONTO irá ao ar sábado, às 13h, e quinta-feira, às 7h, na TV Justiça.

Desportivo

O programa Direito Desportivo em Debate desta semana conta com a participação do advogado Maurício Ferrão Pereira Borges. O tema da entrevista é o Direito Desportivo Internacional. O programa é transmitido em todo o Brasil pela TV Justiça, domingo às 8h30, quarta-feira, às 5h, e sábado, às 15h.

Oportunidades

Confira os seminários promovidos pela Central Prática Educação Corporativa, em SP, e concorra a vagas-cortesia :

14/9 - "Aspectos societários, tributários e patrimoniais das reorganizações societárias - Incorporação, Fusão e Cisão" (clique aqui)
16/9 - "Direito Desportivo no Brasil"
(clique aqui)

Premiados

Evento : Os ganhadores das vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para os seminários, no dia 13/9, são:

Dirceu Marcio Silva de Lima, do escritório Advocacia Solange Regina Lopes, e Giovanna Kamei Tawada - "Acidente do Trabalho - Responsabilidades do Empregador" (clique aqui)
Alessandra Salewski e Beatriz Delatin de Toledo - "Fiscalização do Trabalho, Processos Administrativos e Consequências Judiciais" (clique aqui)

Evento : Marcos Antonio dos Santos é o ganhador da vaga-cortesia para o curso "Responsabilidade Civil nas Relações de Trabalho - Questões Atuais e Controvertidas", promovido pela AASP, de 13 a 15/9. (Clique aqui)

Evento : Débora Barbosa é a ganhadora da vaga-cortesia para o curso "FCont e noções básicas do Sped Contábil", promovido pela FISCOSoft Editora, no dia 14/9, em SP. (Clique aqui)

Lauda Legal : A obra "Controle e Implementação Processual de Políticas Públicas no Brasil" (Fórum - 345p.), de Saulo Versiani Penna, vai para Carlos Frederico de Vasconcelos Vilar, advogado em Brasília/DF. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Ruth Ferreira da Silva, da PUC-Rio, de Nova Iguaçu/RJ, ganhou o livro "Direitos e Garantias do Idoso" (Atlas - 2ª edição - 320p.), de Roberto Mendes de Freitas Junior. (Clique aqui)

____________

Bom fim de semana !

____________

Migalhas também é cultura !

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AP/Amapá
BA/Brotas de Macaúbas
CE/Poço
MG/Borda da Mata
MT/Nova Lacerda
PA/Novo Repartimento
RS/Tenente Portela
SC/Anita Garibaldi
SC/Celso Ramos
SC/Paulo Lopes
SP/Itaóca
SP/Itapirapuã Paulista

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Obama Challenges Congress to 'Pass This Jobs Bill'"

The Washington Post - EUA

"Obama lays out a $447 billion job-creation plan"

Le Monde - França

"Les dérives de la politique française du médicament"

Corriere Della Sera - Itália

"Premier al telefono, un caso"

Le Figaro - França

"Canal+ se lance dans la télévision gratuite"

Clarín - Argentina

"Denuncian que las Madres financiaron campañas K"

Público - Portugal

"Estado está a pagar rendas para utilizar prisões que tinha vendido"

El País - Espanha

"Economía llama al orden a las 12 autonomías con déficits excesivos"

Die Welt - Alemanha

"OECD-Studie: Im Herbst bricht die Wirtschaft ein"

The Guardian - Inglaterra

"Detainee death: army warned of new charges"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"'Estado' antecipou vencedor de licitação de R$433 milhões"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Valério questiona falta de Lula como réu do mensalão"

O Globo - Rio de Janeiro

"Lula contratou três vezes mais servidores que FH"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Acidente no Mangabeiras: Perigo ignorado"

Correio Braziliense - Brasília

"Brasília cercada pelo fogo"

Gazeta do Povo - Paraná

"Creches bancadas pela União não saem do papel"

Zero Hora - Porto Alegre

"RS propõe empréstimo para garantir o metrô"

O Povo - Ceará

"Fortaleza e Região Metropolitana: Três ataques a bancos em menos de 24 horas"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Cinco mortos em chacina"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gomes & Hoffmann, Bellucci e Piva Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Lumbrales & Associados Sociedade de Advogados, R.L.
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Maués Trindade Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Paulo Sergio João Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· DNL Digital
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial
· Instituto Ling
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR