INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.767

MIGALHAS nº 2.767

Sexta-feira, 2 de dezembro de 2011 - Migalhas nº 2.767 - Fechamento às 11h10.

"O tribunal divino é decerto muito respeitável e muito venerável; mas os tribunais da terra também valem alguma coisa: e a gente enquanto vive neste vale de lágrimas, é obrigado a saber que eles existem e têm força."

Olavo Bilac

Missão - I

Não é sem consciência do momento histórico, que este poderoso rotativo tem a honra de trazer aos leitores um qualificado debate acerca das relevantes mudanças que estão sendo engendradas na legislação adjetiva brasileira.

CPC - I

"A ditadura do Judiciário". Assim Antonio Cláudio da Costa Machado, professor da Faculdade de Direito do Largo S. Francisco, define a proposta do novo CPC. Em entrevista à revista Veja desta semana que agora finda, ele afirma que a proposta derruba pontos fundamentais para a garantia da isenção da Justiça e concentra grandes poderes nas mãos dos magistrados de primeiro grau. (Clique aqui)

CPC - II

A entrevista acima referida não passou despercebida. Aliás, fizemos até uma migalhinha na segunda-feira, mencionando-a (Migalhas 2.763). Mas hoje, de posse do contraditório, trazemo-la na íntegra.

CPC - III

Os advogados Teresa Arruda Alvim Wambier e Luiz Henrique Volpe Camargo rebatem, uma a uma, as críticas. Para os juristas, não obstante os ocasionais defeitos, "como toda obra humana", o texto possui inúmeros méritos, sendo um deles a possibilidade de tratamento igualitário aos jurisdicionados, garantindo a isonomia na aplicação da lei, a previsibilidade, a segurança jurídica e a celeridade. (Clique aqui)

CPC - IV

Na mesma esteira dos articulistas da nota anterior, Bruno Dantas, conselheiro do CNJ, elenca dados do Conselho que demonstram inequivocamente que a lentidão da Justiça não é consequência apenas do orçamento enxuto. Além disso, Dantas diz o que para ele foram meias verdades e até algumas inverdades ditas pelo mestre das Arcadas à revista Veja. (Clique aqui)

Missão - II

Eis a missão deste nosso vibrante matutino. Fomentar o debate, sendo a ágora do mundo jurídico. Uns argúem, outros contestam, e o espaço fica aberto para que se redargua.

Ficha limpa

No julgamento das ações sobre a lei da ficha limpa, o relator, ministro Fux, alterou seu voto inicial e validou a parte da lei que torna inelegível quem renuncia ao mandato legislativo para fugir da cassação. O julgamento, porém, foi interrompido de novo, desta vez por um pedido de vista do ministro Toffoli. (Clique aqui)

Recesso Forense

Inexplicavelmente, o TJ/SP não atendeu pedido de entidades da advocacia (OAB/SP, AASP e IASP) para manter o recesso forense de final de ano como costumeiramente vinha fazendo. As entidades pediam que o recesso começasse no dia 20/12 e acabasse em 10/1/12, como ocorria no Estado há mais de um lustro. No entanto, o conselho superior da magistratura decidiu validar o provimento 1.926/11, que determina o período de recesso de 26/12 a 2/1/12. Para a Ordem, a decisão traz na prática a impossibilidade de descanso aos advogados. A Ordem observa ainda que se fosse atendido o pleito da advocacia "em nada atrapalharia o andamento da Justiça, pois o serviço forense não seria interrompido, somente prazos e audiências seriam postergados por um pouco mais de 10 dias". A AASP vai além, e qualifica como inaceitável a decisão. Lembra a Associação que os advogados não têm sessenta dias de férias, e que eles contam apenas com os quinze dias que vinham sendo estabelecidos. Informa ainda que lutará contra atos unilaterais que lhe retiram o justo e constitucional direito ao descanso. (Clique aqui)

Ainda o diploma

Acerca da notícia trazida ontem, de que a PEC que torna obrigatório o diploma de jornalista foi aprovada pelo Senado em 1º turno (Migalhas 2.766 - 1º/12/11 - clique aqui), o editorial da Folha de S.Paulo é enfático : "a obrigatoriedade do documento serve apenas como reserva de mercado para os egressos das faculdades, restringindo a concorrência no mercado de trabalho - o que resulta, em última análise, em desserviço ao leitor". A propósito, o STF já decidiu a questão. E nem se venha dizer que antes era uma lei, e que agora se trata de emenda à Constituição, pois esta terá o mesmo caráter de inconstitucionalidade daquela. Pura perda de tempo. O Senado sabe disso. E a Folha de S.Paulo bem compreendeu onde residem as razões : "aprovando, por 65 votos a 7, uma emenda constitucional para reviver o velho dispositivo, o Senado Federal certamente sabia o que estava fazendo: atender à pressão corporativista dos burocratas da área e entravar ao máximo a atividade de uma imprensa crítica".

Migalhas de Olavo Bilac

Chegamos hoje, fiel leitor, à última matéria acerca da obra jornalística do grande escritor brasileiro Olavo Bilac. E nesse ponto é com muito prazer que apresentamos mais uma coletânea de frases com que brindaremos o leitor brasileiro, as "Migalhas de Olavo Bilac". Clique aqui e confira. Ah, e saiba que nosso roteiro só foi possível porque pudemos contar com sua agradável companhia.

Justa causa

Um professor da FAAP foi demitido por justa causa por suspeita de afixar cartaz na instituição contra o aumento de mensalidade. A 10ª vara do Trabalho de SP não acolheu os argumentos da instituição de ensino para a aplicação da justa causa. Para o juízo de 1º grau, o fato de a instituição ter demorado muito tempo para aplicar a penalidade contra o professor configuraria perdão tácito. Já o TRT, em entendimento contrário, afirmou que a atitude do professor foi de "mau procedimento", o que teria impossibilitado a continuação do vínculo de emprego. Em recurso ordinário ao TST, o ministro Emmanoel Pereira, relator, entendeu que, para se chegar a uma decisão diferente da do Tribunal Regional, seria necessário o reexame de fatos e provas, o que não é permitido pela súmula 410 do TST no caso de ação rescisória baseada em violação de lei. (Clique aqui)

Propaganda infantil

A juíza de Direito Renata Bittencourt Couto da Costa, da vara da Infância e da Juventude da Lapa/SP, julgou procedentes todos os pedidos do MP em ação civil pública e proibiu a Dolly do Brasil Refrigerantes de veicular, por qualquer meio, publicidade dirigida a crianças e adolescentes que associe consumo dos refrigerantes, que contenham açúcar, a uma vida saudável. (Clique aqui)

Registro de indígenas

O Plenário do CNMP aprovou ontem uma resolução conjunta com o CNJ sobre o assento de nascimento de indígena no Registro Civil das Pessoas Naturais. O texto traz regras sobre o assento de nascimento de índios, no intuito de garantir a autenticidade dos registros e, ao mesmo tempo, o respeito à cultura indígena. (Clique aqui)

Migas

1 - STF - Profissionais liberais questionam em ADIn lei que fixa anuidades de conselhos. (Clique aqui)

2 - STJ - HC pode ser usado para questionar suspensão de habilitação. (Clique aqui)

3 - TRT 3ª região - Sindicato que atuou como substituto processual tem direito a honorários advocatícios. (Clique aqui)

4 - TJ/SP entende que honorários de sucumbência fixados em mil reais, em causa que valia aproximadamente 80 mil, eram aviltantes e "majora" o valor para dois mil (?). (Clique aqui)

5 - OAB publica edital sobre formação de lista sêxtupla para TRF da 2ª região. (Clique aqui)

Assessoria

A empresa alemã Hess, parceira no Brasil do grupo paraense MB Capital, contratou o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados para assessorar a empresa no processo de startup de seu negócio na América Latina. (Clique aqui)

Código Comercial

Com o objetivo de contribuir para as discussões sobre um novo Código Comercial, o Ministério da Justiça lança hoje consulta pública pela internet. (Clique aqui)

Estágio - I

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovou o PL 1189/07, que antecipa para o terceiro semestre letivo o estágio obrigatório dos cursos de Direito. (Clique aqui)

Estágio - II

O CIEE está recrutando candidatos para 2.616 vagas de estágio ofertadas pelo TJ/SP, sendo 700 para a capital e 1.916 distribuídas pelo interior do Estado. (Clique aqui)

Pacotão

Por meio de 3 decretos e uma MP, saiu ontem o pacote de Natal da economia para minimizar os efeitos da crise, combatendo a inflação e mudando impostos. Só de ouvir falar em pacote econômico, os mais antigos chegam a ter arrepios...

____________

TV Migalhas

www.tvmigalhas.com.br

____________

Sala de Justiça

Semana passada, na XXI Conferência Nacional dos Advogados, Migalhas - em auspiciosa parceria com a AASP - montou uma verdadeira Sala da Justiça. Ali foram entrevistados diversos nomes do meio jurídico, entre outros (afora os já informados em outras edições), Reginaldo Oscar de Castro, Jorge Miranda, Guilherme Batochio, Marcus Vinicius Cordeiro, Rolf Madaleno, Luiz Edson Fachin, Marcelo Leonardo, Alberto de Paula Machado, Marcelo Gatti Reis Lobo, Fábio Romeu Canton Filho, Márcia Regina Machado Melaré, Márcio Luiz Fogaça Vicari, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, Henrique Neves Mariano, Ophir Cavalcante, Alice Bianchini, Sigifroi Moreno Filho, Marcelo Nobre, Saul Quadros Filho, Fabiano Jantalia; Rogério Filomeno Machado; Francisco Queiroz Caputo Neto; Carlos Eduardo Caputo Bastos; Claudio Lamachia; Wadih Damous; Miguel Ângelo Cançado; Marcio Kayatt; Ivette Senise Ferreira; Roberto Gurgel; Fernando Fragoso; Jefferson Luis Kravchychyn; Arystóbulo de Oliveira Freitas; José Afonso da Silva; e muitos outros. Para assistir aos vídeos, acesse a TV Migalhas : www.tvmigalhas.com.br.

Direto da Redação

Hoje, pela madrugada, houve um grande movimento na Redação deste poderoso rotativo. Correu boato no parque gráfico de que haveria grandes mudanças na bancada migalheira. Os mármores da escadaria que dão acesso ao suntuoso gabinete de nosso amado Diretor pareciam até brilhar de forma diferente, anunciando que novidades estavam por vir. E, de fato, aconteceram. Foi D. Cohiba, vetusta faxineira que atende o portentoso edifício principal da sede deste vibrante matutino, quem primeiro contou a novidade. Diz ela que nosso líder, após condescender em atender a presidente da República, e com ela ter em alguns momentos se exasperado, foi à sacada sorver a madrugada, como diariamente faz, para contemplar a única certeza do universo : o nascer do Sol. Com a barra do céu avermelhando-se, como fogo a queimar o negrume da noite, ele iria repetir seu gesto característico da hora do anjo : apreciar um legítimo cubano. Mas ao invés de pegar a mesma marca de charuto que degustou durante os últimos tempos, nosso amantíssimo líder resolveu inesperadamente pegar outra qualidade na bancada de charutos. Era o sinal da mudança. E o futuro, disseram alguns, já começou.

____________

  • Migalhas mundo

Crise financeira

Wall Street pressiona Fed contra crise europeia. (MI - clique aqui)

Santander

Reformas do setor bancário propostas no Reino Unido podem inibir presença do Santander no mercado britânico. (MI - clique aqui)

Estas e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

____________

Circus

"E eu com isso?" é o título da crônica de hoje de Adauto Suannes. (Clique aqui)

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Ribeirão Preto/SP. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Fim de ano

Acontece hoje, na Sociedade Harmonia de Tênis, em SP, o tradicional almoço de fim de ano do MDA - Movimento de Defesa da Advocacia, ocasião em que estarão presentes, além dos conselheiros da entidade, lideranças da advocacia e autoridades. (Clique aqui)

Bafafá

Assunto que deu o que falar nesta semana, entre os migalheiros, foi a crítica do conselheiro do CNJ Fernando da Costa Tourinho Neto à conselheira Eliana Calmon por esta defender férias anuais de 30 dias para os magistrados. Para Tourinho Neto, o cansaço mental do magistrado e sua preocupação diuturna para bem decidir exigem um descanso maior, anualmente, para eliminar o cansaço cerebral. Portanto, 60 dias. (Clique aqui)

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. O leitor premiado, hoje, é Eduardo Garcia de Lima que comenta a decisão do desembargador Franklin Nogueira referente ao caso do Metrô/SP. (Clique aqui)

Falecimento

Faleceu ontem o desembargador Federal aposentado Romário Rangel, do TRF da 2ª região. Foi o primeiro juiz Federal nomeado para a seção judiciária do ES, responsável por sua instalação no final da década de 1960. Também foi responsável pela instalação do TRF da 2ª região, em 1989.

Baú migalheiro

Há 73 anos, no dia 2 de dezembro de 1938, o decreto-lei 925, aprovando o Código de Justiça Militar, determinou no art. 8º que o STM fosse composto de 11 juízes vitalícios com a denominação de "ministros", nomeados pelo presidente da República, 4 generais efetivos do Exército, 3 da Armada e 4 civis. As vagas dos ministros togados seriam preenchidas: metade do número de vagas por brasileiros natos, de notória competência jurídica e reputação ilibada, com prática forense de mais de dez anos, não devendo ter menos de 35 anos nem mais de 58 anos de idade, da livre escolha do presidente da República, e as restantes por auditores e procurador-Geral da Justiça Militar, desde que tenham 35 anos de idade e 6, pelo menos, de exercício em seus cargos.

Sorteio

Na obra "O Ônus da Prova" (RT - Revista dos Tribunais - 2ª edição - 253p.), de Luiz Eduardo Boaventura Pacífico, sócio da banca A.J. Pacífico, Advogados Associados, são examinados os critérios distributivos construídos a partir do Direito Romano, com a detida análise das doutrinas contemporâneas fundamentais. Dois exemplares fora ofertados pelo autor. Participe. (Clique aqui)

Lançamentos

Acontece hoje, às 19h, o pré-lançamento do "Guia da Advocacia Sustentável", coordenado pelo CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados. O pré-lançamento será feito durante o coquetel que marca os 10 anos do Instituto Pro Bono. O lançamento oficial pelo CESA acontecerá no dia 6, durante o Coquetel de Congraçamento CESA/SINSA. E no dia 7, a versão pdf do referido trabalho poderá ser acessada, clicando aqui.

No próximo dia 5, a Editora Saraiva e o Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS) lançam o título "Direitos da criança e do adolescente em face da TV", de Antonio Jorge Pereira Júnior. O evento será no IICS (av. Martiniano de Carvalho, 573, SP), a partir das 18h. (Clique aqui)

A Editora Manole lança, no próximo dia 5, o livro "Código Penal Interpretado", coordenado por David Texeira de Azevedo. O evento será na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim (av. Magalhães de Castro, 12.000, SP), às 19h. (Clique aqui)

A OAB/RJ lança, no dia 5, a cartilha "Direitos Afro-brasileiros" elaborada por sua Comissão de Igualdade Racial. O lançamento acontecerá no plenário Evandro Lins e Silva (av. Marechal Câmara, 150, RJ), às 18h.

No dia 7, o presidente da OAB/MG, Luís Cláudio da Silva Chaves, lança a obra "Direito e Justiça - Reflexões de um advogado". O evento será no Empório Armazém Mineiro (av. Afonso Pena, 4.034, BH), a partir das 19h.

Acontece no dia 7 o lançamento do livro "Princípios constitucionais relevantes - A Constituição Brasileira : Uma avaliação de seus 23 anos de história", coordenado pelo jurista Ives Gandra da Silva Martins. A obra conta com o capítulo "Cultura, Educação e Tecnologia", escrito por Renato Opice Blum e Rony Vainzof, sócios do escritório Opice Blum Advogados Associados. O evento será na sede da Fecomercio (rua Doutor Plínio Barreto, 285, SP), às 19h.

No dia 7, o presidente do IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial, Daniel Kalansky, lança a obra "Incorporações de Ações". O evento será na Livraria Saraiva do Shopping Higienópolis (av. Higienópolis, 618, SP), às 19h30. (Clique aqui)

O escritório Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados celebra seus 18 anos de atuação profissional com o lançamento do livro "Direito Empresarial Atual Nacional e Internacional". A obra contém 22 artigos escritos por sócios e advogados do escritório.

Migalhíssimas

Hoje, Alexandre Laizo Clapis, do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, participará do seminário sobre "Alienação Fiduciária para Negócios com Lastro em Imóveis", em SP.

Coriolano Almeida Camargo, do escritório Almeida Camargo Advogados, participará do evento "Direito de Autor e Propriedade Intelectual, no Brasil e Europa", hoje, no salão nobre da OAB/SP (clique aqui). No dia 7/12, palestrará sobre o tema "Conheça a fundo a Perícia Tributária Digital e os novos paradigmas para a defesa dos contribuintes no arcabouço tributário brasileiro", durante o "Seminário de Tributação na Construção Civil", promovido pelo IQPC Latin America - International Quality & Productivity Center (clique aqui).

Imobiliário

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização "Direito Imobiliário", organizado pelo Instituto de Direito da PUC-Rio, que será realizado de 9/3 a 30/6, às sextas-feiras, das 19 às 22h, e aos sábados, das 8 às 13h, na unidade Barra/RJ. (Clique aqui)

Cursos

A Editora Lex realiza os cursos : "Marcas e Patentes - Aspectos Jurídicos e Administrativos" (clique aqui), de 5 a 9/12, em SP, e "Prático de Previdência Rural" (clique aqui), no dia 8/12, em Porto Alegre/RS.

Contratos

O curso "Auditoria Jurídica de Contratos", promovido pelo Forum Cebefi, acontece no dia 6/12, em SP. (Clique aqui)

CPC

A Editora Manole promove o "1º Curso Intensivo sobre a Reforma do CPC", no dia 7/12, em Alphaville (Office Tamboré - ao lado do Shopping Tamboré - Barueri/SP). (Clique aqui)

Drogas

No dia 7/12, acontece a mesa de estudos e debates "Drogas, Redução de Danos e Saúde" promovida pelo IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, em SP. (Clique aqui)

Corrupção

A Editora Fórum realiza o "VII Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção na Administração Pública", nos dias 8 e 9/12, em Brasília. O evento acontece no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 (Quadra 6-Lote 1. Conj. A). (Clique aqui)

Contabilidade

A FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras realiza o curso "Contabilidade e Análise de Balanços de Empresas Construtoras", de 8 a 10/12, na sede da Fundação, em SP. (Clique aqui)

Aposentadoria

Concorra a uma vaga-cortesia para o curso "Aposentadoria Especial", realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP, no dia 8/12, em Goiânia/GO. (Clique aqui)

Seminários

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesia para os seminários : "Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI" (clique aqui), no dia 9/12, e "Planejamento e adequação de loteamentos" (clique aqui), no dia 14/12.

Debate

O "Debate sobre a nova Lei do aviso-prévio", promovido pela AASP, acontece no dia 12/12. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

ICMS

No dia 12/12, a ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária realiza o curso "ICMS : A ilegalidade da antecipação tributária - Questões atuais e polêmicas e a Guerra Fiscal entre os estados", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Gestão

O curso "Gestão do Departamento Fiscal", promovido pela Sodepe Brasil, acontece no dia 13/12, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Oportunidades

A FISCOSoft Editora oferece vagas-cortesia para os cursos : "Retenções na Fonte - Serviços Prestados por Pessoas Jurídicas" (clique aqui), de 13 a 15/12, e "RADAR - Normas e Procedimentos" (clique aqui), no dia 16/12.

Direito Desportivo

Nesta semana, o programa Direito Desportivo em Debate recebe o advogado Marcio Andraus. O programa é transmitido em todo o Brasil pela TV Justiça, sábado às 15h, domingo, às 8h30, e quinta, às 5h.

Contemplados

Lauda Legal : Jacqueline Blajchman, advogada da Petrobras, do Rio de Janeiro/RJ, ganhou o livro "Crônicas de um Criminalista" (Saraiva - 271p.), de Paulo José da Costa Jr.. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O agraciado com a obra "Direito Autoral e Direito Antitruste" (Campus Elsevier - Campus Jurídico - 276p.), de Simone Lahorgue Nunes, é Ricardo de Souza Lima, de Parnamirim/RN. (Clique aqui)

____________

Bom fim de semana !

____________

Migalhas também é cultura !

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AM/Guajará
BA/Carinhanha
BA/Queimadas
MG/Abaeté
MG/Iguatama
PI/Castelo do Piauí
RS/Fontoura Xavier
RS/Não-Me-Toque
SP/Aparecida D'Oeste
SP/Salto Grande
SP/Taquari

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Democrats Look to Payroll Issue for Upper Hand"

The Washington Post - EUA

"Signs of a central shift in Europe"

Le Monde - França

"M. Sarkozy se pode em garant des intéréts de la France em Europe"

Corriere Della Sera - Itália

"Pensioni, contributivo per tutti"

Le Figaro - França

"La nouvelle Europe de Sarkozy pour sortir de la crise"

Clarín - Argentina

"El Gobierno puso fuertes limites para mantener subsídios"

Público - Portugal

"Sarkozy disse o que a Alemanha queria ouvir para salvar o euro"

El País - Espanha

"Sarkozy anuncia un pacto con Merkel para 'repensar y refundar' Europa"

Die Welt - Alemanha

"Terrorpläne: Deutschland ermittelt gegen den Iran"

The Guardian - Inglaterra

"Quarter of homes now in fuel poverty"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Dilma desafia Comissão de Ética e Lupi é mantido"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Crise faz governo acelerar pacote para ativar economia"

O Globo - Rio de Janeiro

"Dilma não demite Lupi e cobra explicação da Comissão de Ética"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Pacote pró-consumo já derruba os preços"

Correio Braziliense - Brasília

"Preços caem até 20% após pacote de Dilma"

Gazeta do Povo - Paraná

"Atletiba decisivo terá megaoperação policial"

Zero Hora - Porto Alegre

"CEEE projeta verão com energia no limite"

O Povo - Ceará

"PF prende quadrilha: 20% do dinheiro falso do Brasil saía do Ceará"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Telefônica
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier Bragança Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gomes & Hoffmann, Bellucci e Piva Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Lumbrales & Associados Sociedade de Advogados, R.L.
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Maués Trindade Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
·
Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IQPC Latin America - International Quality & Productivity Center
· JEM Consultoria
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· Penso Tecnologia
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BHS Eventos Jurídicos e Consultoria
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR