INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.881

MIGALHAS nº 2.881

Quinta-feira, 24 de maio de 2012 - Migalhas nº 2.881 - Fechamento às 11h33.

 

"O progresso envelhece a natureza, cada linha do trem de ferro é uma ruga."

Euclides da Cunha
(Clique aqui)

Código

As atenções estão voltadas para o Código Florestal. Campanhas para que a presidente Dilma vete o texto vêm de todos os lugares. Até o personagem Chico Bento, de Mauricio de Sousa, resolveu palpitar. (Clique aqui)

Campanha do veto

O Consea, órgão de assessoramento da Presidência, recomendou ontem que a presidente Dilma vete na íntegra o Código Florestal. Dizem que o texto provocaria "graves impactos sobre a segurança alimentar e nutricional da população brasileira".

Autos

Veja a íntegra da decisão do STJ que julgou inconstitucional a taxa de desarquivamentos dos autos do TJ/SP. (Clique aqui)

ABC do CDC

O colunista migalheiro Rizzatto Nunes volta ao tema das sacolinhas nos supermercados. Para ele, obrigar o consumidor a pagar por elas para levar para casa os produtos comprados é abusivo e ilegal por configurar típica operação casada. (Clique aqui)

Vocação

"A nossa Justiça vem claudicando por força do velho hábito de se priorizar apenas o recrutamento de juízes cada vez mais preparados tecnicamente, sem se preocupar com o aspecto vocacional", afirma o advogado Kiyoshi Harada, do escritório Harada Advogados Associados. Segundo ele, experiência de vida, bom-senso e sensibilidade jurídica resolvem rapidamente a maior parte dos conflitos levados à Justiça. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - 20 anos de STJ

"Parabéns ao Migalhas e ao ministro Cesar Asfor Rocha pela grandiosidade do evento (Migalhas 2.879 - 22/5/12 - Clique aqui). Iniciativas como esta engrandecem o setor jurídico nacional." Ivan Nascimento de Castro - promotor de Justiça em SP

Nota da Redação - Aproveitando a deixa do querido migalheiro, aliás, um dos melhores quadros do parquet bandeirante, a equipe deste nosso poderoso rotativo quer, de público, agradecer ao ministro Cesar Asfor Rocha pela confiança de depositar em nossas inábeis mãos a honrosa missão de editar a monumental coleção de livros (clique aqui). Como disse o leitor, a iniciativa do ministro Cesar Rocha, de fato, engrandece o meio jurídico porque é a mostra de uma judicatura impecável. A prova disso está no "Ementário", criteriosamente selecionado, provando uma inabalável coerência jurídica de duas décadas ; está nas "Palavras Escolhidas", com discursos célebres proferidos pelo ministro ao longo destes anos ; está nas "Reflexões" críticas sobre a ação de improbidade administrativa, contribuindo para que a salutar onda moralizadora não prejudique, por outro lado, comezinhas garantias duramente conquistadas. E, como se não bastasse, a prova dos panegíricos feitos ao ministro está nos três volumes dos "Estudos Jurídicos", no qual mais de seis dezenas de juristas pátrios, luminares do Direito, trazem seus archotes para materializar este que é um dos maiores apanágios do ilustre cearense, o sentido de colegiado. Por tudo isso, tendo podido contribuir com uma migalha nessa festejada história, ao editar este conteúdo de uma vida no STJ, curvamo-nos, rendendo respeitosa e agradecida reverência. Já reservamos o dia 22 de maio de 2017 para os festejos dos 25 anos. Conte conosco, ministro.

Honorários

CNJ anula interferência judicial na fixação de honorários. (Clique aqui)

Honorários - II

STJ anula acórdão anterior da própria Corte e concede a dois advogados do DF honorários sobre execução decorrente de MS. Para o ministro Humberto Martins, apesar de no MS não ser cabível a fixação de honorários advocatícios, o caso exigiu participação adicional dos causídicos, pela necessidade de defender os interesses de seus clientes. (Clique aqui)

Alvíssaras

Ministro JB determina que Justiça paulista promova a execução da pena de quatro anos de reclusão de um comerciante em estabelecimento penitenciário adequado à execução do regime inicial semiaberto. Conquanto seja considerado um ministro mão pesada, JB entendeu que na falta de vaga no regime semiaberto, o réu deve cumprir a pena em regime mais benéfico até a existência de vaga. (Clique aqui)

Prisões brasileiras

Veja as considerações do advogado criminalista Roberto Delmanto Junior sobre a crise do sistema penitenciário brasileiro em entrevista à TV Migalhas durante evento da AASP. (Clique aqui)

Anuidades

No STF, a AGU se manifestou contrária à ADIn 4.762, que questiona a competência dos conselhos profissionais para fixar valores de anuidades previstas na lei 12.514/11. (Clique aqui)

Ditadura

O juiz substituto Márcio Rached Millani, da 10ª vara Federal Criminal em SP, rejeitou a denúncia de sequestro contra o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra e o delegado de Polícia Civil Dirceu Gravina. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Comissão da Verdade

"O texto que o professor Celso Lafer e Migalhas nos convidam a ler é vigoroso, exato, brilhante (Migalhas 2.879 - 22/5/12 - Clique aqui)." Ivan Freddi

Liberdade

Há quase três anos o Estadão está sob as amarras da censura. Tempos sombrios em pleno século XXI. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ admite petição assinada fisicamente por um advogado e eletronicamente por outro. (Clique aqui)

2 - TST - Comissária de bordo não tem direito a adicional de periculosidade. (Clique aqui)

3 - TST - Bancário que dava suporte emergencial através de bip ganha direito a horas de sobreaviso. (Clique aqui)

4 - TJ/SP altera regimento interno para incluir período de recesso forense de 20/12 a 6/1. (Clique aqui)

Cade - I

O Senado aprovou a indicação de Vinícius Marques de Carvalho à presidência do órgão. (Clique aqui)

Cade - II

O Cade decidiu, por unanimidade, arquivar o processo movido pela Kaiser e pela Associação Brasileira de Bebidas contra a Ambev pela comercialização da garrafa de cerveja de um litro, conhecida como "litrão". Além disso, o Conselho aprovou na reunião de ontem, sem restrições, a fusão que deu origem à rede de farmácias Raia Drogasil. (Clique aqui)

Cade - III

A nova lei do Cade entra em vigor no próximo dia 29. Conheça as novas regras por meio de textos assinados por festejados articulistas. (Clique aqui)

Coca-Cola

Uma consumidora que alegou ter tido a visão prejudicada por explosão de garrafa retornável de Coca-Cola não ganha direito à indenização, pois não conseguiu provar o fato e a existência de nexo de causalidade entre a conduta da empresa e o dano sofrido. A decisão é da 9ª vara Cível de Aracaju/SE. O advogado Victor Paim Ferrario De Almeida, do escritório Paim Almeida Sobral e Felizola Advogados Associados, representou a indústria de refrigerantes no caso. (Clique aqui)

Sempre Coca-Cola

O desembargador Luiz Ambra, da 8ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP, condenou a distribuidora da Coca-Cola a indenizar um publicitário em R$ 100 mil por não pagar os serviços prestados por ele. (Clique aqui)

Lei do jaleco

O juiz Renato Luís Dresch, da 4ª vara da Fazenda Pública de BH/MG, proibiu a aplicação de multa aos proprietários de bares e similares que permitirem a profissionais da área da saúde o uso de jaleco, avental ou outro equipamento de proteção individual dentro do estabelecimento. (Clique aqui)

Filosofia

A OAB irá analisar a possibilidade de incluir questões sobre Filosofia do Direito no exame de Ordem. (Clique aqui)

Mensalão

O ministro Ayres Britto calcula que o julgamento do mensalão durará 105 horas. Com sessões às segundas, quartas e quintas-feiras, a Corte deverá demorar oito semanas para decidir se absolve ou condena os 38 réus.

Ficha limpa

A CCJ do Senado aprovou ontem uma PEC que estende os efeitos da lei da ficha limpa para servidores públicos e autoridades que ocupam cargos em comissão ou funções de confiança.

"Kong"

A Procuradoria da República em Uberlândia arquivou o procedimento que apurava a suspeita de discriminação racial e sexista no clipe "Kong" (clique aqui), do cantor Alexandre Pires, que teve a participação do jogador Neymar.

Bloqueio

O juiz do Trabalho Renato Sabino Carvalho Filho, da 61ª vara de SP, bloqueou R$ 360,3 mil na conta do jogador de futebol Roberto Carlos. Sua empresa, a RCS Empreendimentos e Participações, não possui bens para pagar verbas trabalhistas devidas a uma ex-funcionária, por isso, o juiz determinou que o lateral-esquerdo responda à execução com seus bens pessoais. (Clique aqui)

Improbidade

Juíza do MT indefere pedido do defensor público geral do Estado, André Prieto, para suspender todos os procedimentos administrativos de natureza investigatória em trâmite no MP. Prieto é acusado de cometer diversos atos de improbidade administrativa, dentre eles o superfaturamento de combustíveis, de fretamento aéreo e irregularidades na contratação de serviços de buffet. (Clique aqui)

Catálogo de Escritórios

A partir de hoje, o escritório Russo, Maruyama, Okada Advogados Associados passa a integrar o Catálogo Jurídico de Escritórios nas cidades de Campinas/SP e São Paulo/SP. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Apetecedor

"Água na boca em ler essa receita (Migalhas 2.880 - 23/5/12 - clique aqui) !" Lia Caroline Miguel

"Migalhas já era saboroso, agora, então, com receita de risoto. Hummm ! (Migalhas 2.880 - 23/5/12 - clique aqui)" Fernanda P. Silva

Migas

5 - TJ/SC - Google indenizará vítima de perfil falso no Orkut. (Clique aqui)

6 - Câmara - Relator do PL 84/99, que dispõe sobre crime cibernéticos, retira 17 artigos do projeto. (Clique aqui)

7 - TRF da 1ª região - Normas da Anatel sobre prazos para utilização de créditos em celulares são legais. (Clique aqui)

8 - Suspeita de fraudes - Justiça de Ituverava/SP suspende concurso público. (Clique aqui)

9 - MPF/SP move ação para indenizar modelos vítimas de tráfico internacional de pessoas. (Clique aqui)

Convênios do ICMS

O advogado Leonardo Alfradique Martins, do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, fala da incorporação de convênios do ICMS na legislação dos Estados signatários. (Clique aqui)

Arbitragem

Segundo o advogado Henrique von Ancken Erdmann Amoroso, do escritório Américo Angélico Sociedade de Advogados, a arbitragem é uma opção idônea, segura, célere e efetiva de resolver conflitos de interesse de natureza patrimonial. (Clique aqui)

Crédito, juros e Judiciário

Comentando a questão dos juros praticados no mercado financeiro, o advogado Ricardo Luiz Lasi Moura, do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, observa o outro lado da história : a recuperação dos créditos. Para ele, é preciso atacar a ineficiência da máquina Judiciária. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - HC dos extraterrestres

"Realmente o texto é ótimo, mas não acho uma boa ideia o deferimento do pedido, uma vez que eles não informaram o que querem aqui na nossa terrinha (Migalhas 2.880 - 23/5/12 - clique aqui)." Maria de Fátima Lopes

_____________

  • Migalhas mundo

IPO

Abertura de capital do Facebook se transforma em pesadelo. A rede social e os bancos envolvidos em seu IPO estão sendo acionados por omitirem redução na projeção de receitas ocasionada pela dificuldade em vender anúncios publicitários em aplicativos para aparelhos móveis. (MI - clique aqui)

Crime cibernético

O grupo hacker Anonymous admite ter invadido o servidor do departamento de Justiça ianque e revelado quase 2Gb de dados no site The Pirate Bay. (MI - clique aqui)

Oracle x Google

Júri de Tribunal da Califórnia decide que o Google, ao desenvolver seu sistema operacional Android, não violou patente do Oracle. (MI - clique aqui)

Pedágio

Chile, Equador e Japão criticam o aumento de pedágio no canal do Panamá. (LA - clique aqui)

Grécia x LA

Economistas americanos dizem que a saída da Grécia da zona do euro vai afetar o Brasil e o Chile. (LA - clique aqui)

Travas

Argentina explicou à OMC os bloqueios à importação que vem realizando ultimamente. (LA - clique aqui)

Regular os meios ?

No México, executivos de meios de telecomunicação reclamam da norma que regulamenta as fusões com outras empresas. (LA - clique aqui)

_____________

Memória

Uma semana após a entrada em vigor da lei de acesso à informação, o centenário matutino Estadão lança, com patrocínio do Banco Bradesco, todo seu acervo na internet. Em números, são 2,4 milhões de páginas publicadas, 137 anos de história do Brasil e do mundo pelas páginas do jornal, que durante anos esteve sob o comando de Júlio Mesquita, um dos mais notáveis jornalistas e ícones da imprensa nacional, formado sob as tradições das Arcadas. A digitalização do acervo é um marco na preservação da memória e na valorização do papel da imprensa na consolidação da democracia. Ao veículo, nossos parabéns pela iniciativa.

Lançamentos

Conheça os últimos lançamentos da editora Migalhas, entre eles a coleção "Cesar Asfor Rocha - 20 Anos de STJ". (Clique aqui)

Lauda Legal

A obra que Roberta Resende resenha na coluna de hoje permite proveitoso diálogo com aquela que foi resenhada ontem (clique aqui). Se, a princípio, defendem posições antagônicas, nós, profissionais do Direito, sabemos que é da multiplicidade de olhares que nascem os caminhos. Clique aqui e conheça "Motivação das Decisões Judiciais" (289p.), de autoria da desembargadora paulista Ana de Lourdes Coutinho. Ao final, nosso costumeiro sorteio, uma cortesia da Editora Atlas.

_____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará, a partir de amanhã, com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

_____________

Os legais

Os clientes acreditam nos advogados mais velhos. Pensando nisso dr. Napô não perdeu tempo. Veja as tirinhas de hoje. (Clique aqui)

Fachadas

O clique do fotógrafo pegou os raios de sol refletidos na entrada do escritório de Lucélia/SP, pacata cidade paulista. Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Greve

Como se sabe, a terra da garoa foi tomada ontem por uma falta de trânsito em razão da greve do Metrô. Em meio ao caos, o TJ/SP determinou que os servidores fossem dispensados às 17h e suspendeu os prazos vencidos ontem, que ficaram automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente.

Radares

Quem nunca teve vontade de fazer isso que atire a primeira pedra. Em Ribeirão Preto/SP, um advogado, indignado com os radares que são colocados na cidade, está pagando homens-placa para avisar os incautos motoristas que à frente há um radar (clique aqui). Na cidade da Mogiana, não há radares fixos, como a impossível Campinas. E há apenas uns poucos radares móveis que são colocados em pontos estratégicos. Como a maioria dos cidadãos já sabe onde e quando eles são colocados diariamente, eles só servem para flagrar os não-ribeirão-pretanos que vêm à cidade para fazer compras num dos três shoppings centers ou para usar a variada teia de serviços que a cidade oferece. Mal percebe a alcaide que isso faz com que o visitante tenha um ranço, que só prejudica a imagem do município. Nesse sentido, está correto o bem-humorado advogado, com sua ideia de avisar os motoristas.

Rio+20

O Centro Acadêmico XI de Agosto participará, como entidade estudantil representativa, da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável - Rio+20.

Missa

A família do saudoso João Caio Goulart Penteado (OAB/SP 18.118) celebra missa de um ano de seu falecimento. Dileto amigo desta Redação, formado no Largo S. Francisco (Turma de 1965), dr. João Caio permanece vivo na memória daqueles que tiveram o privilégio de o conhecer. Seu jeito muito singular trazia algo enigmático. E não é que ele, não encontrando no mundo do Direito meios suficientes para desaguar todo seu lirismo, despejava-os em candentes versos ? De fato, era um poeta de mão cheia. Deixou inúmeras poesias, que em breve poderão estar ao alcance do mundo jurídico, já que a família está compilando o material para oportuno lançamento. 

Baú migalheiro

Há 61 anos, no dia 24 de maio de 1951, pela lei 1.371 foi considerada de utilidade pública a Associação dos Magistrados Brasileiros, "organização de âmbito nacional, com sede na capital da República".

Sorteio

De autoria de Henrique Macedo Hinz, a obra "Manual (Completo) de Audiência Trabalhista" (Ideal - 208p.) trata dos atos a serem praticados pelo advogado que atua em audiências na Justiça do Trabalho. Um exemplar foi doado pelo autor. Participe. (Clique aqui)

Lançamento

A Editora Manole lança, no próximo dia 28, a obra "Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos", coordenada por Arlindo Philippi Jr., e que tem a coautoria de Wladimir Antonio Ribeiro, sócio da banca Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados. O evento será na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (av. Higienópolis, 646, SP), a partir das 18h.

A Editora Foco acaba de lançar a 2ª edição do livro "Jurisprudência Classificada STF/STJ", de Wander Garcia. A obra contém a série histórica com as principais súmulas do STF e do STJ de importância para exames e concursos públicos. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, às 19h, Eduardo Reale, do escritório Reale e Moreira Porto Advogados Associados, ministrará a aula "Crimes de cartel", durante o curso de extensão universitária "Ilícitos Econômicos", na Escola Superior do Ministério Público de SP (rua Treze de Maio, 1.259 - Bela Vista, SP).

Fabrizio Sasdelli, do escritório Lobo & de Rizzo Advogados, ministra hoje e amanhã, em SP, curso de "Project Finance", com o objetivo de transmitir informações a respeito da estrutura de financiamento, suas vantagens e desvantagens. O advogado explicará como formas de financiamento podem ser atraentes para novos projetos de infraestrutura, sobretudo em um contexto de demanda por financiamento de longo prazo.

A Câmara dos Deputados debate hoje em audiência pública as patentes de remédios. Gustavo de Freitas Morais, do escritório Dannemann Siemsen Advogados, e coordenador de Assuntos Farmacêuticos da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, estará presente na audiência pública realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família, para esclarecer questões sobre a possibilidade de estabelecer a não patenteabilidade de medicamentos que possam ser utilizados no diagnóstico e terapêutica das doenças negligenciadas.

Amanhã, Flávia Marcilio Barbosa, do escritório DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados, palestrará sobre "Implicações legais do TAC e responsabilidades das empresas e dos administradores", durante evento promovido pela Central Prática Educação Corporativa sobre "Ação civil pública e TAC na esfera ambiental", em SP. (Clique aqui)

Amanhã, o advogado Coriolano Almeida Camargo, do escritório Almeida Camargo Advogados, palestrará sobre "Análise de novos fenômenos que desafiam o Direito Eletrônico", durante o "20º Simpósio Estadual de Direito XIII Simpósio Nacional de Direito", em Gramado/RS. (Clique aqui)

O escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados participará, no dia 28/5, do "8º Congresso Internacional de Direito de Energia", na Fiesp. A advogada Roberta Leonhardt abordará o assunto "Licenciamento Ambiental nos empreendimentos de energia", durante o terceiro painel do evento, às 16h.

Davi de Paiva Costa Tangerino, do escritório Sica, Tangerino, Quito Advogados, toma posse, no próximo dia 28, como membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária - CNPCP, com mandato de dois anos.

O presidente do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Fernando Fragoso, representará a instituição na abertura do seminário sobre "Sistema Tributário Nacional, Segurança Jurídica e Guerra Fiscal". O evento acontece dia 28/5, em Vitória/ES, e é realizado pela Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB.

Direito e novas tecnologias

A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª região e a Escola de Direito do Brasil - EDB realizam o curso "O Direito e as novas tecnologias" de 30/5 a 27/6. O curso trata de temas como marco civil da internet, crimes cibernéticos, oferta e compra na internet, direitos fundamentais, entre outros. As inscrições são gratuitas. (Clique aqui)

Direito do Trabalho

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo promove no dia 25/5, a partir das 8h, seminário com diversos temas sobre "Direito do Trabalho". Informações : (11) 3111-4009.

Exame de Ordem

O IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa lança o curso "Prática Penal", voltado à preparação para a 2ª fase do exame de Ordem e aos profissionais que atuam na área. O curso é ministrado pelo professor Arthur Trigueiros. (Clique aqui)

Previdência

Nos dias 28 e 29/5, acontece o curso "Cálculos Previdenciários e Prática de Revisões" realizado pela Editora Lex, em Campo Grande/MS. (Clique aqui)

Contratos

A EPD - Escola Paulista de Direito realiza o curso "Contratos Internacionais", de 30/5 a 1º/6, em SP. (Clique aqui)

Seminários

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para os seminários "Fiscalização do Trabalho - processos administrativos e consequências judiciais" (clique aqui), dia 30/5, e "Direito Marítimo e Portuário - Regulamentação e Controle" (clique aqui), dia 1º/6, ambos em SP.

Cursos

A Sodepe Brasil realiza os cursos "A Blindagem Sucessória, Tributária, Societária e Patrimonial" (clique aqui), no dia 30/5, e "A Engenharia do Franchising : Como Constituir uma Franquia de Sucesso" (clique aqui), no dia 31/5, ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia.

CPC

A AASP oferece vaga-cortesia para o curso "Projeto do CPC : Atual Situação" que acontece em SP, dia 2/6. (Clique aqui)

Congresso

De 3 a 5/6, acontece o "Congresso Internacional de Direito Bancário : O Novo Direito Bancário no Século XXI e seus Grandes Desafios" realizado pela INRE - Instituto Nacional de Recuperação Empresarial, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Eventos

A FISCOSoft Editora oferece vagas-cortesia para os cursos "Classificação Fiscal de Mercadorias e os Impactos no SPED e na NF-e" (clique aqui), dia 13/6, e "DIPJ 2012 - Empresas Tributadas com Base no Lucro Real" (clique aqui), dia 6/6, ambos em SP.

Esportes

O programa Direito Desportivo em Debate desta semana recebe o atleta Jader Reine de Cara e Silva. O programa irá ao ar sábado, às 15h, domingo, às 8h30, e quarta-feira, às 5h, pela TV Justiça.

Congratulados

Eventos : Suélen Pereira e Douglas Manente são os ganhadores das vagas-cortesia oferecidas pela AASP para os cursos "Interpretação Contratual" (clique aqui), dia 28 e 29/5, e "Planejamento, Estratégia e Marketing Jurídico para Advogados" (clique aqui), de 28 a 31/5, respectivamente.

Lauda Legal : Claudinei Jose Gusmão Tardelli, de Sorocaba/SP, ganhou o livro "Poderes Instrutórios do Juiz no Processo Penal" (Arraes Editores - 144p.), de André Faria. (Clique aqui)

Sorteio de obra : A agraciada com a obra "Comentários à Nova Lei de Defesa da Concorrência" (Método - 365p.), coordenada por Eduardo Caminati Anders, Leopoldo Pagotto, Vicente Bagnoli, e que tem a coautoria de José Carlos Magalhães Teixeira Filho, advogado da banca Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados, é Debora Hecke, de Itabuna/BA. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/São José da Laje
AM/Manicoré
BA/Iuiú
BA/Jussiape
MA/Araioses
MA/São Bernardo
MG/Cabo Verde
MG/Itaobim
MG/Minas Novas
MG/Novo Cruzeiro
MT/Porto Esperidião
PA/Itaituba
PB/Pedras de Fogo
PE/Machados
PE/Rio Formoso
PE/Santa Maria da Boa Vista
PI/Assunção do Piauí
PR/Congonhinhas
PR/Rebouças
PR/Santa Isabel do Ivaí
RJ/Laje do Muriaé
RS/Gaurama
TO/Formoso do Araguaia

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Euro Zone Crisis Heating Back up as Leaders Argue"

The Washington Post - EUA

"Pakistan convicts doctor, irks U.S."

Le Monde - França

"Bettencourt: l'enquête se rapproche de M. Sarkozy"

Corriere Della Sera - Itália

"Le Borse non credono all'Europa"

Le Figaro - França

"Les cas Montebourg"

Clarín - Argentina

"La brecha entre el dólar paralelo y el oficial llega a 37%"

Público - Portugal

"No ano passado foram registrados em Portugal 68 mil menores em risco"

Die Welt - Alemanha

"Merkel macht Energiewende zur Chefsache"

The Guardian - Inglaterra

"EU fissure widens over Greece"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Só 5% das obras da Copa estão prontas"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Greve de 12 horas no metrô para SP e provoca tumulto"

O Globo - Rio de Janeiro

"Câmara manobra contra punição de contas-sujas"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Por dentro da mansão do medo"

Correio Braziliense - Brasília

"Câmara legislativa, nova em folha, já vai ser reformada"

Gazeta do Povo - Paraná

"Divulgação de salários do Supremo gera efeito cascata"

Zero Hora - Porto Alegre

"Nova lei derruba tabu do sigilo nos salários dos órgãos públicos"

O Povo - Ceará

"Aliança por um fio: Luizianne: Cid não atende minhas ligações"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Novo tumulto expõe clima tenso na Funase"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour
· Souza Cruz
· Telefônica

Escritórios :

· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Sergio de Magalhães Filho & Associados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Caiafa Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados 
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaiofato Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Glézio Rocha Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Leslie Amendolara - Direito Empresarial
· Licks & Machado Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados

_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Prudência
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· Eduk Brasil
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Fence Consultoria Empresarial Ltda.
· FGV DIREITO RIO
· Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito 
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas Ltda.
· IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda.
· JEM Consultoria
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo 
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English
· Tedesco Tecnologia
· Tupi Consultoria
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial 
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros 
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR