INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.863

MIGALHAS nº 2.863

Quinta-feira, 26 de abril de 2012 - Migalhas nº 2.863 - Fechamento às 10h55.

"Assim como lançando uma pedra em um grande poço se faz um círculo na água, e dele procede outro maior, e este maior faz outro mais estendido, após o qual vem outro, e outros cada vez maiores quase em infinito, assim de um erro nasce outro, e este traz outro consigo maior, após o qual vem outros cada vez maiores quase em infinito se lhe não atalham logo ao princípio."

Fr. Heitor Pinto

Erros mais comuns

Chegar atrasado à reunião, não retornar ligações e não deixar claro a sistemática de cobrança são alguns dos dez erros mais comuns cometidos por escritórios de advocacia com as empresas. Quem elenca estes "pecadilhos" e aponta o caminho do sucesso é Juliana Marques Kakimoto, gerente jurídica regional da Givaudan do Brasil Ltda., e integrante do Jurídico de Saias. (Clique aqui)

Agora é que são Elas

Para quem não sabe, "Jurídico de Saias" é um valoroso time formado por destacadas mulheres em cargos de liderança na área jurídica de grandes empresas. Além da valiosa troca de experiências entre elas, as doutoras, nas periódicas colaborações que vêm fazendo a este informativo, deixam floridas nossas páginas virtuais. (Clique aqui)

Defesa

O Conselho de Ética do Senado recebeu ontem a defesa prévia do senador Demóstenes Lázaro Xavier Torres. O documento, de 61 laudas, é assinado pelo time da banca Almeida Castro Advogados, escritório capitaneado por Antônio Carlos de Almeida Castro, interplanetariamente conhecido como Kakay. De acordo com a defesa, a divulgação dos grampos faz parte de uma orquestrada desestabilização política que vai muito além da figura do Senador. Veja a íntegra da heroica peça, com exclusividade. (Clique aqui)

Cautelas

O jornal Folha de S.Paulo diz que a ligação de Demóstenes Torres com Carlinhos Cachoeira "assombra ministros do STF". Diz o matutino que ministros já sabem que o senador, que era - digamos - um interlocutor do Judiciário no Legislativo (por conta de sua formação, e porque era presidente da CCJ), "foi gravado em conversas telefônicas prometendo usar esse prestígio para favorecer o grupo". Eis agora um problema de lascar, e que precisa ser visto com cautelas cautelosas. O modelo de indicação política nos Tribunais, pelo chefe do Executivo, obriga que os candidatos a ministros peregrinem pelos gabinetes dos parlamentares com currículos em mãos. Isso, no entanto, não significa que o indicado fique devendo favores ao parlamentar. Há uma certa promiscuidade consentida que faz parte do jogo, e que não pode ser confundida com débito/crédito. E é assim que tudo acontece. O problema é quando um parlamentar desses, pior ainda se for o que posa de arauto da moralidade, é flagrado em ato de pesporrência com um contraventor jactando-se de ter "ajudado" este ou aquele ministro. Ninguém duvide, quase todos (senão todos) os ministros indicados nos últimos anos passaram pelo gabinete do indigitado Senador, assim como de muitos outros parlamentares. Isso, por si só, não quer dizer nada. Tenhamos, como já foi dito, cautela com tais informações que serão, pelo visto, vazadas de modo pilular.

Opinião

Antiquíssimo dito ensina que enquanto o falar é de prata, o calar é de ouro. Pois é relembrando esta sabedoria popular que o advogado Antônio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo, do escritório Moraes Pitombo Advogados, comenta o entrevero Peluso/Barbosa. Veja na íntegra. (Clique aqui)

Tempos modernos

Uma briga entre duas mulheres por causa do mesmo homem foi parar na Justiça. A autora queria indenização por danos morais pela surra que levou da outra, com direito a puxão de cabelo e unhada. A indenização foi concedida por um juiz de Direito de Divinópolis/MG. E a sentença é antológica : "Ele nem pra dizer que estava numa pescaria com os amigos ! Foi logo entregando que estava com a rival. Êta sujeito despreocupado ! Também, tão disputado que é pelas duas moças, que nem se lembrou de contar uma mentirinha dessas que a gente sabe que os outros contam nessas horas só prá enganar as namoradas. Talvez porque hoje isso nem mais seja preciso, como era no meu tempo de pescarias. Novas Leis de mercado." Aprenderam, rapazes ? (Clique aqui)

Código Florestal

A Câmara aprovou ontem, por 274 votos a 184, o novo Código Florestal (PL 1.876/99). O projeto segue para a sanção dilmal. (Clique aqui)

Ufa !

Em garrafais letras, o Estadão de hoje foi depositado na soleira com a seguinte manchete : "Câmara aprova o Código Florestal e derrota o governo". Como diria aquele rapazola, "- Santa ingenuidade, Batman". De fato, o governo não via a hora de o pepino passar. No poder de veto, D. Dilma ajeita as coisas. O que não dava era para o governo ficar enfrentando cada votação com o Código nas costas. Ademais, para quem não se lembra (e é coisa de memória curta), a lei geral da Copa não atravessou o Legislativo incólume. Com efeito, levou consigo o acordo, agora cumprido, do Código Florestal. Feitas as explicações, o certo é que na contabilidade política o governo mais ganhou do que perdeu. Mas aos olhos externos é até bom sair-se como perdedor, porque não fica ecologicamente bonito ter negociado com os ruralistas. Enfim, é uma derrota para inglês ver.

Minudência migalheira

A propósito, você sabe a origem do termo "para inglês ver" ? A expressão surgiu durante o Império, quando o Brasil firmou convênios com a Inglaterra para reprimir o tráfico de escravos. Foram estabelecidos tribunais mistos, de julgamento, para os navios negreiros apreendidos. Tinha o Brasil a obrigação de patrulhar as costas, as quais eram também patrulhadas pelos navios britânicos. Mas o tráfico continuava, porque o governo fazia vista grossa (vê-se que não mudamos muito de lá pra cá). Dizia-se, por isso, que o nosso patrulhamento era fictício, isto é, apenas para inglês ver, como uma satisfação platônica aos acordos oficialmente firmados.

Difamação

Revista Veja não deve indenizar o PT por eventual campanha difamatória. O pedido do partido para que fosse admitido recurso em que pede indenização da Editora Abril foi negado pelo STJ. Quatro decisões anteriores já haviam sido negadas, considerando o conteúdo protegido pela liberdade de informação e de expressão. (Clique aqui)

ABC do CDC

A prática de investigar candidatos a emprego nos SPCs é tema abordado na coluna de hoje. O desembargador Rizzatto Nunes aponta para as sérias consequências que adviriam se a moda pegasse. (Clique aqui)

Ajoelhou ? Tem que rezar

A 6ª turma do TRT da 3ª região condenou uma empresa a cumprir promessa de pagamento de 14º salário. No caso, foi comprovado que a empregadora pagou a parcela no ano anterior e prometeu que o benefício seria novamente quitado no ano seguinte, o que não aconteceu. (Clique aqui)

Honorário

Um trabalhador entrou com ação contra duas empresas e foi parcialmente vencedor. Mesmo sem ter postulado o pedido para que as empresas o indenizassem pela contratação de advogado, o TRT da 3ª região condenou as reclamadas ao pagamento de honorários advocatícios obrigacionais no percentual de 20% do valor da condenação. Inconformadas, elas recorreram e a decisão foi anulada pela 4ª turma do TST. (Clique aqui)

Anuidade

Anuidade da OAB/SP não precisa ser fixada em R$ 500. A JF de SP negou liminar em MS que apontava pretensa ilegalidade da cobrança pela seccional paulista em valor superior ao fixado pela lei 12.514/11, que determinou o limite de anuidade para conselhos. No entanto, o juízo da 21ª vara Federal entendeu que a OAB não se enquadra na noção geral de conselho profissional. (Clique aqui)

Trade dress

O sabonete Francis Protection terá que mudar de embalagem para não ser confundido com o Protex. A determinação foi mantida pelo ministro Luis Felipe Salomão, da 4ª turma do STJ, para cessar atos de concorrência desleal e violação de marca. (Clique aqui)

Dentifrício

JF de Brasília garante validade de multa aplicada pela Anvisa contra a Unilever Brasil Higiene Pessoal por publicidade irregular do produto Close Up Whitening. A empresa foi autuada pela Anvisa por publicar, em revista de grande circulação, propaganda em que o fabricante prometia "o fim do sorriso amarelo", juntamente com a frase: "deixa seus dentes mais brancos em apenas quatro semanas e é o único que prova com uma escala de brancura que vem na caixa". (Clique aqui)

My God

Os deputados, discutindo ontem o projeto do novo Código Comercial, acham que o novo compêndio deveria disciplinar o comércio na internet.

Claro

Justiça de SP proíbe Claro de construir novas antenas receptoras de sinal de celular, a fim de se evitar danos à saúde e à incolumidade da população paulista. (Clique aqui)

Oi

O Cade homologou termo de compromisso de cessação de prática apresentado pela empresa de telefonia Oi. A assinatura do acordo suspende três processos que investigam condutas anticoncorrenciais praticadas pela empresa. (Clique aqui)

Cade

Falando em Cade, Migalhas promove, no dia 7/5, o seminário "A nova lei do Cade", no Renaissance São Paulo Hotel. (Clique aqui)

Precatórios

O TJ/SP libera mais de R$ 107 mi para precatórios em duas semanas. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Encômios

"Fantástico texto. Parabéns! (Migalhas 2.861 - 24/4/12 - "Supremo" - clique aqui). Parabéns!" Walquiria Biscolli

Cotas

Começou a ser julgada ontem a primeira das três ações que questionam a constitucionalidade das cotas raciais nas universidades públicas. No único voto da sessão, o ministro Ricardo Lewandowski, relator da ADPF 186, julgou improcedente o pedido do DEM que pedia a inconstitucionalidade da política de cotas étnico-raciais para seleção de estudantes adotada pela UnB. O julgamento foi suspenso e será retomado hoje, a partir das 14h. (Clique aqui)

Constantino

A 2ª turma criminal do TJ/DF deverá concluir na sessão de hoje o julgamento do recurso interposto pela defesa de Nenê Constantino, dono da Gol. Constantino recorre da decisão que o pronunciou pelo crime de tentativa de homicídio qualificado, por motivo fútil, que teria sido praticado contra seu ex-genro Eduardo Queiroz Alves, em 2008.

Paródia

A empresa Rede Pura, editora da música "Amar Não é Pecado", interpretada por Luan Santana, ajuizou ação na 1ª vara Cível de Campo Grande/MS contra o humorista Vinícius Vieira, da Record, por uma paródia da canção que brinca com a sexualidade do cantor. (Processo: 0061299-82.2011.8.12.0001)

Catálogo Jurídico

A partir de hoje, o escritório Farias & Aguiar Advocacia e Consultoria S/S passa a integrar o Catálogo Jurídico de Escritórios na pujante Goiânia/GO. (Clique aqui)

Efeito BBB

MPF/SP ajuizou ACP contra a TV Globo e a União para que a emissora do Jardim Botânico deixe de transmitir durante o programa cenas que possam estar relacionadas, mesmo que em tese, à prática de crimes. A ACP foi distribuída para a 20ª vara Federal Cível de SP. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Mídia

"Senhores, essa é pra assinar embaixo (Migalhas 2.861 - "Mídia" - Clique aqui). Concordo em gênero, número e grau. Afinal isso não são horas (ou dias ou épocas) para sair de férias. Se, e eu disse 'se', algum soldado foi temporariamente posto fora de combate, a infantaria tem que manter as trincheiras conquistadas. Não é hora de esmorecerem. O inimigo é extremamente astuto. Jornalistas, Às Armas ! Nas palavras de Machado de Assis : 'A verdade fala pela boca dos pequeninos'." Milton Ramalho

"Parabéns, Migalhas. Referindo-se à Veja, IstoÉ e Época, como estes veículos de comunicação política devem ser tratados. Iguais ! (Migalhas 2.861 - "Mídia" - Clique aqui)". Denis Moraes

Migas

1 - STF decide que TJ/MG não deve descontar dias parados em razão de greve. (Clique aqui)

2 - CVM edita norma sobre atividade de classificação de risco de crédito. (Clique aqui)

3 - STJ - Ausência no interrogatório de corréus não anula ação penal se não houver prejuízo à defesa. (Clique aqui)

4 - STJ - Importador é responsável por tributos sobre bem importado locado irregularmente. (Clique aqui)

5 - STJ edita resolução que estabelece valores para custas processuais na Corte. (Clique aqui)

ProUni e FIES

Em fevereiro, o MEC editou a portaria normativa n° 2 que obriga as instituições de ensino superior que aderiram ao ProUni e ao FIES a agirem com transparência na relação com seus alunos pagantes, beneficiários de bolsas de estudo e de financiamento estudantil. Segundo a advogada Maria Ednalva de Lima, do escritório Maria Ednalva de Lima Advogados Associados, a intenção da portaria foi boa, porém, o meio utilizado afronta a CF/88. (Clique aqui)

Reforma do CP

Procurador de Justiça do PR, Cândido Furtado Maia Neto apresenta propostas para a valorização dos direitos humanos dentro da reforma do Código Penal. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Condenação

O advogado norte-americano Lawrence Allen Stanley teve denegado pedido de HC dirigido ao STJ, sendo mantida sua condenação por divulgar pornografia infantil na internet. (Clique aqui)

Danos

Garota de programa, ferida em incidente com fuzileiros navais da embaixada dos EUA em Brasília, afirma que ajuizará processo requerendo danos morais e estéticos, ressarcimento de despesas médicas e lucros cessantes. (MI - clique aqui)

Maluf

Corte ianque decide dar seguimento a processo contra Paulo Maluf por desvio de US$ 11,6 mi para NY quando foi prefeito de SP. (MI - clique aqui)

Eike

A empresa MPX, de Eike Batista, analisa abandonar o projeto energético que tem no Chile se a CSJ emitir sentença contra demanda ambiental seguida pela comunidade. (LA - clique aqui)

Em ritmo de tango

Após 15 horas de debate, Senado argentino aprovou na madrugada de hoje a lei de expropriação de YPF. (LA - clique aqui)

Gás

A partir de 1º/5 Bolívia venderá mais gás a Argentina através de um central de distribuição da Repsol-YPF. (LA - clique aqui)

Pinochet

Muito ruído e poucas castanhas, assim se pode traduzir o testamento aberto do ex-presidente do Chile, Augusto Pinochet. O documento estabelece apenas o nome da pessoa que deve cuidar de seus bens. A quantidade e os nomes dos novos donos do patrimônio ainda são um mistério. (LA - clique aqui)

_____________

Os legais

Como ser convincente ? Veja como é o treinamento nas tirinhas de hoje. (Clique aqui)

Recepção

A alta Direção de Migalhas esteve ontem reunida com plêiade de advogados e procuradores do Estado de SP. No menu, os palpitantes e salientes assuntos que pululam no Judiciário pátrio. A recepção, impecável, teve como anfitriã a festejada advogada Eleonora Coelho.

Lauda Legal

Na coluna de hoje, tema candente : a obra "RDC - Contratações para as Copas e Jogos Olímpicos" (385p.), de autoria de Carlos Pinto Coelho Motta e Alécia Paolucci Nogueira Bicalho escancara a ignorância, pela lei 12.462/11, dos princípios gerais licitatórios do Direito brasileiro. A questão parece ser definir se há justificativa para tanto ou não. Atenção, administrativistas migalheiros, parece que o rei está nu ! Cliquem aqui para ler a resenha de Roberta Resende e dê-nos sua opinião. O exemplar-cortesia da Editora Fórum pode ser seu.

Fachadas

Das janelas no segundo andar do escritório de Maceió/AL é possível notar o bom tempo alagoano. Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

_____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará, a partir de amanhã, com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

_____________

Pique-Pique

Aos aniversariantes migalheiros, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ministro Luiz Fux, do STF, e do advogado Antônio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo, que hoje aniversariam.

PJE

TSE vai implantar o processo judicial eletrônico em todas as classes originárias de processos que tramitam na Justiça Eleitoral. A implantação do PJE é uma das prioridades da ministra Cármen Lúcia, recém-empossada presidente do Tribunal.

Posse

O juiz Francisco Gerardo de Sousa tomou posse ontem como desembargador do TJ/MS.

Solenidade

Ocorre hoje a solenidade de aniversário de 80 anos da OAB/MA, a ser realizada às 19h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Casa nova

A partir do dia 2/5 o escritório Luchesi Advogados iniciará suas atividades em nova sede, localizada na avenida Francisco Matarazzo, nº 1.500, 16º andar, SP. O telefone de contato no novo local será (11) 3662-4333.

Vagas

A CCJ do Senado aprovou os PLs 8/12 e 14/12, que criam novas varas no TRT da 12ª região e da 19ª região, respectivamente. Também foi aprovado o PLC 137/11, que cria 560 cargos na AGU.

Prévias

A CCJ do Senado aprovou o PL 156/11, que regulamenta a realização de prévias pelos partidos para a escolha de candidatos à Presidência da República. O texto não obriga a realização das prévias, mas permite que as siglas antecipem a discussão sobre o nome que vai disputar a presidência sem burlar a legislação eleitoral.

Invasão

A Defensoria Pública de SP foi invadida, na manhã de ontem, por um homem armado com faca e martelo. A invasão ocorreu por volta de 7h40 e dois seguranças ficaram feridos. As causas do ato tresloucado não foram informadas. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 149 anos, no dia 26 de abril de 1863, morreu em Lisboa, com 51 anos de idade, o escritor maranhense João Francisco Lisboa.

Sorteio

O livro "Competência da Justiça do Trabalho" (Forense - 375p.), de Gustavo Filipe Barbosa Garcia, apresenta um estudo aprofundado sobre a competência da Justiça do Trabalho prevista no artigo 114 da Constituição, no que diz respeito à relação de trabalho. Concorra a um exemplar, gentileza da editora. (Clique aqui)

Lançamentos

A Editora Noeses lança, no próximo dia 3, o livro "Teoria do Precedente Judicial", de Thomas da Rosa de Bustamante. O evento será na sede da editora (rua Bahia, 1.282, SP), às 19h. (Clique aqui)

No próximo dia 7, a Arraes Editores lança a obra "Federalismo Assimétrico Brasileiro", de Ricardo Victalino de Oliveira. O evento será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073, SP), das 19 às 21h30. (Clique aqui)

Acontece no próximo dia 7 o lançamento da obra "Cartas de um Piloto de Caça - O treinamento e o combate 1943-1945", do saudoso Fernando Corrêa Rocha e organizada por Heloisa Rocha Pires. O evento será na Livraria da Vila (alameda Lorena, 1.731, SP), das 19 às 22h.

A Editora Saraiva acaba de lançar a 8ª edição do título "Código Civil Comentado", coordenado por Regina Beatriz Tavares da Silva. A nova edição contempla as recentes modificações de artigos do CC.

A Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico acaba de lançar o livro "Processo Penal", de Gustavo Badaró. A obra alia a teoria e a prática, com exemplos que facilitam a compreensão da matéria.

A Editora Lex acaba de lançar a "Coleção de Bolso 2012". Com 17 volumes, a coleção apresenta as principais leis brasileiras.

Migalhíssimas

Hoje, das 19 às 22h30, Carla Rahal Benedetti, do escritório Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal, ministrará a aula "Lavagem de Capitais", que será realizada na EPD - Escola Paulista de Direito (av. Liberdade, 956, SP).

José Maria da Costa, do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa - Advogados Associados, proferirá amanhã, a partir das 19h30, na Escola Paulista da Magistratura, em SP, palestra com o título "Redação Jurídica após o Acordo Ortográfico".

No dia 2/5, Miguel Reale Júnior, do escritório Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados, participará do "Ibmec Conference", no RJ. O objetivo do programa é compartilhar conhecimento sobre temas de interesse comuns à sociedade e ao universo corporativo. (Clique aqui)

No dia 3/5, às 19h, Kiyoshi Harada, do escritório Harada Advogados Associados, debaterá o tema "Acordo Brasil-Japão de Previdência Social" juntamente com Adilson Sanches e Diogo de Carvalho Silva, na sede da AASP.

O curso internacional em "Compliance e Ética Corporativa", que será realizado pelo terceiro ano consecutivo no escritório TozziniFreire Advogados, em SP, entre 7 e 10/5, está com inscrições abertas. Na ocasião, palestrarão os advogados da banca Shin Jae Kim, Juliana de Sá Miranda e Marcelo Calliari. (Clique aqui)

De 25 e 26/5, Coriolano Almeida Camargo, do escritório Almeida Camargo Advogados, palestrará durante o "20º Simpósio Estadual de Direito - XIII Simpósio Nacional de Direito", no RS. (Clique aqui)

O diretor do Instituto Pro Bono, Marcos Fuchs, esteve no último dia 24 em Viena, na Áustria, onde participou de um evento promovido pela ONU sobre "Princípios e Orientações sobre Acesso a Assistência Jurídica no Sistema de Justiça Criminal".

O advogado Rodrigo do Val Ferreira, integrante do escritório Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais em Xangai, representou a banca no "Brazil 2012 : Market Outlook and Business and Investment Opportunities", falando sobre como fazer negócios no Brasil. No último dia 17, em Cingapura.

Liberdade de expressão

O Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS realiza nos dias 3 e 4/5 o "Seminário Internacional de Liberdade de Expressão" que terá a presença, entre outros, de Geraldo Alckmin, Carlos Ayres Britto e Manuel Alceu Affonso Ferreira. O evento é voltado para desembargadores, juízes, juristas, profissionais da área jurídica de empresas de comunicação, jornalistas e interessados em geral. (Clique aqui)

Administrativo

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Direito Administrativo Econômico" do Instituto de Direito da PUC/Rio. (Clique aqui)

Previdência

O curso "Acordo de Previdência Social Brasil - Japão", promovido pela AASP, será realizado no dia 3/5, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Curso

No dia 3/5, a Eduk Brasil realiza o curso "Imobilizado - Questões contábeis e tributárias", em SP. (Clique aqui)

Seminário

A Central Prática Educação Corporativa promove o seminário "Práticas Comerciais e o Direito do Consumidor", no dia 9/5, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Estudos Tributários

O Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET promove, de 9 a 11/5, o "III Congresso Brasileiro de Estudos Tributários", em SC, cujo tema é "Os Desafios do Direito Tributário Intertemporal na Atualidade". O evento acontece no Majestic Palace Hotel (av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2746, Centro, Florianópolis). (Clique aqui)

Reorganização societária

O curso "Aspectos societários, tributários e patrimoniais das reorganizações societárias", promovido pelo Forum Cebefi, acontece no dia 10/5, em SP. (Clique aqui)

Encontro

De 10 a 12/5, acontece o "XXVII Encontro RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial", em Barcelona. (Clique aqui)

Capitalismo humanista

Estão abertas, até hoje, as inscrições gratuitas para o congresso "Do Capitalismo humanista e recuperação de empresas - Homenagem ao professor titular Newton De Lucca", promovido pela PUC/SP e a Escola Paulista de Magistratura. O evento será realizado de 2 a 4/5. (Clique aqui)

Penal

O curso "Da Prescrição Penal", promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, será realizado a partir do dia 14/5, em Brasília/DF. (Clique aqui)

Congresso

O congresso anual da ALA - Association of Legal Administrators, está sendo realizado no Hawai. Na ocasião serão discutidas as melhores práticas de gestão para escritórios de advocacia. Simone Viana Salomão, coordenadora do curso de especialização em Administração de Contencioso de Massa da Direito GV, participará do evento e trará novidades para a segunda turma que se inicia em agosto. (Clique aqui)

Fórum

A Tedesco Tecnologia participará, de 27/4 a 1º/5, do "Fórum Conexão Única dos Líderes de TI". O evento será realizado na Bahia, e reunirá chief information officers - CIOs. Com formato inovador, o Fórum permitirá a integração entre os participantes ao equilibrar trabalho e entretenimento, criando um ambiente favorável à geração de relações comerciais duradouras.

Participe

Confira os eventos promovidos pela FISCOSoft Editora, em SP, e concorra a vagas-cortesia :

4/5 - "Contabilidade Tributária" (Clique aqui)
7/5 - "Apuração e Contabilização dos Tributos sobre o Lucro"
(Clique aqui)
11/5 - "EFD Contribuições - Lucro Real e Presumido"
(Clique aqui)

Viva

Evento : Os ganhadores das vagas-cortesia para o seminário "Contratos rurais - atualidades", promovido pela Central Prática Educação Corporativa, são Natalia Simões Araujo e Flavio Cabral. O evento acontece no dia 4/5, em SP. (Clique aqui)

Lauda Legal : O livro "Direito Comercial - Passado, Presente e Futuro" (Campus Elsevier - Campus Jurídico - 273p.), de Cássio Cavalli, vai para Diogo Ribas Dutra Coelho, de Belo Horizonte/MG. (Clique aqui)

Sorteio : Ricardo Glória, delegado da Polícia em Mogi das Cruzes/SP, faturou a obra "Federalismo Assimétrico Brasileiro" (Arraes Editores - 254p.), de Ricardo Victalino de Oliveira. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AC/Mâncio Lima
AP/Amapá
AP/Vitória do Jari
MA/Barreirinhas
MG/Esmeraldas
MG/Luz
MG/Rio Piracicaba
MG/Três Marias
MT/Porto Alegre do Norte
MT/Nova Monte Verde
PB/Rio Pomba
PR/Içara
PR/Jussara
PR/Nova Tebas
PR/Santa Maria do Oeste
RJ/Cardoso Moreira
SC/Jaguaruna
SP/Cunha
SP/Luis Antônio
SP/Urânia
TO/Recursolândia

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Fall of Chinese Official is Tied to Wiretapping Of His Fellow Leaders"

The Washington Post - EUA

"Behind the ads, faceless donors"

Le Monde - França

"M. Hollande aux prises avec le vote FN"

Corriere Della Sera - Itália

"Crescita, Merkel dà un segnale"

Le Figaro - França

"CGT: L'appel à voter contre Sarkozy divise les syndicats"

Clarín - Argentina

"YPF: el Senado dio amplio apoyo a la expropiación"

Público - Portugal

"Dividas de empresas públicas a fornecedores cresceram mais de 15%"

Die Welt - Alemanha

"EM-Boykott: Der Druck auf Kiew wächst"

The Guardian - Inglaterra

"Just like 1975: UK back into recession"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Ex-diretor da Delta e mais 3 são presos no caso Cachoeira"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Dilma é derrotada, e nova lei diminui proteção ambiental"

O Globo - Rio de Janeiro

"Lula vai a Dilma acertar discurso único para CPI"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Financiamento da casa própria fica mais barato"

Correio Braziliense - Brasília

"Caso Cachoeira leva mais gente para a cadeia"

Gazeta do Povo - Paraná

"Deputados abrandam o novo Código Florestal"

Zero Hora - Porto Alegre

"Caixa reduz juro, mas não renegocia contratos"

O Povo - Ceará

"Serviço secreto vai investigar policiais"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Classe média pagará menos por imóveis"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Souza Cruz
· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Sergio de Magalhães Filho & Associados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Caiafa Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaiofato Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks & Machado Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados

_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· FGV DIREITO RIO
· Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda.
· JEM Consultoria
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English
· Tedesco Tecnologia
· Tupi Consultoria
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Prudência
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· Eduk Brasil
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Fence Consultoria Empresarial Ltda.

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR